Falência da Fagor ameaça 10 mil empregos

A fa­lência imi­nente da Fagor Elec­tro­do­més­ticos, em­presa co­o­pe­ra­tiva fun­dada em 1956 no País Basco (Es­panha), põe em risco dez mil postos de tra­balho, di­rectos e in­di­rectos, assim como pou­panças de dez mil pe­quenos in­ves­ti­dores que apos­taram na marca.

Con­si­de­rada a em­presa mais sig­ni­fi­ca­tiva da Cor­po­ra­ción Mon­dragon (MCC), a Fagor acu­mulou dí­vidas de 800 mi­lhões de euros, vendo sus­pensa a sua co­tação na Bolsa de Ma­drid, após o grupo ter de­ci­dido não in­jectar mais fundos para a vi­a­bi­lizar.

Com a pro­dução to­tal­mente pa­rada nas 13 uni­dades fa­bris, cinco das quais em Es­panha, a em­presa líder do sector em Es­panha tem vindo a perder quota no mer­cado global a favor de novos con­cor­rentes com pro­dutos mais atrac­tivos.

A si­tu­ação agravou-se com o re­ben­ta­mento da bolha imo­bi­liária. Este gi­gante dos elec­tro­do­més­ticos ar­risca-se assim a au­mentar a longa lista de en­cer­ra­mentos em Es­panha, onde no total já en­cer­raram 239 mil em­presas nos úl­timos anos.

 



Mais artigos de: Europa

Intenções não bastam

Um re­la­tório apro­vado, dia 23, pelo Par­la­mento Eu­ropeu, cons­tata que a cri­mi­na­li­dade or­ga­ni­zada, a cor­rupção e o bran­que­a­mento de ca­pi­tais causam avul­tados pre­juízos aos es­tados.

Defender o emprego

Mi­lhares de agri­cul­tores, pes­ca­dores, em­pre­sá­rios, co­mer­ci­antes e fun­ci­o­ná­rios pú­blicos ma­ni­fes­taram-se, sá­bado, 2, em Quimper, Oeste da França, contra o de­clínio eco­nó­mico da re­gião.

Dívida pública é maná para a banca

Após ter beneficiado de vultuosas ajudas públicas, que fizeram disparar as dívidas dos estados, a banca está hoje a aumentar os seus lucros precisamente à custa dessa dívida de que foi a principal causadora. Esta é pelo menos a conclusão de um estudo da empresa...

Neonazis húngaros erguem busto a Horthy

Mais de meio milhar de antifascistas protestaram, no domingo, 3, em Budapeste, contra a inauguração de um busto a Miklós Horthy, regente do reino da Hungria entre 1920 e 1944 e aliado de Hitler na II Guerra Mundial. Os manifestantes expressaram a sua indignação colocando estrelas...

O «Semestre Europeu» e o PS

O que é o «Semestre Europeu»? Nas palavras de quem o criou: um ciclo de coordenação das políticas económicas e orçamentais na União Europeia. Centra-se no período dos primeiros seis meses de cada ano e por isso se chama «semestre»(1). A...