Jornada nacional de luta do ensino Básico e Secundário

Derrubar o Governo e a sua política

Numa grande jor­nada de luta, mi­lhares de es­tu­dantes do en­sino Bá­sico e Se­cun­dário ma­ni­fes­taram, no dia 30 de Ou­tubro, o seu des­con­ten­ta­mento face às po­lí­ticas do Go­verno.

OE prevê um corte de 500 mi­lhões na edu­cação

Image 14426

«Mais con­di­ções ma­te­riais», «Não aos cortes na edu­cação» e «Está na hora de o Go­verno ir em­bora» foram al­gumas das justas rei­vin­di­ca­ções que se fi­zeram ouvir de Norte a Sul do País.

«As po­lí­ticas de di­reita deste Go­verno PSD/​CDS apenas têm em vista a des­truição da es­cola pú­blica. São cada vez mais os es­tu­dantes que se en­con­tram a es­tudar em es­colas de­gra­dadas ou com obras pa­radas. Muitas foram as es­colas que, ile­gal­mente, abriram sem fun­ci­o­ná­rios que ga­ran­tissem o fun­ci­o­na­mento dos ser­viços es­co­lares e muitos são os es­tu­dantes que se en­con­tram a es­tudar em turmas de mais de 30 alunos, de­vido à falta de pro­fes­sores», des­creve a JCP, ma­ni­fes­tando a sua so­li­da­ri­e­dade com a luta dos es­tu­dantes.

Em nota de im­prensa, os jo­vens co­mu­nistas con­testam ainda os ar­gu­mentos do Go­verno de que «não há di­nheiro para a edu­cação», quando o en­tregam aos bancos e ao grande ca­pital, assim como ao en­sino pri­vado, com o «cheque en­sino». «Mais uma ten­ta­tiva de des­res­pon­sa­bi­lizar o Go­verno dos seus de­veres para com a es­cola pú­blica, em­pur­rando os es­tu­dantes para as es­colas pri­vadas», de­nun­ciam, cri­ti­cando ainda o au­mento dos preços dos ma­nuais es­co­lares, que rondam os 300 euros, o fim do passe es­colar 4_18 e o au­mento dos custos dos ser­viços es­co­lares.


JCP co­me­mora 34.º ani­ver­sário
«Trans­formar o sonho em vida»

No sá­bado, às 22 horas, o es­paço «TMN ao Vivo», no Cais do Sodré, em Lisboa, acolhe uma festa-con­certo de ce­le­bração do 34.º ani­ver­sário da JCP, mas também os va­lores que ca­rac­te­rizam a or­ga­ni­zação re­vo­lu­ci­o­nária da ju­ven­tude por­tu­guesa: a fra­ter­ni­dade, a so­li­da­ri­e­dade, a von­tade de «trans­formar o sonho em vida», a con­fi­ança na luta da ju­ven­tude, a luta pelo Por­tugal de Abril e por uma so­ci­e­dade livre da ex­plo­ração do homem pelo homem, em que as le­gí­timas as­pi­ra­ções da ju­ven­tude sejam cum­pridas, o so­ci­a­lismo.

Nesta ini­ci­a­tiva – que con­tará com um con­certo com as bandas «Gazua» e «Kum­pania Al­ga­zarra» – es­tarão pre­sentes cen­tenas de jo­vens, que virão em au­to­carros de todos os dis­tritos do País e que par­ti­ci­parão no co­mício do PCP, de 10 de No­vembro, no Campo Pe­queno, em Lisboa.

«Pre­ten­demos nesta ini­ci­a­tiva trans­portar para a ac­tu­a­li­dade e para o fu­turo “a vida, pen­sa­mento e obra” de Álvaro Cu­nhal e o con­tri­buto de­ci­sivo que este deu na luta dos tra­ba­lha­dores, do povo e da ju­ven­tude, na cons­trução de Abril e das suas con­quistas, na de­fesa dos di­reitos dos jo­vens contra os su­ces­sivos ata­ques per­pe­trados pela po­lí­tica de di­reita, e também par­ti­cu­lar­mente na reu­ni­fi­cação das ju­ven­tudes co­mu­nistas que deu origem, em 1979, à fun­dação da JCP», des­taca, em nota de im­prensa, a Ju­ven­tude Co­mu­nista Por­tu­guesa.




Mais artigos de: Nacional

PDR é oportunidade perdida na agricultura

No dia 30 de Ou­tubro foi apre­sen­tado, em Oeiras, o novo Pro­grama de De­sen­vol­vi­mento Rural que irá vi­gorar no pró­ximo quadro co­mu­ni­tário de apoio. Para a Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura, a pro­posta co­lo­cada à dis­cussão «con­tinua a es­conder a com­po­nente fi­nan­ceira».

EDP corta luz<br> em bairros sociais

A EDP procedeu ao corte abrupto do fornecimento de electricidade em várias habitações de bairros sociais da cidade do Porto, entre os quais os do Lagarteiro e do Contumil, justificando esta medida com o não pagamento de contas em atraso. Segundo a Direcção da...

Divulgar o teatro amador

Devido à greve convocada para amanhã por alguns sindicatos da função pública, inicia-se hoje, dia 7 de Novembro, a 17.ª Mostra de Teatro de Almada, que vai decorrer em sete espaços do concelho. O certame integra a apresentação de...