Desporto e música

Também assim se constrói a Festa

Para além das jornadas que trabalho, que prosseguem com o afinco e a entrega de centenas de militantes e simpatizantes do Partido, também os festivais de bandas e os torneios desportivos ajudam a construir a Festa do Avante!.

Só no torneio de malha tradicional estão envolvidos 220 atletas

Image 10895

A Festa do Avante! realiza-se apenas nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, mas na verdade já começou. Não só a sua construção já se iniciou e prossegue a bom ritmo fim-de-semana após fim-de-semana, dia após dia, como os primeiros cartazes de promoção estão já afixados em todo o País.

Image 10892

Mas a Festa está já presente nos diversos torneios desportivos que estão a ter lugar, e que apurarão equipas e atletas para as finais a realizar nos dias da Festa. Em Futsal sénior masculino e feminino, por exemplo, está em curso o torneio de Almada e Seixal, cujos vencedores irão disputar com os vencedores de outros torneios que se estão a realizar em diversas regiões o apuramento para as finais, que se realizarão no polidesportivo da Quinta da Atalaia nos dias da Festa.

Image 10891

Também o Avantejovem – torneio de Futsal para crianças – está a decorrer.

Image 10893

Em curso está também o torneio de malha tradicional em terra batida, nas modalidades de 11 metros masculinos e nove metros femininos. Este torneio, organizado pela Comissão de Desporto da Festa do Avante! em parceria com a secção de malha do Clube Recreativo da Cruz de Pau e das respectivas associações onde se realizam os jogos, disputa-se em seis jornadas sendo a derradeira realizada durante a própria Festa do Avante!. Este torneio envolve cerca de 110 equipas e 220 jogadores.

No dia 28 de Julho realiza-se o torneio de pesca desportiva, que este ano tem lugar na muralha ribeirinha de Alcochete. O regulamento está disponível no sítio da internet da Festa em www.festadoavante.pcp.pt.

 

Palco Novos Valores

Image 10894

Entretanto já se realizaram duas das finais nacionais do concurso de bandas da JCP, Sul e Centro, sendo já conhecidas seis das nove bandas que actuarão no Palco Novos Valores da Festa do Avante!. Na final nacional Sul, em que apresentaram a concurso sete bandas (mais uma convidada, os Re-Censurados), foram apuradas três para tocar na Festa: Pás de Probleme, de Lisboa; Mendigos e Ladrões, de Setúbal; e Livin'n Paradeis, do Algarve.

Na final nacional Centro, realizada no mesmo dia 7 durante o Festival Avantinho, em Ansião, actuaram perante centenas de pessoas seis bandas apuradas nas eliminatórias dos distritos de Coimbra, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Santarém. Foram apuradas as seguintes: Capitão Ortense, de Santarém; Homem de Marte e os Invasores, de Leiria; e Smoking Beer, de Viseu.

Entretanto, a Norte, prosseguem os apuramentos para a última final nacional, que terá lugar depois de amanhã. Em Leça e no Porto, realizaram-se recentemente dois festivais, a que assistiram centenas de jovens.



Mais artigos de: PCP

O fascismo existiu e matou

O PCP lembrou uma vez mais, no passado sábado, o brutal assassinato do médico comunista António Ferreira Soares, a 4 de Julho de 1942, às mãos de uma brigada da PVDE. Na homenagem realizada no cemitério de Nogueira da Regedoura, em Santa Maria da Feira, em que participaram dezenas de militantes e simpatizantes do Partido, Jerónimo de Sousa garantiu que os ideais pelos quais Ferreira Soares deu a vida continuam presentes, setenta anos passados, na luta quotidiana dos comunistas portugueses. 

Travar a destruição do SNS

O PCP acusa o Governo de estar a desferir aquela que pretende ser a «ofensiva decisiva contra o Serviço Nacional de Saúde e o direito constitucional à saúde para os portugueses independentemente das suas condições sócio-económicas».

Comunistas debatem intervenção

Dezenas de quadros comunistas participaram, sábado, numa reunião nacional do Partido sobre o movimento associativo popular. A reunião, que se realizou no Centro de Trabalho Vitória, em Lisboa, teve como objectivos debater os problemas do movimento associativo decorrentes da política do...

Unidade e convergência

Procurando a convergência de todos os que verdadeiramente se opõem ao actual rumo do País e que buscam alternativas para lhe fazer face, o PCP está a promover um conjunto de encontros com diversas organizações para com elas analisar a situação actual do País....

Decisão que peca por tardia

O PCP considera que a suspensão da aquisição dos helicópteros NH-90 para o Exército, decidida pelo Governo, é uma decisão que peca por tardia, pois «há muito que o PCP alertou para o absurdo financeiro que constituía este programa», cujo valor...

<i>Troika</i> interna converge no essencial

PS, PSD e CDS estão de acordo quanto às opções de fundo da política de transportes que passam, no Porto, pela privatização do Metro do Porto e da STCP e a «novela» dos administradores (que há mais de 18 meses deviam ter sido nomeados) serve precisamente...