Audição no Parlamento Europeu

Prevenir secas e incêndios

Especialistas de vários países acusaram a política agrícola comum de ser a principal responsável no agravamento da desertificação do campo e abandono da agricultura, factores que têm contribuído decisivamente para ampliar os efeitos de catástrofes naturais como a seca e os incêndios.

A audição, promovida pelos deputados do PCP, dia 14, no Parlamento Europeu, teve como objectivo permitir a troca de experiências sobre a seca e a agricultura, focando a especificidade mediterrânica dos países do sul da Europa.
Na iniciativa foi salientada a necessidade de medidas de fundo na gestão das florestas, assim como ao nível da intervenção da protecção civil, na recuperação das zonas e apoio às populações atingidas.
Para o deputado Pedro Guerreiro, a União Europeia precisa de investir mais nesta área, designadamente através da PAC e do Fundo de Solidariedade.
Nos trabalhos participaram Alexandre Pirata, engenheiro agrónomo, e José Luís Bucho, presidente da Associação de Bombeiros de Setúbal ao lado de representantes do Chipre, Espanha, França, Grécia e Itália.


Mais artigos de: Europa

Franceses enfrentam a direita

Após as manifestações de sábado, que mobilizaram um milhão e meio de pessoas, a luta contra os despedimentos sem justa causa prossegue em França. Unânimes, organizações de trabalhadores e de estudantes marcaram nova jornada nacional de acções para a próxima terça-feira, 28.

O fim escola pública

Meia centena de deputados trabalhistas opuseram-se ao projecto do governo de Tony Blair de privatização das escolas públicas. Os conservadores vieram em seu socorro e garantiram a aprovação da medida.

Perseguições políticas na Alemanha de hoje

O caso de Michael Csaszkoczy tornou-se já um símbolo para os que na Alemanha lutam pelas liberdades democráticas e exigem a revogação de uma legislação que permite excluir cidadãos de funções públicas por motivos políticos.A lei existe desde 1950 e na altura foi justificada com a necessidade de combater grupos...

Franquismo condenado

Numa resolução adoptada por unanimidade, na sexta-feira, 17, a Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa condenou firmemente as «múltiplas e graves violações» dos direitos humanos, cometidas em Espanha durante o franquismo (1939-1975).Este órgão - que funciona entre as sessões plenárias da...

A torto e a direito...

Por diversas vezes esta crónica sublinhou as profundas ligações entre as exigências e políticas preconizadas pelo grande patronato na Europa e as orientações e políticas promovidas e realizadas ao nível da União Europeia (UE), facto fundamental para percebermos quem ganha (o grande capital) e quem perde (os...