Dia do Estudante e Dia da Juventude

O sonho concretiza-se na luta

Amanhã, 24 de Março, comemora-se o Dia do Estudante e na próxima terça-feira, 28 de Março, assinala-se o Dia da Juventude. Integrado nas comemorações destas datas e na preparação do 8.º Congresso da JCP, o Avante! foi falar com vários jovens sobre os seus problemas na educação e no trabalho.
Num conjunto de reportagens em vários pontos do País, faz-se o retrato das preocupações, das necessidades e dos sonhos dos jovens portugueses. E conhecemos melhor as razões que levaram centenas de pessoas a aderir à JCP nos últimos meses. Amanhã é também dia da Jornada Nacional de Luta do Ensino Secundário e na terça-feira tem lugar uma manifestação nacional de jovens trabalhadores, em Lisboa, por melhores salários e pela defesa dos direitos laborais e contra a precariedade, promovido pela Interjovem (detalhes nesta edição). Nesta semana, as comemorações misturam-se com as reivindicações. Porque o sonho só se concretiza na luta.
«Há muitas escolas secundárias com falta de condições, sem ginásios de qualidade, com salas de aula onde chove... É disto tudo que os estudantes partem para a luta.»
Catarina Trigo

«Como dizia um professor, podemos ir para uma empresa de trabalho temporário que arranjam imensas coisas para fazermos... Só que para isso não precisamos de ser licenciados.»
Filipa Oliveira

«Lutar tem consequências, mas não lutar também tem. Vale sempre a pena lutar, mas ainda é melhor quando se luta e se alcança os objectivos.»
João Tiago Silva

«Ser militante da JCP é isto, é lutar pelos direitos dos trabalhadores.»
Bruno

«Uma pessoa sozinha não pode fazer nada. Só mesmo com um colectivo.»
Ricardo

«A crise é uma ideia que está a ser criada para engordar a grande burguesia à custa dos trabalhadores.»
Ricardo Freitas

«Se a JCP e o PCP não fossem bem vistos pela juventude, nunca teria havido este crescimento rápido. O que às vezes faz falta é o esclarecimento e haver quem faça contactos.»
João Pedro Ferreira

«No princípio não percebem porque é que nós somos da JCP e as nossas ideias, mas a gente vai explicando. Há os que continuam a não aceitar, mas outros começam a perceber e a gostar.»
João Fonseca

«É bom expor novas ideias. O colectivo funciona bem.»
Rui Ferreira



Mais artigos de: Em Foco

A atracção pelos comunistas

Há vários anos que não há colectivos da JCP no concelho da Figueira da Foz. Correcção no tempo verbal: não havia... Há poucas semanas formaram-se dois colectivos em escolas secundárias, com a entrada de 15 novos militantes durante o mês de Fevereiro. Tudo começou com a campanha da organização do secundário no início do...

Lutar pelas 8 horas... em 2006

A Infineon Technologies – empresa de componentes informáticos e electrotécnicos situada em Vila do Conde – quer aumentar o horário de trabalho dos operários para 12 horas diárias, mantendo as 40 semanais e o mesmo salário. Os operários resistem.

Precariedade

A precariedade, para além de uma das faces da exploração capitalista, é um flagelo economico-social que atinge milhares de jovens trabalhadores em Portugal. A Vodafone apresenta lucros crescentes, ampliados pelo recurso à subcontratação de mão-de-obra. Este gigante das telecomunicações estabeleceu um acordo de natureza...

Por dignidade e qualidade nas salas de aula

A lista de problemas no ensino básico e secundário é extensa, da falta de condições das escolas ao insucesso e abandono escolar. Catarina Trigo, responsável da JCP pelo distrito de Setúbal, explica a situação e as reivindicações dos estudantes.

Dourado... só na presidência

Processo de Bolonha, falta de financiamento, Lei de Autonomia, movimento associativo: estes são alguns dos temas do ensino superior abordados por Filipa Oliveira, responsável pelo colectivo da JCP no ISCTE.

O Partido da juventude

No quadro de um Governo sustentado por uma maioria absoluta do Partido Socialista na Assembleia da República, verifica-se hoje, fazendo justiça às previsões da JCP e do PCP, que a orientação política que guia este Governo é exactamente aquela que guiava o anterior, o que se constitui como um golpe na esperança de...

«O mais pequeno colectivo<br> altera sempre alguma coisa»

Mil novos militantes: este é o objectivo da campanha de recrutamento da JCP que acaba no final de Maio. Até ao fecho da nossa edição, tinham sido recrutados 564 jovens. Teresa Chaveiro, da direcção da JCP, fala da importância política destes novos militantes e dos passos que se seguem à inscrição.