Editorial

A LUTA NÃO PÁRA

Comemoramos mais um aniversário desse acontecimento maior da história universal que foi a Revolução de Outubro,...
Opinião
A talhe de foice

O cacifo

Desde finais de Outubro, 12 (d-o-z-e) dos mais de dois mil sem abrigo «registados» em Lisboa passaram a dispor do acesso a um bem...
PCP

Sim! Vale a pena lutar!

Foi com esta clareza que o XIX Congresso do Partido colocou (ponto 3.2 da Resolução Política) que o caminho certo e seguro para a derrota da política de direita e para abrir as avenidas de um futuro de progresso e justiça social era o do desenvolvimento impetuoso da luta de massas, com papel central para a luta da classe operária e dos trabalhadores.

 

Actual

O reformado

Chama-se Jürgen Kröger e foi, desde a entrada em Portugal da troika CE/BCE/FMI (pela mão servil da troika PS/PSD/CDS), o...
Actual

Vende pátrias

Terá sido sem surpresa que os mais avisados ouviram de Paulo Portas a afirmação de que em Junho de 2014 «poderemos...
Crónica Internacional

Viva o 7 de Novembro!

Celebrar as heróicas jornadas de 7 de Novembro de 1917 é muito mais do que exercício de memória e justa homenagem...
Em Foco

Rosto da Revolução

A Revolução de Abril é indissociável do papel central que Álvaro Cunhal...

Soberania e independência

A soberania e a independência nacionais – seriamente comprometidas por 37 anos de política de direita, 25 anos de...

Emancipação da mulher

O contributo de Álvaro Cunhal para a compreensão da realidade das mulheres em Portugal e na...
PCP

Comício evocativo do centenário de Álvaro Cunhal

No próximo domingo, 10 de Novembro – dia em que se cumprem 100 anos sobre o nascimento de Álvaro Cunhal – tem lugar no Campo Pequeno, em Lisboa, um comício evocativo da vida, do pensamento e da luta do histórico dirigente comunista e, sobretudo, do legado que comportam. 

Lutar pela alternativa

No comício que, no sábado, encheu por completo o auditório do Instituto Superior de Engenharia do Porto, foi lançada a campanha do PCP «Basta de roubos e mentiras!».

Outubro vivo

O tradicional almoço comemorativo do aniversário da Revolução Russa de 1917 na sede nacional do PCP, em Lisboa,...
Trabalhadores

O trabalho faz-se ouvir

A luta dos trabalhadores e das suas organizações de classe, contra o Orçamento do Estado e contra a política que este serve, ganha força e dimensão. Frente ao palácio de São Bento, na sexta-feira, a CGTP-IN convocou uma jornada nacional para dia 26. Até lá, a voz do trabalho continua a fazer-se ouvir, todos os dias.

Para que não se torne regra

O Governo vai manter, em 2014, o regime que vigorou em 2013, relativo ao pagamento de metade dos subsídios de férias e de Natal em duodécimos. A CGTP-IN manifesta-se contra o prolongamento desta medida.

12 mil pela revogação

A Fenprof entregou anteontem, na Assembleia da República, uma petição com mais de 12 mil assinaturas de docentes, exigindo a revogação da prova de acesso à profissão.

«Declaração de guerra»

Segundo Arménio Carlos, o chamado guião de reforma do Estado, apresentado no dia 30 por Paulo Portas, vice-primeiro ministro,...

Luta vai continuar

A adesão dos trabalhadores do Metropolitano de Lisboa à greve, no dia 31 de Outubro, foi...
Assembleia da República

Fartura de uns é miséria de muitos

Sob a voz da indignação e do protesto popular, que nessa manhã se fez ouvir no espaço fronteiro às escadarias da AR, a maioria PSD/CDS-PP aprovou sexta-feira, isolada, na generalidade, o OE para 2014.

Deixe os pensionistas em paz

Mais um «instrumento da política de direita« que nas suas «linhas e objectivos estruturantes» visa o «agravamento da exploração, do empobrecimento e das injustiças», assim caracteriza em síntese o Secretário-geral do PCP a proposta de OE para 2014.

