A talhe de foice
Quanto for preciso
Actual
Os salta pocinhas
Actual
Lançados e «em unidade»!
Actual
Os Atílios
PCP
Arsenal do Alfeite ao serviço da Marinha, dos trabalhadores e do País
O Arsenal do Alfeite, estabelecimento fabril de projecto, construção e reparação naval da Marinha portuguesa, fez 70 anos em 2009, precisamente no ano em que o Governo do PS o extinguiu, pondo fim à secular ligação da Marinha ao seu estaleiro de referência e criando a Arsenal do Alfeite SA, empresa tutelada pela EMPORDEF, holding do Estado para as empresas de Defesa Nacional.
Crónica Internacional
França neocolonial
Liberdade! Amnistia!
Álvaro Cunhal passou toda a década de 50 na prisão, grande parte dela no mais rigoroso isolamento – primeiro na Penitenciária de Lisboa e depois na Fortaleza de Peniche, de onde se evadiria no início de Janeiro de 1960, juntamente com outros nove destacados dirigentes militantes do Partido.
Foram anos difíceis, tanto para Álvaro Cunhal como para o próprio Partido, que enfrentava uma crescente e implacável repressão.
A prisão e a liberdade nas páginas do Avante!
O fascismo no banco dos réus
O «culto da personalidade»
Preparação e amadurecimento
Um clamor que correu mundo
Libertar o País da dependência e da submissão
Jerónimo de Sousa esteve no sábado em Setúbal a participar num almoço inserido na campanha do PCP «Por uma política alternativa, patriótica e de esquerda».
Mau acordo para Portugal
Ei-los que partem
A organização do PCP na Suíça promoveu recentemente um debate em que ficaram claras as dificuldades que encontram aqueles que deixam o País.
Expressão da democracia interna
Iniciativas em todo o País
Avante! faz 82 anos
Carlos Pato
Cada um dá mais força<br>às razões de todos
A consigna lançada pela CGTP-IN para a jornada nacional de acção e luta, que no próximo sábado terá expressão em todos os distritos e regiões autónomas, interpela todos os que são atingidos pelas medidas das troikas e pelo rumo de direita que a governação tomou há 37 anos.
Manifestações<br>e concentrações
Lutar e vencer
Mesmo numa conjuntura extremamente adversa, a unidade e a luta dos trabalhadores continuam a alcançar vitórias pontuais, que dão ânimo para prosseguir o combate.
De luto e em luta
A partir de segunda-feira, a Fenprof promove uma «semana de luto e de luta pela profissão de professor e em defesa da escola pública».
Luta nas cantinas
Contra boicote político no vestuário
Patrões confrontados
Ferroviários resistem
Depois de mais um feriado em greve, anteontem, decorre hoje um «dia de resistência e luto da família ferroviária», mas está já decidida uma semana de acções, a culminar numa manifestação nacional do pessoal dos transportes.
Pessoal dos EFE exige futuro
Frente Comum reforça mobilização
Stop à privatização, sim à laboração
O PCP considera intolerável a situação dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e admite haver quem aposte na «sabotagem económica» para a sua falência e encerramento.
Sem ética nem idoneidade
Austeridade é engorda dos ricos
O único caminho que o Governo conhece é o que conduz a mais desemprego, mais cortes e mais pobreza. Foi esta a ideia forte apurada pelo PCP na recente interpelação ao Governo sobre políticas sociais.
Garrote às funções do Estado
Permanece inalterada a «Lei dos Compromissos» que asfixia serviços públicos e os impede do cumprimento cabal das suas funções, assim favorecendo negócios privados que se instalam e florescem onde o Estado falha.
Melhorar respostas
Pelo Hospital de Alcobaça
Sintra terá um futuro melhor com a CDU
Pedro Ventura e António Filipe são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal do Sintra. O desenvolvimento económico do concelho será uma das apostas dos comunistas.
Uma força de confiança, que marca a diferença
A CDU quer voltar a eleger vereadores para o executivo da Câmara de Vila Nova de Gaia, assim como mais eleitos para a Assembleia Municipal e para as freguesias.
MDM rompe silêncios
No dia 2 de Fevereiro, o Núcleo de Viseu do Movimento Democrático de Mulheres (MDM) rompeu silêncios, trazendo à discussão aspectos que considera estruturais ao universo da prostituição.
Contra «lei dos despejos»
Centenas de inquilinos manifestaram-se quinta-feira na Praça do Comércio, em Lisboa, para exigir ao Governo e à Assembleia da República a revogação urgente da Lei n.º 31/2012.
Reformados exigem medidas de combate
CDU exige um concelho mais democrático
João Português em Cuba
Palmela contra a extinção de freguesias
Propostas concretas
Pôr fim à política desastrosa do PS
Água privatizada em Odivelas
Intervenção urgente nas escolas
Pintura de mural no Porto
Repúdio e solidariedade
O governo grego forçou, dia 6, os marinheiros a regressarem ao trabalho para assegurar o transporte entre ilhas, após seis dias de greve pelo pagamento de salários em atraso e em defesa do contrato colectivo.
Educação é pública
Sob o lema «Mais educação, menos corrupção», milhares de estudantes manifestaram-se, dia 6, nas principais cidades de Espanha em defesa da educação gratuita.
Belgas intensificam luta
Novo relatório confirma voos da CIA
Semestre para a retirada de direitos
Povo defende democracia
O primeiro-ministro tunisino ameaça demitir-se caso não consiga formar um governo alargado para superar a crise desencadeada pelo assassinato de um líder político do país.
A verdade e a mentira sobre uma guerrilha heroica
Novo chefe estava a par
URSS valorizada
Vítimas da NATO
De um direito a sobre-exploração
«Toda a pessoa tem o direito de livremente circular e escolher a sua residência no interior de um Estado.
Toda a pessoa tem o direito de abandonar o país em que se encontra, incluindo o seu, e o direito de regressar ao seu país.»
Os direitos atrás referidos constituem Artigo 13.º da Declaração Universal dos Direitos do Homem, proclamada pela Assembleia Geral da ONU em 10/12/1948 e adoptada em Portugal em 1978.