Guerra no Iraque

EUA apostam na contra-informação

O Pentágono confirmou a semana passada que está a preparar um batalhão especializado em propaganda para enfrentar o que os EUA classificam de campanha inimiga sobre a guerra do Iraque.
De acordo com o jornal New York Sun, a nova unidade será integrada nas forças armadas norte-americanas e terá como funções, entre outras, supervisionar os meios de comunicação de forma a garantir uma resposta imediata a toda a informação considerada desfavorável para Washington.
O contingente deverá estar operacional 24 horas por dias e usar sobretudo a Internet para difundir os princípios que presidem à política norte-americana, ou seja, que a guerra do Iraque é necessária, que a segurança legitima o sacrifício dos direitos individuais e colectivos, e que todos os meios são admissíveis no combate ao terrorismo (desde a tortura de «suspeitos» presos indefinidamente e sem direito a defesa, até ao uso de armas de exterminação massiva).
Reconhecendo que os EUA se «relaxaram» face aos seus inimigos no respeitante à informação sobre a guerra no Iraque, o secretário de Estado da Defesa, Donald Rumsfeld, afirmou a semana passada que a «manipulação da imprensa» por parte dos média simpatizantes com a resistência iraquiana é uma das questões que mais preocupam a administração Bush, já que teve como consequência uma acentuada quebra do apoio dos norte-americanos à invasão do Iraque.
Com o batalhão mediático, Washington espera contrariar a contestação que os cerca de três mil mortos e um número indeterminado de feridos no terreno está a gerar no país, onde segundo as últimas sondagens menos de 40 por cento apoiam a guerra no Iraque e apenas 20 por cento acreditam que os EUA a estão a ganhar.


Mais artigos de: Internacional

Saddam condenado à morte

O Alto Tribunal Penal iraquiano condenou, domingo, o deposto presidente do país à pena capital. Com medo das reacções, o governo impôs o recolher obrigatório.

Bush derrotado nas urnas

O Partido Democrata derrotou o seu homólogo Republicano nas intercalares norte-americanas de anteontem. Com este resultado, Bush perde a maioria na Câmara dos Representantes.

APPO disposta ao diálogo

A Assembleia Popular dos Povos de Oaxaca (APPO) apelou ao presidente do México, Vicente Fox, para que aceite a proposta de estabelecimento de uma mesa de diálogo com vista à resolução política do conflito que se desenrola na região há mais de cinco meses.Apesar da vontade em negociar, a APPO mantém as demandas...

Ataques continuam em Gaza

Nove mortos e um número ainda não apurado de feridos é o balanço das últimas operações militares levadas a cabo, no dia de terça-feira, pelo exército israelita na Faixa de Gaza.Estes ataques surgem horas depois dos militares de Telavive terem anunciado o fim do cerco da cidade de Beit Hanun, sitiada desde quarta-feira da...