Também assim se constrói a Festa
Para além das jornadas que trabalho, que prosseguem com o afinco e a entrega de centenas de militantes e simpatizantes do Partido, também os festivais de bandas e os torneios desportivos ajudam a construir a Festa do Avante!.
Só no torneio de malha tradicional estão envolvidos 220 atletas
A Festa do Avante! realiza-se apenas nos dias 7, 8 e 9 de Setembro, mas na verdade já começou. Não só a sua construção já se iniciou e prossegue a bom ritmo fim-de-semana após fim-de-semana, dia após dia, como os primeiros cartazes de promoção estão já afixados em todo o País.
Mas a Festa está já presente nos diversos torneios desportivos que estão a ter lugar, e que apurarão equipas e atletas para as finais a realizar nos dias da Festa. Em Futsal sénior masculino e feminino, por exemplo, está em curso o torneio de Almada e Seixal, cujos vencedores irão disputar com os vencedores de outros torneios que se estão a realizar em diversas regiões o apuramento para as finais, que se realizarão no polidesportivo da Quinta da Atalaia nos dias da Festa.
Também o Avantejovem – torneio de Futsal para crianças – está a decorrer.
Em curso está também o torneio de malha tradicional em terra batida, nas modalidades de 11 metros masculinos e nove metros femininos. Este torneio, organizado pela Comissão de Desporto da Festa do Avante! em parceria com a secção de malha do Clube Recreativo da Cruz de Pau e das respectivas associações onde se realizam os jogos, disputa-se em seis jornadas sendo a derradeira realizada durante a própria Festa do Avante!. Este torneio envolve cerca de 110 equipas e 220 jogadores.
No dia 28 de Julho realiza-se o torneio de pesca desportiva, que este ano tem lugar na muralha ribeirinha de Alcochete. O regulamento está disponível no sítio da internet da Festa em www.festadoavante.pcp.pt.
Palco Novos Valores
Entretanto já se realizaram duas das finais nacionais do concurso de bandas da JCP, Sul e Centro, sendo já conhecidas seis das nove bandas que actuarão no Palco Novos Valores da Festa do Avante!. Na final nacional Sul, em que apresentaram a concurso sete bandas (mais uma convidada, os Re-Censurados), foram apuradas três para tocar na Festa: Pás de Probleme, de Lisboa; Mendigos e Ladrões, de Setúbal; e Livin'n Paradeis, do Algarve.
Na final nacional Centro, realizada no mesmo dia 7 durante o Festival Avantinho, em Ansião, actuaram perante centenas de pessoas seis bandas apuradas nas eliminatórias dos distritos de Coimbra, Viseu, Castelo Branco, Guarda, Leiria e Santarém. Foram apuradas as seguintes: Capitão Ortense, de Santarém; Homem de Marte e os Invasores, de Leiria; e Smoking Beer, de Viseu.
Entretanto, a Norte, prosseguem os apuramentos para a última final nacional, que terá lugar depois de amanhã. Em Leça e no Porto, realizaram-se recentemente dois festivais, a que assistiram centenas de jovens.