Editorial

O LUGAR QUE NOS COMPETE

Se em «tempo normal» a exploração capitalista é o que é, em tempo de «crise» ela é...
Opinião
A talhe de foice

O triunfo dos porcos

O Tribunal de Justiça da União Europeia proibiu o uso do brasão da antiga União Soviética como marca...
PCP

Nós também somos madeirenses

A dado passo em A Jangada de Pedra, de José Saramago, quando a Península Ibérica e os seus povos já iam mar adentro, isolados do resto da Europa, alguém escreveu numa parede do continente uma frase solidária: Nous aussi, nous sommes ibériques. A coisa repetiu-se por muitas línguas e lugares, chegando até ao Vaticano onde em latim se escreveu: Nos, quoque iberi sumus.

Crónica Internacional

Chile, o outro 11 de Setembro

Não podemos permitir que a manipulação mediática em torno dos atentados de há dez anos em Nova Iorque atire...
Actual

Oposição a si mesmo

Não bastassem os esforçados avisos que comentadores e analistas têm produzido anunciando, alto e bom som, o...
Actual

A deriva do estupor

J. A. Lima é Director Adjunto do Sol – um semanário cuja apologética dos interesses da direita mais...
Actual

Com o dedo no gatilho

A ofensiva da classe dominante actualmente em curso tem a fasquia muito alta. Por isso alguns dos seus porta-vozes já deixaram de estar...
Em Foco

Reclamar emprego com direitos

Repudiar o desemprego e mobilizar para a jornada de luta da CGTP-IN, a 1 de Outubro, foram compromissos assumidos, dia 18, nas acções descentralizadas promovidas pela Interjovem/CGTP-IN e a Fenprof.

PCP

Reconhecimento do Estado da Palestina

O PCP exige que o Governo português apoie o reconhecimento da Palestina como Estado membro da ONU, assunto que estará amanhã em debate na 66.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Estado mínimo só para o povo

O PCP acusa o Governo de estar a pôr em prática um «PRACE agravado» que tem como objectivo supremo a transferência para os grupos económicos de importantes e rentáveis áreas na prestação de serviços públicos.

Defender o SNS

Jerónimo de Sousa visitou anteontem o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, onde reafirmou o empenhamento do PCP em defesa do...

Solidariedade com quem luta

Solidarizando-se com as lutas dos trabalhadores e das populações, o PCP é a sua voz política, transportando as suas reivindicações para os órgãos de soberania e exigindo soluções.

Não calam o PCP

Há muito que o presidente da Câmara Municipal de Esposende e o PCP estão em conflito devido ao exercício, por parte...

Fusão prejudicial

Os comunistas das freguesias de São Simão e São Lourenço de Azeitão, em Setúbal, estão contra...
Trabalhadores

Contratação para valer

A redução da contratação colectiva, ocorrida este ano, só tem paralelo em 2004. O encontro da CGTP-IN definiu prioridades da acção sindical e da luta dos trabalhadores para defender direitos e conquistar salários melhores.

Ilegalidades nas colocações

A Fenprof reclamou, dia 16, ao ministro da Educação e da Ciência, uma reunião urgente para que se corrijam «todas as ilegalidades» detectadas na colocação de professores.

Polícias em «indignação»

Com uma reunião no Porto, no auditório da Junta de Freguesia de Santo Ildefonso, iniciou-se ontem a «semana da...

Protesto na AHRESP

Uma concentração de representantes dos trabalhadores das cantinas e refeitórios foi convocada para hoje, a partir das 11...

Mais enfermeiros despedidos

O Ministério da Saúde está a despedir enfermeiros no distrito de Lisboa, acusou, anteontem, o Sindicato dos Enfermeiros...
Assembleia da República

É o País que está em risco

O primeiro-ministro reiterou no Parlamento a intenção de aplicar sem desvios o programa imposto pela troika, recusando qualquer renegociação da dívida pública. É o «caminho para o desastre», advertiu Jerónimo de Sousa.

