Marcha negra chega a Madrid

Exemplo operário

A marcha negra dos mineiros espanhóis chegou, no domingo, 8, à região de Madrid, depois de uma caminhada de mais de duas semanas, que culminava ontem, quarta-feira, numa manifestação no centro da capital espanhola.

Uma luta pelo trabalho e pela dignidade

Image 10867

Milhares de manifestantes, vindos de toda a Espanha, eram esperados nas ruas de Madrid, para se juntarem aos mineiros, cuja resistência se transformou num exemplo da luta da classe operária pelo trabalho, pela dignidade e por uma sociedade justa e igual.

Ao entrarem na região de Madrid, os mineiros das Astúrias, Castela e Leão foram saudados pela população da localidade de Collado Villalba, com frases de apoio: «Madrid inteiro se sente mineiro», «Viva a luta da classe operária», «Estes são os que tiram o carvão».

A outra coluna de mineiros aragoneses entrou pelo município de Alcalá de Henares, e também aí milhares de pessoas aguardavam-nos, seguindo em desfile até à Praça de Cervantes, onde foi feita uma intervenção contra a retirada de 63 por cento das subvenções ao sector do carvão, reclamando que o governo cumpra os compromissos.

Na noite de terça-feira, ambas as colunas confluíram na Porta do Sol, em pleno centro madrileno. Já com mais de 40 dias de greve, os mineiros afirmam-se determinados a continuar a luta até às últimas consequências. Nas Astúrias, os mineiros continuam a efectuar cortes de estradas, erguendo barricadas em vários pontos da região.

Sindicatos de vários países enviaram igualmente delegações para participar na jornada de protesto. De Portugal, seguiu uma delegação composta por cinco dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, filiado na Fiequimetal/CGTP-IN, que, depois do desfile em Madrid, pretendia deslocar-se às Astúrias, com o objectivo de manifestar solidariedade à luta dos trabalhadores das minas da região.



Mais artigos de: Europa

Mais impostos, menos salários

Os governos de Espanha, França e Itália anunciaram na semana passada programas de austeridade que implicam a subida dos impostos e o corte ou congelamento das despesas.

Secreta encobre nazis

Sete arquivadores com informação recolhida ao longo de seis anos por agentes secretos infiltrados na organização nazi da Turíngia, Thüringer Heimtaschutz (THS), foram destruídos, dia 11 de Novembro de 2011, pouco depois de o ministério público federal ter...

Água na mira do mercado

O Parlamento Europeu (PE) aprovou, dia 3, o relatório do conservador austríaco, Richard Seeber, que defende a inclusão da água no mercado interno, contrariando resoluções anteriores do PE, que reconhecem a especificidade deste bem essencial, considerando que «a...

PE invalida ACTA

O Parlamento Europeu (PE) chumbou, dia 4, em Estrasburgo, o Acordo Comercial Anticontrafacção (ACTA), protocolo internacional, assinado em Janeiro passado por 22 dos 27 estados-membros, incluindo Portugal, que fica assim sem efeito na UE. Na sua declaração de voto, o deputado do PCP...

Rio+20: breves reflexões

1. Terminou a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a também chamada Cimeira da Terra «Rio+20». Vinte anos depois da primeira Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro foram visíveis os mesmos bloqueios e as mesmas...