Editorial

UM PARTIDO DIFERENTE

Com o mês de Julho chegou o tempo de férias. Tempo, também, dizem os jornais, de pausa na actividade partidária...
Opinião
Actual

Uns piores do que outros

Afirma o primeiro-ministro que as culpas da situação dramática a que o País chegou são dos anteriores...
Actual

Mistérios do Raton

O recente acórdão constitucional constituirá, pelos vários mistérios que encerra e por algumas certezas que...
Actual

Foram vocês que pediram?

«Juro, por minha honra,… defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa»....
A talhe de foice

Os bandeirinhas

Há um adorno que, pelos vistos, se tornou obrigatório no trajar dos actuais governantes: a bandeira nacional em miniatura e...
PCP

O Tribunal (in)Constitucional

A decisão do Tribunal Constitucional há uma semana atrás, considerando inconstitucionais os cortes dos subsídios de férias e de Natal dos trabalhadores da Administração Pública, tem inegável importância política e social. Para milhares de trabalhadores, reformados e aposentados esta decisão veio ao encontro do seu direito à remuneração e à reforma ou pensão, que o Governo visou retirar, provavelmente de forma definitiva.

Crónica Internacional

A independência da Argélia

Passam 50 anos sobre a data da proclamação, em 5 de Julho de 1962, da independência da Argélia. Trata-se de um...
Em Foco

Intensificar a luta

Muitas centenas de dirigentes e delegados sindicais, afectos à CGTP-IN, e membros de comissões de trabalhadores, participaram, quinta-feira, num Plenário Nacional de Sindicatos, onde foram discutidas as medidas a tomar contra a revisão da legislação laboral, a intervenção a desenvolver nos locais de trabalho para efectivar os direitos consagrados na contratação colectiva e assegurar a melhoria dos salários, de forma a combater a pressão que vem sendo exercida com vista à sua redução progressiva. Também o combate ao desemprego e à precariedade, assim como as acções a desenvolver nesta área, estiveram em debate.

Lutar convivendo

Largas centenas de pessoas rumaram, no passado domingo, do centro da cidade do Porto à praia fluvial de Porto de Rei, em Resende, para participar no Passeio das Mulheres CDU do Porto. Há já mais de 22 anos que esta iniciativa traz ao convívio do Partido gente que, embora possa não partilhar da militância comunista, partilha do mesmo sentimento de necessidade de lutar contra as injustiças causadas por sucessivos governos de direita e contra os ataques – cada vez mais ferozes – aos trabalhadores e aos seus direitos.

PCP

O fascismo existiu e matou

O PCP lembrou uma vez mais, no passado sábado, o brutal assassinato do médico comunista António Ferreira Soares, a 4 de Julho de 1942, às mãos de uma brigada da PVDE. Na homenagem realizada no cemitério de Nogueira da Regedoura, em Santa Maria da Feira, em que participaram dezenas de militantes e simpatizantes do Partido, Jerónimo de Sousa garantiu que os ideais pelos quais Ferreira Soares deu a vida continuam presentes, setenta anos passados, na luta quotidiana dos comunistas portugueses. 

Travar a destruição do SNS

O PCP acusa o Governo de estar a desferir aquela que pretende ser a «ofensiva decisiva contra o Serviço Nacional de Saúde e o direito constitucional à saúde para os portugueses independentemente das suas condições sócio-económicas».

Também assim se constrói a Festa

Para além das jornadas que trabalho, que prosseguem com o afinco e a entrega de centenas de militantes e simpatizantes do Partido, também os festivais de bandas e os torneios desportivos ajudam a construir a Festa do Avante!.

Comunistas debatem intervenção

Dezenas de quadros comunistas participaram, sábado, numa reunião nacional do Partido sobre o movimento associativo popular. A...

Unidade e convergência

Procurando a convergência de todos os que verdadeiramente se opõem ao actual rumo do País e que buscam alternativas para...

