O Partido Comunista Português é o partido da juventude porque assume a defesa e a construção da sociedade sem exploração, determinada pelos direitos sociais e pela igualdade de oportunidades, pela paz, pelo respeito e a solidariedade entre os povos. Estes são objectivos e valores que garantem os interesses e os anseios de realização e felicidade por que aspiram os jovens.
Amanhã, 24 de Março, comemora-se o Dia do Estudante e na próxima terça-feira, 28 de Março, assinala-se o Dia da Juventude. Integrado nas comemorações destas datas e na preparação do 8.º Congresso da JCP, o Avante! foi falar com vários jovens sobre os seus problemas na educação e no trabalho.
A Infineon Technologies – empresa de componentes informáticos e electrotécnicos situada em Vila do Conde – quer aumentar o horário de trabalho dos operários para 12 horas diárias, mantendo as 40 semanais e o mesmo salário. Os operários resistem.
A lista de problemas no ensino básico e secundário é extensa, da falta de condições das escolas ao insucesso e abandono escolar. Catarina Trigo, responsável da JCP pelo distrito de Setúbal, explica a situação e as reivindicações dos estudantes.
Processo de Bolonha, falta de financiamento, Lei de Autonomia, movimento associativo: estes são alguns dos temas do ensino superior abordados por Filipa Oliveira, responsável pelo colectivo da JCP no ISCTE.
Mil novos militantes: este é o objectivo da campanha de recrutamento da JCP que acaba no final de Maio. Até ao fecho da nossa edição, tinham sido recrutados 564 jovens. Teresa Chaveiro, da direcção da JCP, fala da importância política destes novos militantes e dos passos que se seguem à inscrição.
Num pavilhão das Feiras de Serpa completamente cheio, o PCP assinalou, domingo, o seu 85.º aniversário com a presença do secretário-geral, Jerónimo de Sousa.
Na passagem do primeiro ano de Governo, no que concerne à política de Defesa Nacional e às Forças Armadas, o PCP afirma que o balanço é «francamente negativo».
Assinalando o dia nacional da juventude, a Interjovem e a CGTP-IN levam a cabo, na próxima terça-feira, em Lisboa, uma manifestação nacional de jovens trabalhadores. A concentração está marcada para as 14 horas, na Praça da Figueira.
Trocar experiências e reforçar a organização junto dos trabalhadores imigrantes com vista à sua sindicalização foi o propósito do encontro promovido pela CGTP-IN, dia 15, em Lisboa.
O STAL/CGTP-IN e a Associação Água Pública assinalaram o Dia Internacional da Água, 22 de Março, com acções contra o processo de apropriação do domínio público da água, em curso no País.
A operação faz parte do processo de concentração do capital financeiro e resultaria na entrega, a uma entidade privada, de instrumentos fundamentais para o controlo da banca, «com graves prejuízos para os portugueses, já hoje fortemente penalizados».
A sustentabilidade da Segurança Social esteve em debate no Parlamento. A iniciativa foi do PCP que apresentou contributos inovadores para a resolução dos problemas existentes. PS, PSD e CDS/P, sem alternativas ou sugestões, porventura apostados em perpetuar as actuais fragilidades do sistema, votaram contra.
Os manuais escolares do ensino básico e secundário devem ser certificados e gratuitos para todos os alunos que frequentam a actual escolaridade obrigatória nos estabelecimentos de ensino público. A ideia não é nova e por ela há muito se bate o PCP que, há dias, voltou a apresentar um projecto de lei visando dar corpo àquele objectivo.
O PCP contesta as alterações à Lei Orgânica do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil. Abrem as portas ao clientelismo, comprometendo a capacidade e competência, adverte a bancada comunista, que, por isso, requereu a apreciação parlamentar do diploma.
O vereador do PCP na Câmara do Porto apresentou, sexta-feira, à Inspecção-Geral da Administração do Território e à Provedoria da Justiça, queixas contra o regimento da autarquia, por proibir a participação de munícipes nas sessões públicas do executivo.
Os municípios alentejanos de Barrancos, Moura e Serpa manifestaram-se contra a proposta do Governo para o Plano Sectorial da Rede Natura 2000, considerando que ela «limita» o aproveitamento agrícola da água de Alqueva.
Centenas de pessoas juntaram-se, este fim de semana, em Lisboa e no Porto para assinalarem a passagem do terceiro aniversário da invasão e ocupação do Iraque pela coligação imperialista liderada pelos EUA e a Grã-Bretanha. Nos cinco continentes, não houve credo, cultura, etnia, idade ou profissão que separasse os muitos milhões que se uniram numa mesma jornada de solidariedade com um só objectivo: Exigir que o povo iraquiano seja livre na sua terra e conquiste o direito a governar o seu próprio destino.
Após as manifestações de sábado, que mobilizaram um milhão e meio de pessoas, a luta contra os despedimentos sem justa causa prossegue em França. Unânimes, organizações de trabalhadores e de estudantes marcaram nova jornada nacional de acções para a próxima terça-feira, 28.
Meia centena de deputados trabalhistas opuseram-se ao projecto do governo de Tony Blair de privatização das escolas públicas. Os conservadores vieram em seu socorro e garantiram a aprovação da medida.
Alexander Lukachenko venceu as presidenciais de 19 de Março na Bielorrússia, apesar da coacção dos EUA e União Europeia, que não reconhecem os resultados.
Na data do terceiro aniversário da invasão e ocupação do Iraque, forças conjuntas dos exércitos norte-americano e iraquiano lançaram a maior ofensiva militar desde o início da guerra.