17.ª Mostra de Teatro de Almada

Divulgar o teatro amador

Image 14428

De­vido à greve con­vo­cada para amanhã por al­guns sin­di­catos da função pú­blica, inicia-se hoje, dia 7 de No­vembro, a 17.ª Mostra de Te­atro de Al­mada, que vai de­correr em sete es­paços do con­celho. O cer­tame in­tegra a apre­sen­tação de oito es­treias e visa di­vulgar o te­atro amador que é feito, ao longo do ano, em Al­mada.

O di­lema de muitos por­tu­gueses entre ficar em Por­tugal ou emi­grar é o tema da peça que abre o cer­tame: «Partir», de Sarah Ada­mo­poulos, que será hoje apre­sen­tada no Au­di­tório Fer­nando Lopes-Graça, no Fórum Mu­ni­cipal Romeu Cor­reia.

Tchekhov, Georg Bü­chner, Her­berto Helder, Raul Brandão, Álvaro Cu­nhal e Ja­cinto Lucas Pires contam-se entre os au­tores re­pre­sen­tados nesta edição da mostra.

A Me­nina dos Meus Olhos, Artes e En­ge­nhos, Cé­nico da In­crível Al­ma­dense, Grupo de Ini­ci­ação Te­a­tral da Tra­faria (GITT) – o mais an­tigo grupo de te­atro amador do con­celho de Al­mada –, Grupo de Te­atro da As­so­ci­ação Ma­nuel da Fon­seca e Ninho de Ví­boras são al­guns dos co­lec­tivos que par­ti­cipam na mostra.

Entre as es­treias contam-se as pro­du­zidas pelos dois grupos de te­atro uni­ver­si­tário da Fa­cul­dade de Ci­ên­cias e Tec­no­lo­gias da Uni­ver­si­dade Nova de Lisboa.

O Novo Nú­cleo Te­atro (NNT) es­treia «De­am­bu­la­ções ou pos­sí­veis re­gressos», com base na versão de Her­berto Helder de «Húmus», de Raul Brandão, e o co­le­tivo Artes e En­ge­nhos re­toma «Fe­rida aberta Woy­zeck», de Georg Bü­chner, a partir dos ma­te­riais de ar­quivo do Te­atro da Cor­nu­cópia, que já en­cenou esta peça do dra­ma­turgo alemão.

Uma ter­túlia sobre a dra­ma­turgia e o es­pec­tá­culo «O meu Fado – Muito mais do que uma pi­rosa es­tória de amor», a apre­sentar nos Re­creios Des­por­tivos da Tra­faria, pelo GITT, fun­dado em 1972 e o mais an­tigo grupo amador de Al­mada, en­cerra a mostra.




Mais artigos de: Nacional

Derrubar o Governo e a sua política

Numa grande jor­nada de luta, mi­lhares de es­tu­dantes do en­sino Bá­sico e Se­cun­dário ma­ni­fes­taram, no dia 30 de Ou­tubro, o seu des­con­ten­ta­mento face às po­lí­ticas do Go­verno.

PDR é oportunidade perdida na agricultura

No dia 30 de Ou­tubro foi apre­sen­tado, em Oeiras, o novo Pro­grama de De­sen­vol­vi­mento Rural que irá vi­gorar no pró­ximo quadro co­mu­ni­tário de apoio. Para a Con­fe­de­ração Na­ci­onal da Agri­cul­tura, a pro­posta co­lo­cada à dis­cussão «con­tinua a es­conder a com­po­nente fi­nan­ceira».

EDP corta luz<br> em bairros sociais

A EDP procedeu ao corte abrupto do fornecimento de electricidade em várias habitações de bairros sociais da cidade do Porto, entre os quais os do Lagarteiro e do Contumil, justificando esta medida com o não pagamento de contas em atraso. Segundo a Direcção da...