Decisão que peca por tardia

O PCP considera que a suspensão da aquisição dos helicópteros NH-90 para o Exército, decidida pelo Governo,...
Trabalhadores

CGTP-IN toma posição

A declaração de inconstitucionalidade do Acórdão n.º 353/2012 não é dissociável da luta que os trabalhadores desenvolvem contra a política do Governo.

 

Convívio, alegria, luta e exigência

Image 10861

A Interjovem e a Associação dos Bolseiros de Investigação Cientifica (ABIC) vão realizar, sábado, em Lisboa, no Jardim de S. Pedro de Alcântara, um Pic Nic «contra o desemprego e a precariedade» e em «defesa do trabalho com direitos».

Acções de protesto e luta

Cumpre-se hoje o segundo e último dia daquela que é a maior greve dos médicos das últimas décadas,...

Bolseiros em Lisboa

  Na quinta-feira, mais de uma centena de bolseiros de investigação científica...

Onda de revolta

O País ficou a saber que o ministro da Saúde e o Governo se propõe pagar aos enfermeiros...
Assembleia da República

Subsídios são para repor

Numa primeira leitura ao acordão do Tribunal Constitucional relativo ao corte dos subsídios de férias e de Natal aos trabalhadores da administração pública e reformados, o PCP considera que o aspecto que nele mais releva «é o da existência de uma inconstitucionalidade face ao esbulho» ocorrido.

Pela reposição imediata dos subsídios

O PCP quer ver repostos os subsídio de férias e de Natal aos trabalhadores da administração pública e das empresas públicas, aos reformados e pensionistas. Um projecto de resolução com esse objectivo foi entregue anteontem no Parlamento.

Punir em vez de prevenir

O Parlamento aprovou com os votos favoráveis apenas da maioria PSD/CDS-PP (todos os partidos da oposição votaram contra) o novo Estatuto do Aluno e Ética Escolar proposto pelo Governo. Punição e castigo são nele marcas fortes, a sobrepor-se de forma inexorável à pedagogia, ao acompanhamento e à inclusão.

O que falta não é uma nova lei

O Parlamento aprovou sexta-feira, 6, com os votos favoráveis do PSD, PS e CDS-PP, a proposta de lei do Governo para o cinema e audiovisual. Para o PCP, que se absteve (PEV e BE também), esta é uma «má» iniciativa legislativa.

Retroceder 50 anos

A proposta que altera o Código do Trabalho por forma a proceder à sua adequação...

Rejeitar privatização

Está em marcha acelerada o processo de mercantilização dos serviços de água e saneamento. Entregar a...

Combustíveis alternativos

Os votos contra da maioria PSD/CDS-PP inviabilizaram recentemente um projecto de resolução do PCP que preconizava uma...

Acabe-se com as taxas!

O PCP entende que os custos de conservação da natureza não devem incidir sobre as...
Nacional

Politica nefasta no País e no mundo

O Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) realizou, no dia 30 de Junho, na sede da Federação das Colectividades de Cultura e Recreio, em Lisboa, a sua primeira reunião depois da XII Convenção, onde analisou a difícil situação ecopolítica nacional e internacional.

 

IVG restituiu dignidade às mulheres

Numa carta dirigida aos deputados na Assembleia da República, o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) assinalou a passagem dos cinco anos sobre a aplicação da Lei da IVG, que permitiu que a interrupção voluntária da gravidez em Portugal deixasse de ser crime.

«Falsa resposta» no ensino

Há dias, foram apresentadas, pelo Governo PSD/CDS, algumas alterações ao regulamento de atribuição de...
Europa

Mais impostos, menos salários

Os governos de Espanha, França e Itália anunciaram na semana passada programas de austeridade que implicam a subida dos impostos e o corte ou congelamento das despesas.

Exemplo operário

A marcha negra dos mineiros espanhóis chegou, no domingo, 8, à região de Madrid, depois de uma caminhada de mais de duas semanas, que culminava ontem, quarta-feira, numa manifestação no centro da capital espanhola.

