Lembramos hoje, aqui, a história de resistente do camarada Josué Martins Romão, falecido no passado dia 30 - precisamente setenta anos e um dia após ter sido encerrado no Campo de Concentração do Tarrafal.
Os trabalhadores do Estado cumprem hoje e amanhã uma greve geral, «em resposta à política de destruição de serviços, de empregos e de direitos», afirmou Ana Avoila, coordenadora da Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública, em entrevista ao Avante!.
Realiza-se em Lisboa, entre os dias 10 e 12 de Novembro, o Encontro Internacional de Partidos Comunistas e Operários subordinado ao tema Perigos e potencialidades da situação internacional - A estratégia do imperialismo e a questão energética, a luta dos povos e a experiência da América Latina, a perspectiva do socialismo. Dezenas de partidos confirmaram a sua presença.
É num intenso período de luta que o PCP está a preparar a sua VI Assembleia da Organização Regional de Lisboa, que se realiza no próximo dia 18. Sobre a sua preparação, o Avante! falou com Carlos Chaparro, Paula Henriques, Luís Fernandes e Carlos Grilo, membros da DORL e do Comité Central.
O PCP assinalou, no Porto, a passagem dos 89 anos da Revolução de Outubro de 1917 na Rússia com um grande jantar no qual participaram mais de quinhentas pessoas. Entre os presentes encontrava-se Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP.
O antigo dirigente do PCP Sérgio Vilarigues esteve em Cabo Verde nas comemorações do «Dia Nacional da Resistência Antifascista», proclamado pelo governo daquele país o dia 29 de Outubro.
A Campanha Nacional do PCP em defesa da Saúde vai de encontro às preocupações das suas organizações locais, que em todo o lado procuram travar a ofensiva do Governo no campo da Saúde.
Os comunistas do Porto condenaram a decisão do presidente da Câmara do Porto de acabar com os subsídios pecuniários a fundo perdido a partir de 1 de Janeiro.
A greve dos trabalhadores da Petrogal/Galp, nos dias 2 e 3, paralisou quase toda a actividade do Grupo e deixou inactivas, entre outras secções, as refinarias do Porto e de Sines.
Dando provas de uma forte determinação, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa (ML) pararam, terça-feira e vão voltar a fazê-lo hoje, cumprindo dois dias de greve contra a tentativa da administração de fazer caducar o Acordo de Empresa (AE).
Dezenas de trabalhadores estiveram, de dia 2 até à passada terça-feira, em vigília, frente às instalações da Câmara Municipal da Amadora, a exigir a reabertura da ex-Bombardier.
Reunida no dia 5, a Plataforma Sindical de Professores anunciou novas acções para continuar a luta pelas suas carreiras e direitos, das quais se destaca uma vigília, frente ao Ministério da Educação (ME), a ter lugar entre as 11 horas de dia 15 e as 12 horas de dia 17.
Inês Zuber e Ana Pato representaram a JCP na 5.ª Reunião Anual das Juventudes Comunistas da Europa, que se realizou em Praga. Em entrevista ao Avante!, as dirigentes falam sobre a iniciativa e a situação da União da Juventude Comunista da República Checa.
Os militantes da JCP do ensino superior de Lisboa estiveram reunidos na sua 16.ª Assembleia. Os cortes orçamentais e o Processo de Bolonha foram alguns dos problemas abordados.
Um documento socialmente injusto, de retrocesso económico e social, onde os interesses dos poderosos continuam a falar mais alto, eis, em síntese, algumas das linhas fortes do Orçamento do Estado para 2007. Traços negativos que conferem sólidas razões ao inequívoco voto contra do PCP na votação que hoje, quinta-feira, mais logo à tarde, culminará a discussão na generalidade iniciada anteontem no Parlamento.
Quando se completa um ano de mandato da maioria de direita na Câmara de Lisboa, os eleitos do PCP denunciam a falta de estratégia do Executivo PSD/CDS-PP.
«Os Verdes» denunciam que o PIDDAC para 2007, relativo ao distrito de Setúbal, compromete o desenvolvimento da região, apresentando uma acentuada quebra de investimento de 31,5 por cento em relação ao ano anterior.
Todos os países da Europa ocidental foram afectados, na noite de sábado, por cortes de corrente devido a uma avaria na rede eléctrica alemã, que se repercutiu instantaneamente através do sistema de transporte europeu.
O novo governo da Catalunha será constituído por uma coligação entre socialistas, republicanos e a ICV-EU-iA, cujos representantes divulgaram, na terça-feira, 7, as bases programáticas para a legislatura.
O Alto Tribunal Penal iraquiano condenou, domingo, o deposto presidente do país à pena capital. Com medo das reacções, o governo impôs o recolher obrigatório.
O Partido Democrata derrotou o seu homólogo Republicano nas intercalares norte-americanas de anteontem. Com este resultado, Bush perde a maioria na Câmara dos Representantes.
Antes e depois da visita de Cavaco Silva a Madrid, alguns órgãos de comunicação social aproveitaram o acontecimento para retirar de arquivos bolorentos o tema do iberismo e agitar esse fantasma. Promoveram sondagens que apresentaram resultados muito semelhantes. Quase metade dos espanhóis seriam favoráveis à existência de um único estado na Península e um quarto dos portugueses desejariam a fusão com a Espanha.
Os momentos ligados ao orçamento do Estado dão sempre azo à criatividade e às mais rebuscadas justificações. Assim é também com as verbas para a Defesa Nacional.
A experiência vivida pelo Brasil nesses últimos quatro anos foi transformadora para a sociedade, abrindo-lhe um novo caminho histórico mais democrático. Mas, ensinou também que o caminho é longo e precisa ser construído nos mínimos detalhes, não depende só da vontade dos que chegaram ao poder pela via eleitoral. Será necessário formar uma consciência política íntegra para atingir uma transformação coerente da sociedade.