CDU traça metas de reivindicação e luta na Região Autónoma da Madeira

PRIORIDADES A CDU organizou, domingo, no Funchal, uma festa-comício de onde saíram propostas de reivindicação e de luta política na Região Autónoma, como a criação do passe único e a aplicação do novo subsídio de mobilidade.

CDU intensifica acção política na Madeira

Depois de Lina Barradas, da Juventude CDU, que alertou para o «grande retrocesso» nas políticas ligadas à juventude e ao ensino, apontando situações concretas, Edgar Silva, Coordenador Regional do PCP, avançou com duas linhas prioritárias: a criação imediata do passe único e a aplicação da nova modalidade do subsídio de mobilidade nas ligações aéreas entre a Região e o restante território nacional.

«A CDU irá desenvolver diversas iniciativas reivindicativas e formas de luta para que o Governo Regional (PSD/CDS) concretize imediatamente o passe único em toda a Região nos transportes públicos (rodoviário de passageiros)», anunciou Edgar Silva.

Outra prioridade passa por «obrigar» o Governo da República, do PS, «à inadiável publicação das portarias, que estão em falta, para que quem vive nesta Região tenha os seus direitos minimamente respeitados quanto à mobilidade aérea», acrescentou, contestando o adiar da «aplicação da lei quanto ao novo modelo de subsídio de mobilidade, a partir do qual os residentes da Região só pagarão 86 euros nas viagens aéreas nas ligações com o resto do País».

Zona Velha do Funchal
Anteontem, 19, em nota de imprensa, a CDU responsabilizou o Governo Regional e a Câmara Municipal do Funchal pelos processos de degradação e pela falta de rigor e de exigência na preservação da Zona Velha da Cidade do Funchal. Neste sentido, será requerida a realização de uma Audição Parlamentar e um debate de urgência na Assembleia Municipal sobre medidas para proteger esta zona classificada como de valor Regional.

 



Mais artigos de: Nacional

PEV alerta para risco de saúde pública

Mariana Silva, do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo sobre resíduos provenientes da remoção de amianto que estão a ser depositados ilegalmente em aterros para resíduos não perigosos. A pergunta surgiu depois de o...

Marcha lenta em Aveiro para defender a Agricultura Familiar

Mais de 50 tractores desfilaram, ontem, 20 de Novembro, em marcha lenta entre Válega (Ovar) e a Agrovouga, em Aveiro, em defesa da Agricultura Familiar. A iniciativa foi promovida pela União de Agricultores e Baldios do Distrito de Aveiro (UABDA), com o apoio da Confederação Nacional da...

«Chícharo com Património no Museu»

A existência de uma tipografia clandestina no Barqueiro, freguesia de Maçãs de Dona Maria será o pretexto para a sétima sessão do «Chícharo com Património no Museu», sábado, 23, entre as 15h30 e as 16h45, no Museu Municipal de Alvaiázere. Naquela tipografia imprimiu-se o jornal Avante!, durante vários anos, no tempo do...