Secreta encobre nazis

Sete arquivadores com informação recolhida ao longo de seis anos por agentes secretos infiltrados na organização...

Água na mira do mercado

O Parlamento Europeu (PE) aprovou, dia 3, o relatório do conservador austríaco, Richard Seeber, que defende a inclusão da...

PE invalida ACTA

O Parlamento Europeu (PE) chumbou, dia 4, em Estrasburgo, o Acordo Comercial Anticontrafacção (ACTA), protocolo internacional,...
Internacional

Assassinato volta a ser hipótese

Quase oito anos passados sobre o desaparecimento de Yasser Arafat, a hipótese do envenenamento do emblemático líder da resistência palestiniana com polónio 210 ganha força. Na terça-feira, dia 3, a estação de televisão Al Jazeera emitiu uma reportagem na qual sustenta que a causa da morte de Arafat pode ter sido a contaminação com aquele agente radioactivo, detido por um número extremamente limitado de países.

Batota eleitoral

Milhares de mexicanos contestaram a eleição de Enrique Peña Nieto para a presidência do país, acusando o candidato de só ter vencido Manuel López Obrador com recurso à batota

As ilhas afortunadas

A República de Cabo Verde festejou 37 anos, entre o orgulho pelo caminho percorrido e a incerteza face ao...

Pentágono desmente Turquia

O Pentágono confirmou que o avião turco abatido pelas autoridades sírias a 22 de Junho passado foi derrubado por...

50 anos de independência

Iniciativas políticas, desportivas e culturais – conferências, suplementos sobre história editados por jornais,...
Temas

Um ano de política de Justiça*

O sistema judicial português continua confrontado com graves dificuldades estruturais que reflectem a profunda crise económica e social que o País atravessa e resultam, em grande medida, da errada orientação das políticas implementadas e desenvolvidas por sucessivos Governos e da sua incapacidade ou falta de vontade política para as superar. Apesar dos desígnios constitucionais, é uma realidade objectiva que o conteúdo de classe das políticas para esta área, e das leis aprovadas que as sustentam, correspondem aos interesses do poder económico dominante e dos seus serventuários.

Um crime de lesa-economia

De acordo com os dados tornados públicos em 2011 pelo Ministério da Solidariedade e Segurança Social, reportados a Outubro de 2009, havia apenas 619 821 trabalhadores por conta de outrem a laborar nas indústrias transformadoras. Estamos perante um número modesto, fruto de uma consertada política de desindustrialização levada a cabo conscientemente após o 25 de Abril, a qual explica, em parte, a natureza e a dimensão do actual estado de coisas.

Um país submerso em petróleo

«As petrolíferas devem finalmente pagar», exige a Amnistia Internacional. O apelo dirige-se sobretudo à Shell, a maior investidora no Delta do Níger. A Amnistia reclama à multinacional britânica o pagamento de um milhão de dólares como capital inicial. Tanto é necessário para iniciar uma das maiores acções de recuperação ambiental da atualidade: a limpeza dos derramamentos de petróleo na Nigéria.

Argumentos
Religiões

O Cinturão Negro do Vaticano

«O Sistema Financeiro Internacional é constituído pelo conjunto de mecanismos financeiros e bancários que permitem...
TVisto

Nova oportunidade

Durante uns tempos, coitadas, as Novas Oportunidades andaram com a reputação em baixo: o seu patrono emigrara para as cadeiras...
Aconteceu

Portagens diminuem vendas

A acentuada quebra do tráfego provocada pela introdução de portagens nas SCUT está a reflectir-se no...

Cinema perde espectadores

As salas de cinema perderam este ano 1,2 milhões de espectadores e 4,6 milhões de euros de receita...

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP Sexta-feira e Sábado, 13 e 14...

A semana em resumo

Frases

«A crise, definitivamente, parece-se com as cheias: raramente chega aos andares de...