Ameixoeira

«Insegurança e medo»

Os deputados municipais comunistas recomendaram, terça-feira, à Câmara de Lisboa que interceda junto do Ministério da Administração Interna para criar uma esquadra na Ameixoeira, bairro que «vive momentos difíceis de insegurança e de medo».
As situações de insegurança e de assaltos que se vivem no bairro «lesam os moradores e também o comércio local», afirmam os comunistas na recomendação que apresentaram na Assembleia Municipal de Lisboa.
Além disso, salientam, «o medo instalado tira a paz aos habitantes mais idosos e leva-os a não apresentarem queixa dos assaltos que sofrem por receio de retaliações».
Os deputados municipais criticam a falta de policiamento, afirmando que a PSP apenas passa pelas ruas principais do bairro e lembram que a criação da esquadra local foi prometida pela autarquia e negociada com o PS para viabilizar a aprovação do Orçamento de 2004.
Na recomendação, o Grupo Municipal do PCP apela ainda à Câmara de Lisboa que proceda «com a máxima brevidade» ao realojamento de sete famílias residentes em casas municipais na Vila Guimarães, na Calçada Forte de Ameixoeira, que estão a ser «fortemente afectadas no seu quotidiano e saúde pela construção do último lanço do eixo Norte- Sul».
Segundo os deputados municipais do PCP, as famílias entregaram há três anos os processos de realojamento na autarquia e continuam sem notícias sobre a sua situação.

Beato
Comunistas exigem auditoria

Os eleitos do mandato autárquico 2001/2005 pelas listas da CDU na Freguesia do Beato, Lisboa, participaram, na passada semana, ao Procurador adjunto no Departamento de Investigação e Acção Penal os factos que consideram revelantes, no que se refere à eventual falta de entrega de valores, constituindo indício de crime de abuso de confiança. As entidades alegadamente credoras serão: a ADSE, a Caixa Geral de Aposentações, as Finanças Públicas.
Por essa razão, «e em defesa do interesse público e de todos os eventualmente afectados por estas faltas, e considerando urgente e fundamental o esclarecimento cabal de toda a situação, requereram os mesmos eleitos a audição a todos os eleitos na Junta de Freguesia (JF) no mandato 2001/2005 e, bem assim, de todos os funcionários da mesma JF, para prestarem as declarações correspondentes», lê-se num documento, dos comunistas, entregue aos órgãos de comunicação social.
O documento recorda ainda que o actual presidente da JF do Beato (PS) recusou na altura da detecção dos factos uma auditoria externa imediata, como os eleitos da CDU defenderam, logo que tiveram conhecimento das suspeitas. «De facto, e apesar de para tal solicitado com urgência pelos eleitos do PCP, o referido eleito preferiu avançar com declarações públicas de imediato, antes de confirmação dos termos e das circunstâncias, dos dados todos do processo», denunciam os comunistas.


Mais artigos de: Nacional

Práticas absolutistas e autistas

O vereador do PCP na Câmara do Porto apresentou, sexta-feira, à Inspecção-Geral da Administração do Território e à Provedoria da Justiça, queixas contra o regimento da autarquia, por proibir a participação de munícipes nas sessões públicas do executivo.

Contra a proposta que limita aproveitamento agrícola

Os municípios alentejanos de Barrancos, Moura e Serpa manifestaram-se contra a proposta do Governo para o Plano Sectorial da Rede Natura 2000, considerando que ela «limita» o aproveitamento agrícola da água de Alqueva.

Governo lesa 80 agricultores

No âmbito do trabalho dos deputados do PCP no Parlamento Europeu, assinalando os 20 anos da adesão de Portugal à CEE, Ilda Figueiredo, membro do CC e deputada naquele Parlamento, visitou o Litoral Alentejano no passado dia 2, tendo reunido com os representantes da Associação de Armadores de Sines e com os delegados...

Junta Metropolitana reclama eleição directa e mais meios

O presidente da Junta Metropolitana de Lisboa (JML), Carlos Humberto Carvalho, defendeu, este mês, a eleição directa dos dirigentes deste órgão e o reforço dos meios humanos, técnicos e financeiros.Carlos Humberto Carvalho, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, falava à Lusa no final de uma reunião com o presidente...

O Parque Urbano de Ermesinde morreu!

Na última pré-campanha e campanha eleitoral, a coligação PSD/CDS-PP, na Câmara de Ermesinde, prometeu, inúmeras vezes, a concretização de uma nova fase do Parque Urbano de Ermesinde, que seria, desta vez, um «parque radical» dedicado à juventude.«Mas logo começaram a crescer os já famosos “prédios no parque” por cima de...

Pedro Guerreiro em Niza

Pedro Guerreiro, esteve, recentemente, no concelho de Niza. Acompanhado pela presidente do município comunista, Gabriela Tsukamoto, o eurodeputado comunista visitou, entre outros, o Quartel dos Bombeiros, o futuro Complexo Termal de Niza e a SINGRANOVA, empresa transportadora de granitos.

«Ocupantes fora do Iraque»

Centenas de pessoas juntaram-se, este fim de semana, em Lisboa e no Porto para assinalarem a passagem do terceiro aniversário da invasão e ocupação do Iraque pela coligação imperialista liderada pelos EUA e a Grã-Bretanha. Nos cinco continentes, não houve credo, cultura, etnia, idade ou profissão que separasse os muitos milhões que se uniram numa mesma jornada de solidariedade com um só objectivo: Exigir que o povo iraquiano seja livre na sua terra e conquiste o direito a governar o seu próprio destino.

Justiça para os agricultores

A Confederação Nacional da Agricultura apresenta hoje publicamente as suas propostas e reclamações para «outra e mais justa distribuição das ajudas públicas no âmbito da Política Agrícola Comum e do desenvolvimento rural».Numa conferência de imprensa, convocada para a Casa do Ribatejo, em Lisboa, estarão em destaque,...