Água privatizada em Odivelas
Com os votos do PS e do PSD, a Assembleia Municipal de Odivelas aprovou, no dia 7, a privatização da água e do saneamento no concelho. «A máscara do PS e do PSD caiu com estrondo, defendendo cegamente os interesses privados em detrimento de um serviço público de qualidade», acusa a CDU, que, em nota de imprensa, promete tudo fazer para «inverter este processo» que trará «consequências muito gravosas para a população do concelho de Odivelas».
Também o Colectivo do Distrito de Lisboa do Partido Ecologista «Os Verdes» considerou «errada» a decisão de privatização da água e do saneamento, uma vez que «vai lesar gravemente os interesses do município, das populações e dos trabalhadores dos SMAS de Loures, responsáveis pelo fornecimento de água em Odivelas».
Posição idêntica tomou o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e Regional (STAL), que saudou os trabalhadores dos Serviços Municipalizados de Loures «pela enorme disponibilidade com que se empenharam na defesa do serviço público e dos postos de trabalho».
Por seu lado, a Comissão Promotora da Campanha «Água é de Todos» deu conta de uma iniciativa legislativa de cidadãos em curso, que já recolheu cerca de 40 mil assinaturas, em defesa da gestão pública da água. «A água, bem preciso e vital, um direito humano fundamental, não pode ser transformado num negócio dos grupos económicos», defende a Campanha.