Estados Unidos constroem duas novas bases na Síria

As forças de ocupação norte-americanas constroem duas novas bases militares no Nordeste da Síria, noticiou a agência SANA. As tropas dos EUA trabalham a ritmo acelerado na construção de bases nos campos de petróleo e gás do extremo nordeste da província de Hasakeh, reportou a agência.

A primeira base situa-se perto do povoado de Himo, a oeste da cidade de Qamishli, enquanto a segunda se ergue no campo petrolífero de Odeh, próximo da cidade de Qahtaniye. A SANA revelou a chegada a Qamishli de um novo comboio formado por dezenas de veículos e camiões carregados com material logístico destinado a obras de engenharia militar.

O comboio norte-americano procedia do Curdistão iraquiano e faz parte de uma série de comboios de armas e equipamentos para reforçar a presença estado-unidense nos campos de petróleo e gás da Síria.

As forças de Washington retiraram-se de uma dúzia de bases nas províncias de Alepo, Raqa e Hasakeh e reforçaram a sua presença nos campos petrolíferos nas províncias de Hasakeh e Der Ezzor.

A presença dos militares dos EUA na Síria é ilegal e, neste caso, trata-se de um caso de «roubo à mão armada do petróleo sírio», conforme denunciou no Conselho de Segurança da ONU o embaixador de Damasco, Bashar al Jaafari.




Mais artigos de: Internacional

Manifestações populares prosseguem no Chile

LUTA Enfrentando forte repressão policial, as manifestações continuam no Chile, mais de um mês depois do início do levantamento popular exigindo mudanças políticas. O governo responde com promessas vagas.

Construindo um futuro melhor

«O povo guineense não vai tolerar qualquer subversão da ordem democrática» e a recente crise no país «está ultrapassada» porque é uma «situação inaceitável», garante Domingos Simões Pereira, líder e candidato do PAIGC às eleições presidenciais na Guiné-Bissau. As eleições, no próximo domingo, 24, são vistas como mais...