No «Prós e Contras», da RTP

Exclusão e mistificações

O PCP endereçou ao director de programas da RTP, Nuno Santos, um protesto sobre a edição do programa «Prós e Contras» do passado dia 30 de Outubro sobre «O referendo do aborto volta à sociedade». Considerando o tema de «inegável interesse e actualidade», o PCP considera porém que os critérios adoptados na escolha dos convidados e na condução do debate se revelaram redutores de aspectos fulcrais que destinguem desde 1982 os diversos partidos. Para os comunistas, tal atitude traduz-se num claro «empobrecimento de elementos de avaliação pela opinião pública quanto ao significado e consequências deste Referendo».
Quanto à escolha dos convidados, o PCP contesta a sua exclusão de participação neste debate bem como a «transformação do PS no “porta-voz” dos partidos que se posicionam pelo Sim neste referendo». No programa foi dada a palavra a Edite Estrela, à presidente do Departamento das Mulheres Socialistas e a um dirigente da JS, denuncia o PCP. Este critério, acusa, não só não reflecte com «rigor e responsabilidade» a posição de cada um dos que se bate pelo Sim, como provoca também diversas omissões e incorrecções relativamente à posição do PCP.
Assim, o PCP esclarece na carta que «não corresponde à verdade que o PCP tenha acompanhado o PS no abandono da lei do aborto após o referendo de 1998, como foi afirmado na peça inicial» do programa. A verdade é outra, afirma o PCP. Os comunistas não só se opuseram à realização do referendo de 1998 como consideraram que o seu resultado tinha «devolvido à Assembleia da República a legitimidade de retomar o processo legislativo». Se tal não aconteceu, afirma, foi por responsabilidade da maioria PS e da maioria PSD/CDS.
O PCP nunca abdicou, desde 1998, de apresentar o seu projecto-lei visando a despenalização do aborto, recorda a direcção do Partido. Para o próximo referendo, o PCP coloca-se pelo Sim, mas, alerta, com uma posição bem distinta da posição do PS. «Votámos contra a realização deste Referendo (que constitui uma nova oportunidade dada pelo PS aos partidários do Não) e defendemos a resolução deste problema na Assembleia da República», lembra. O PCP destaca ainda o facto de ter sido o Partido que, em 1982, provocou o debate do aborto na Assembleia da República.


Mais artigos de: PCP

Debater e organizar ao ritmo da luta

É num intenso período de luta que o PCP está a preparar a sua VI Assembleia da Organização Regional de Lisboa, que se realiza no próximo dia 18. Sobre a sua preparação, o Avante! falou com Carlos Chaparro, Paula Henriques, Luís Fernandes e Carlos Grilo, membros da DORL e do Comité Central.

Ousar tomar o céu de assalto

O PCP assinalou, no Porto, a passagem dos 89 anos da Revolução de Outubro de 1917 na Rússia com um grande jantar no qual participaram mais de quinhentas pessoas. Entre os presentes encontrava-se Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP.

O contributo teórico de Álvaro Cunhal

O PCP vai promover, entre 10 e 30 de Novembro, um ciclo de debates sobre a obra política de Álvaro Cunhal. Esta evocação consta de cinco debates sobre outros tantos trabalhos teóricos do histórico dirigente comunista. Na apresentação do ciclo, afirma-se que «em centenas e centenas de textos – artigos, relatórios, livros,...

Lembrar e honrar a resistência antifascista

O antigo dirigente do PCP Sérgio Vilarigues esteve em Cabo Verde nas comemorações do «Dia Nacional da Resistência Antifascista», proclamado pelo governo daquele país o dia 29 de Outubro.

Protestos não param

A Campanha Nacional do PCP em defesa da Saúde vai de encontro às preocupações das suas organizações locais, que em todo o lado procuram travar a ofensiva do Governo no campo da Saúde.

Pela recolha do lixo ao sábado

A Comissão Concelhia de Gondomar do PCP exortou a população a prosseguir a sua luta pela recolha do lixo ao sábado. Depois de várias diligências e acções de protesto contra a decisão da Câmara Municipal que pôs fim ao serviço prestado naquele dia, sem qualquer redução da respectiva taxa de resíduos sólidos, os comunistas...

PCP denuncia carências

A Comissão Concelhia de Santa Maria da Feira do PCP, eleita na última Assembleia da Organização, reuniu pela primeira vez, no dia 28 de Outubro, para discutir aspectos de funcionamento interno e formas de levar à prática as conclusões da Assembleia.Em discussão estiveram também os problemas que mais afectam o Concelho,...

Ataque ao Poder Local

O Coordenador Regional do PCP nos Açores afirmou, no início da semana, que o novo quadro que altera as Leis das Finanças Locais constitui o «maior ataque perpetuado contra o Poder Local e Regional» desde o 25 de Abril de 1974.Em conferência de imprensa, realizada na cidade da Horta, na sequência de uma reunião da...

«Visão mesquinha»

Os comunistas do Porto condenaram a decisão do presidente da Câmara do Porto de acabar com os subsídios pecuniários a fundo perdido a partir de 1 de Janeiro.