Equador revolta-se contra o TLC

Povo exige referendo e constituinte

Em Quito, capital do Equador, prosseguem os protestos populares contra a assinatura do Tratado de Livre Comércio(TLC) com os EUA, acordo que, acusam, será o corolário do colonialismo económico norte-americano no país.
Em resposta à repressão violenta que as autoridades têm feito abater, nas duas últimas semanas, sobre os manifestantes, a Confederação de Nacionalidades Indígenas(CONAIE) anunciou não só a manutenção como também a radicalização dos protestos até que o governo ceda às exigências populares.
Luis Macas, da CONAIE, assegurou que os bloqueios nas estradas e as manifestações quase diárias vão continuar, e entre a esquerda equaciona-se já a hipóteses de reclamar a convocação de duas consultas populares: um referendo sobre a assinatura do TLC, e uma outra com vista à eleição de uma Assembleia Constituinte, na medida em que, nesta fase, o executivo não parece oferecer nem condições de manutenção do actual sistema político, nem legitimidade para falar em nome dos interesses populares, acrescentam.
A CONAIE denuncia ainda que a Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional(USAID, na sigla inglesa), é o único sustentáculo do executivo equatoriano, o qual insiste em não decretar a caducidade dos contratos celebrados com a petrolífera Oxy, outro dos alvos do repúdio do povo.
Aos indígenas que mantém bloqueados os principais acessos nas províncias de Cotopaxi, Carchi, Imbabura, Bolívar, Tungurahua, Chimborazo e Azuay, juntaram-se, nos últimos dias, milhares de camponeses.


Mais artigos de: Internacional

Lukachenko resiste aos EUA

Alexander Lukachenko venceu as presidenciais de 19 de Março na Bielorrússia, apesar da coacção dos EUA e União Europeia, que não reconhecem os resultados.

Amargura na «Operação Colmeia»

Na data do terceiro aniversário da invasão e ocupação do Iraque, forças conjuntas dos exércitos norte-americano e iraquiano lançaram a maior ofensiva militar desde o início da guerra.

Sérvios despedem-se de Milosevic

Milhares de pessoas renderam homenagem, desde quinta-feira da semana passada, ao ex-presidente da Sérvia e da Jugoslávia, Slobodan Milosevic, falecido aos 64 anos quando se encontrava detido nos calabouços do Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia, onde respondia, desde Fevereiro de 2002, por supostos crimes contra...

FMLN vence na capital

Violeta Menjívar, ex-membro das Forças Populares e Libertação e candidata da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional(FMLN), venceu as eleições municipais em San Salvador conquistando, pela quarta vez consecutiva para o partido, a presidência da capital de El Salvador.O reconhecimento por parte do Supremo Tribunal...

Estado de guerra

Em Maio de 2003, Bush aterrava num caça no porta-aviões USS Abraham Lincoln, na costa da Califórnia, para anunciar com grande fanfarra e teatralidade que «a missão estava cumprida». Passados quase três anos, os EUA estão atolados num cenário que não logram compreender nem controlar. O dirigente da resistência iraquiana...