O embuste

Coube ainda à bancada do PCP desmascarar o embuste da «distribuição equitativa dos sacrifícios» no...

Ataque ao Estado de direito

Muito criticada pela bancada comunista neste OE é a afronta que nele larva (pela terceira vez) a princípios fundamentais da...

Comparações de miséria

A obtenção de um «saldo primário positivo» (resultado entre despesas e receitas nas contas públicas,...

Negócios milionários

Da «razia» no investimento e da «venda ao desbarato» de empresas e sectores públicos falou o deputado comunista...

O soldado milagreiro

A afirmação recente do ministro da Economia de que era «um soldado disciplinado» do Governo não passou sem...

Mutilar a democracia

Miguel Tiago criticou duramente o «corte na despesa» que o Governo dá como inevitável e considerou ser este afinal...
Nacional

Derrubar o Governo e a sua política

Numa grande jornada de luta, milhares de estudantes do ensino Básico e Secundário manifestaram, no dia 30 de Outubro, o seu descontentamento face às políticas do Governo.

PDR é oportunidade perdida na agricultura

No dia 30 de Outubro foi apresentado, em Oeiras, o novo Programa de Desenvolvimento Rural que irá vigorar no próximo quadro comunitário de apoio. Para a Confederação Nacional da Agricultura, a proposta colocada à discussão «continua a esconder a componente financeira».

Europa

Intenções não bastam

Um relatório aprovado, dia 23, pelo Parlamento Europeu, constata que a criminalidade organizada, a corrupção e o branqueamento de capitais causam avultados prejuízos aos estados.

Defender o emprego

Milhares de agricultores, pescadores, empresários, comerciantes e funcionários públicos manifestaram-se, sábado, 2, em Quimper, Oeste da França, contra o declínio económico da região.

Internacional

Imperialismo isolado

Pelo 22.º ano consecutivo, a Assembleia-geral da ONU pronunciou-se a favor do levantamento do bloqueio norte-americano contra Cuba. Ao lado dos EUA, só esteve Israel.

Clínicos colaboraram

Profissionais de saúde responsáveis por vigiar o estado dos suspeitos de terrorismo detidos em prisões secretas geridas...

«Lavagem» de milhões

Pelo menos 538 mil milhões de euros provenientes do tráfico de estupefacientes e outras formas de crime organizado são...
Temas

Mais desigualdade<br>mais recessão<br>mais desemprego

Para reduzir o défice orçamental que o Governo e troika afirmam que é, em 2013, de 5,5% do PIB de 2013 (9083 milhões de euros) para 4% do PIB de 2014 (6723 milhões de euros), seria suficiente reduzir o défice orçamental em 2360 milhões de euros. No entanto, e como consta do quadro que se encontra na pág. 48 do Relatório do OE2014, o Governo quer, em 2014, cortar 3184 milhões na despesa pública, aumentar a receita de impostos em mais 534 milhões de euros e obter mais 183 milhões em medidas que designa pontuais, o que somados com o corte de despesa dá 3901 milhões de euros, ou seja, um valor 65,3% superior ao valor da redução do défice orçamental que pretende alcançar em 2014.

Argumentos
História

Áustria sem «atestado Persil»

Desde os gabinetes oficiais a Áustria gosta de proclamar-se como a «primeira vítima do nacional-socialismo». Para o...
TVisto

Camarada Álvaro

Ao longo dos anos, têm vindo como que a desfilar nos ecrãs dos nossos televisores personalidades dos mais diversos méritos...
Aconteceu

OIT pede políticas de emprego

O director-geral da OIT, Guy Ryder, constatou, na segunda-feira, 4, em Lisboa, que «desde que entrou em vigor o Programa de...

Dez mil emigram por mês

No ano passado saíram de Portugal 121 418 pessoas, ultrapassando o recorde histórico de 120 mil pessoas registado em 1966,...

Sem dinheiro para o essencial

Quase três em cada dez pessoas inquiridas num estudo da Direcção-Geral da Saúde (DGS) admitiram ter deixado de...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Jerónimo de...

A semana em resumo

Frases

“Quanto mais tempo deixaremos passar até repensarmos todas as nossas...