PCP
Até ao fim. Sobre a acção dos 5000 contactos
O Comité Central do Partido (CC) lançou, no quadro da Resolução Sobre o Reforço do Partido. Por um PCP mais forte e influente, a acção nacional de contacto com 5000 trabalhadores por conta de outrem, com o objectivo de lhes colocar a questão de aderirem ao PCP.
Actual
Legado
Actual
«Intermediação monopolista»
Actual
O anticomunismo promove o fascismo
A talhe de foice
Golpes invisíveis
Crónica Internacional
O Golpe na Bolívia
Povos da América Latina lutam pelo progresso e a soberania
SOLIDARIEDADE «Os novos desafios para a paz na América Latina» foi o lema da conferência que o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promoveu no sábado, 16, em Lisboa, no preciso momento em que na região se travam decisivas lutas pela democracia, a soberania e a paz.
Creche até aos três anos é investimento no futuro
DIREITOS O PCP não desiste de assegurar que as crianças até aos três anos de idade têm lugar numa rede pública de creches e jardins de infância, reiterou ontem Jerónimo de Sousa.
«Será com o reforço da organização do Partido que construiremos os caminhos do futuro»
BEJA Jerónimo de Sousa esteve sábado num encontro de quadros da Organização Regional de Beja (ORBE) e membros das comissões concelhias do PCP a debater, «abertamente e sem constrangimentos de qualquer espécie, a situação do País, o nosso trabalho, mas também as nossas insuficiências e limitações, procurando como sempre procurámos encontrar respostas para as corrigir e superar, mas olhando simultaneamente para as potencialidades».
Prevenir e combater a violência contra as mulheres exige meios, avaliação e cumprimento dos direitos
MULHERES O PCP reclama uma «resposta pública, articulada e descentralizada» para a prevenção e combate à violência doméstica e outras formas de violência contra as mulheres.
Repressão fascista na Madeira tem de ser apurada e divulgada
MEMORIA O PCP pretende que seja apurado o destino dos arquivos da PIDE/DGS no Funchal e durante toda a próxima semana vai promover iniciativas de divulgação da repressão fascista na Madeira.
Mupis devolvidos em Esposende
Polémicas, «ismos» e preconceitos
Greves param indústria para que avancem os direitos
LUTA Nas unidades dos grupos Navigator e Efacec, como na Kyaia, os trabalhadores, unidos em torno dos seus sindicatos, desenvolvem a luta por salários e direitos, enfrentando pressões e chantagens das empresas. Em todas elas, a luta vai continuar.
Solidariedade e primeira vitória contra fecho da «Galiza»
UNIDADE Os trabalhadores da Cervejaria «Galiza», no Porto, impediram o encerramento ilegal do estabelecimento, estão a garantir o seu funcionamento e já puderam receber parte do salário em dívida.
Sindicatos lançam campanha pela segurança nas pedreiras
DIREITOS «Ou fazemos em segurança ou não fazemos» é o lema da campanha lançada na segunda-feira, 18, pelo movimento sindical unitário, para quem as pedreiras devem deixar de ser «poços de morte».
Forças de segurança em luta hoje em São Bento
Movimento propõe-se criar «plataforma de natureza sindical» no sector da Arquitectura
Greve à vista na TSF
Protesto em Nisa
Aumento geral dos salários para todos os trabalhadores é uma emergência nacional
JUSTIÇA A valorização salarial é uma «emergência nacional», considera Jerónimo de Sousa, que voltou a defender um aumento geral dos salários para todos os trabalhadores.
Empurrar com a barriga não resolve os problemas
Falta de trabalhadores nas escolas atinge ponto crítico
Melhorar as reformas e pensões
Garantir condições para a sesta de crianças no pré-escolar em diploma do PCP
INFÂNCIA Obteve a aprovação do Parlamento o diploma do PCP que recomenda ao Governo a criação de condições para que as crianças a partir dos três anos tenham a «efectiva possibilidade» de fazer uma sesta na rede pré-escolar pública.
Pela contratação de trabalhadores em falta nas escolas
Pelo direito das crianças a serem acompanhadas pelos progenitores
Contra o branquear do fascismo e o anticomunismo
Utentes reclamam a interrupção do actual rumo de destruição do SNS
SAÚDE Entre 2017 e 2018, os gastos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aumentaram 5,4 por cento, mas o Governo diminuiu as transferências do Orçamento do Estado (OE) para o SNS em 0,6 por cento.
Dois mil pela remoção dos resíduos perigosos de São Pedro da Cova
AMBIENTE Mais de dois mil estudantes das escolas de São Pedro da Cova, acompanhados por docentes e não docentes, participaram, sexta-feira, num «Cordão Humano pelo Ambiente».
CDU traça metas de reivindicação e luta na Região Autónoma da Madeira
PRIORIDADES A CDU organizou, domingo, no Funchal, uma festa-comício de onde saíram propostas de reivindicação e de luta política na Região Autónoma, como a criação do passe único e a aplicação do novo subsídio de mobilidade.
PEV alerta para risco de saúde pública
Marcha lenta em Aveiro para defender a Agricultura Familiar
«Chícharo com Património no Museu»
Deputados do PCP no Parlamento Europeu defendem controlo público da banca
SOBERANIA Só o controlo público da banca pode «colocar a banca ao serviço do bem comum e de um projeto de desenvolvimento soberano», defendeu no Parlamento Europeu o deputado João Ferreira, do PCP.
Julien Assange continuará na prisão até julgamento do pedido de extradição
Grandes manifestações populares rejeitam golpe de Estado na Bolívia
BOLÍVIA Reprimidas brutalmente pelas forças policiais e militares, continuam a registar-se grandes manifestações populares contra o golpe de Estado. Exige-se a renúncia da auto-proclamada presidente interina e o regresso de Evo Morales.
Manifestações populares prosseguem no Chile
LUTA Enfrentando forte repressão policial, as manifestações continuam no Chile, mais de um mês depois do início do levantamento popular exigindo mudanças políticas. O governo responde com promessas vagas.
Venezuela denuncia tentativas de corromper militares e políticos
INGERÊNCIA O presidente Nicolás Maduro denunciou tentativas de corrupção de militares da Venezuela, a partir da Colômbia, com meios disponibilizados por potências estrangeiras a sectores da direita venezuelana.
Estados Unidos constroem duas novas bases na Síria
Construindo um futuro melhor
O imperialismo e os povos do Médio Oriente
RESISTÊNCIA Três décadas após o início do ciclo de guerras com que o imperialismo quis ‘celebrar’ o fim da primeira experiência histórica de construção do socialismo, o Médio Oriente é testemunho eloquente da barbárie do capitalismo.