Assembleia da OESL

No caminho do reforço da JCP

Os militantes da JCP do ensino superior de Lisboa estiveram reunidos na sua 16.ª Assembleia. Os cortes orçamentais e o Processo de Bolonha foram alguns dos problemas abordados.

A preparação da assembleia da OESL durou vários meses

Dezenas de militantes da JCP estudantes de várias instituições da região de Lisboa juntaram-se para discutir os principais problemas dos alunos e a necessidade de reforço da organização da JCP na 16.ª Assembleia da Organização do Ensino Superior de Lisboa, realizada a 21 de Outubro, no ISCTE.
A assembleia foi muito rica em exemplos concretos da ofensiva que se faz sentir contra o ensino público e democrático, como o continuado aumento das propinas para níveis incomportáveis para muitos jovens, consequência directa dos cortes orçamentais, este ano superiores a 14 por cento para o funcionamento de algumas faculdades e superiores a 40 por cento para a Acção Social Escolar.
Também o Processo de Bolonha foi tema de discussão. A difícil situação económica do País e a redução do tempo da licenciatura (para o que era o bacharelato) desvalorizam o primeiro ciclo dos cursos e obrigam os estudantes a tirar o mestrado para aumentarem a probabilidade de empregabilidade. A situação torna-se crítica quando o segundo ciclo (mestrado) tem numerus clausus mais restritos e as propinas são brutalmente inflacionadas. Por exemplo, na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa são de 2700 euros.

Organização

Esta assembleia foi ainda marcada por depoimentos que mostram que, quando os comunistas assumem a vanguarda da defesa dos direitos e interesses dos estudantes, inúmeras conquistas são possíveis.
A 16.ª Assembleia da OESL foi o culminar de um processo que durou vários meses, em que se discutiu a resolução política a ser aprovada e a constituição da Direcção a ser eleita. Durante o período de preparação foram pintados dois murais pelos militantes, colocados pendões e distribuídos boletins da JCP em várias escolas.
Depois da assembleia, os participantes juntaram-se no Centro de Trabalho Vitória num jantar de convívio com música ao vivo.


Mais artigos de: Juventude

Discutir os ataques aos direitos <br>para melhor resistir

Inês Zuber e Ana Pato representaram a JCP na 5.ª Reunião Anual das Juventudes Comunistas da Europa, que se realizou em Praga. Em entrevista ao Avante!, as dirigentes falam sobre a iniciativa e a situação da União da Juventude Comunista da República Checa.

Ilegalizada, mas persistente na luta

As autoridades de Praga anunciaram a decisão de ilegalizar a União da Juventude Comunista da República Checa (KSM) a 12 de Outubro e a organização tem até 15 de Novembro para apelar junto dos tribunais. «Os camaradas checos estão confiantes que vão ganhar, mas dizem também que, independentemente das condições, eles...

Manifestação hoje em Coimbra

Realiza-se hoje, quinta-feira, às 17 horas uma manifestação de estudantes do ensino superior em Coimbra, organizada pela Associação Académica. Os protestos marcaram já o cortejo da Latada, que ficou marcado pela distribuição de cerca de 15 mil panfletos com uma mensagem sobre a «situação preocupante» no ensino superior....

Protesto na Faculdade de Letras de Lisboa

Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa concentraram-se junto à Reitoria, na Cidade Universitária, anteontem à tarde. O protesto – aprovado no início do ano lectivo em Reunião Geral de Alunos (RGA) – visa contestar a aplicação do Processo de Bolonha na instituição, os cortes orçamentais e a falta de...

Miguel Tiago visita Valença e Viana do Castelo

O deputado comunista Miguel Tiago Rosado visitou a Escola Superior de Ciências Empresariais, em Valença, na segunda-feira, e reuniu com a Associação de Estudantes da instituição. A escola funciona em instalações provisórias desde que foi inaugurada, há 6 anos, e não se perspectiva qualquer mudança, apesar de já existir o...

Médio Oriente em debate

«A Situação Internacional e o Médio Oriente» foi o tema de um debate realizado, em Faro, no sábado, pela Organização Regional da JCP. Depois da intervenção inicial de Paulo Marques, membro da Comissão Política da JCP, teve início a discussão entre os participantes, abordando questões como a situação dos palestinianos e...