Iniciativas em todo o País
Para além do vasto e rico programa central das comemorações e das iniciativas promovidas por diversas organizações e instituições, o centenário do nascimento de Álvaro Cunhal – que se cumpre este ano – terá expressão em todo o País através das estruturas regionais e locais do PCP. É o caso da Comissão Concelhia de Aveiro, que revelou no dia 5 a sua programação, que terá no dia 6 de Abril um ponto alto.
É neste dia que é inaugurada a exposição «Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro», evocativa da dimensão humana, militante, artística e cultural de Álvaro Cunhal. A mostra estará patente até final de Abril na galeria do edifício-sede da Assembleia Municipal de Aveiro (ex-Capitania de Aveiro). Noutro local do mesmo edifício, a sala do plenário da Assembleia Municipal, realiza-se às 16h30 do mesmo dia a sessão «Álvaro Cunhal e a construção da unidade antifascista – O 3.º Congresso da Oposição Democrática». Intervêm Manuela Bernardino, Manuel Rodrigues, Jorge Sarabando e Vítor Dias.
À noite, no Conservatório de Música de Aveiro, tem lugar o concerto «Música com Paredes de Vidro», com a participação dos músicos Carlos Canhoto, Fausto Neves, Joana Resende e Manuel Pires da Rocha.
Na Marinha Grande, foi inaugurada na passada sexta-feira a exposição comemorativa do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal. Após a projecção de um filme relativo à vida, ao pensamento e à luta do histórico dirigente comunista, interveio Jorge Pires, membro da Comissão Política do Comité Central do Partido. Houve ainda lugar a um porto de honra. Esta foi a primeira iniciativa de um vasto programa concelhio.