Cortes ferem Escola Pública

O garrote financeiro aperta e o início do novo ano escolar faz antever nuvens ainda mais negras sobre a escola pública. No Básico e Secundário, podemos estar em presença do «enterro da escola pública, gratuita, de qualidade e democrática», avisa o PCP.

Apurar todos os factos

É com enorme preocupação que o PCP encara a situação financeira da Região Autónoma da Madeira, que classifica de «extrema gravidade», e que justificou já a apresentação de duas iniciativas legislativas, ambas visando o apuramento rigoroso de todos os factos.

Cúmplices da mesma política

A primeira intervenção do deputado Carlos Zorrinho, na sua qualidade de novo líder parlamentar do PS, foi recebida sem...

Decisões a amadurecer

O Parlamento aprovou, na generalidade, diplomas do PSD, CDS/PP, PS e BE relativos ao direito dos cidadãos a decidir sobre a...

Penalizar utentes e regiões

O Governo prepara-se para mais um assalto ao bolso dos utentes através da introdução de portagens na A23, A24 e A25. Essa...

Há que servir as pessoas

Os votos contra da maioria PSD-CDS/PP e do PS inviabilizaram recentemente um projecto de resolução do PCP preconizando a...
Nacional

CDU quer mudar a Madeira

As eleições legislativas regionais da Madeira têm lugar a 9 de Outubro, com a Região mergulhada numa crise sem precedentes. A CDU – pelo seu percurso de acção, coerência e clareza de projecto – assume o compromisso de «ruptura e mudança» da situação de bancarrota e de asfixia financeira conduzida, desde sempre, pelo jardinismo.

Sem investimento não há desenvolvimento

Discordando do modelo de desenvolvimento proposto pelo Governo para a região, os municípios da Península de Setúbal consideram que há alternativas que tenham em conta as necessidades das populações.

Gestão sem rumo em Alenquer

«Assistimos a uma gestão ruinosa e sem perspectivas de qualquer melhoria em virtude de uma total desorganização...

Indignação no Montijo

Indignados, os utentes do Cais do Seixalinho, no Montijo, manifestaram-se no dia 13 contra o corte nas carreiras e...
Europa

Defender o público

Dezenas de milhares de manifestantes desfilaram, no domingo, em várias cidades de Espanha contra os cortes na Educação e na Saúde. As greves em defesa do ensino público alastram a várias regiões.

Esquerda avança

O bloco de centro-direita, liderado pelo actual primeiro-ministro, Lars Loekke Rasmussen, foi derrotado nas eleições legislativas realizadas, dia 15, na Dinamarca, após dez anos de governação.

Solidariedade com Paleckis

O PCP, através da sua Secção Internacional, dirigiu uma carta à Frente Popular Socialista da Lituânia, em...

Otegi condenado a 10 anos

O tribunal especial espanhol condenou, dia 16, o dirigente basco Arnaldo Otegi a dez anos de prisão por...

Por emprego e direitos

Cerca de 50 mil trabalhadores de vários países europeus manifestaram-se, sábado, 17, em...

Austeridade baixou salários

Nos 27 países que compõem a União Europeia apenas três registaram quedas no custo nominal do trabalho por hora no...

Direita perde em Berlim

A coligação governamental liderada por Angela Merkel voltou a sofrer um revés nas eleições regionais de...
Internacional

Ataque à sede do PCC em Santiago

A sede central do Partido Comunista do Chile em Santiago, capital do país, foi alvo de um brutal ataque a 12 de Setembro, em pleno dia, perante a passividade das autoridades policiais.

Contestação ao rubro no Egipto

Dezenas de milhares de professores do ensino público boicotaram o início do ano escolar no Egipto, cumprindo uma greve que se...

Congresso da FRETILIN

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN) realizou, entre 8 e 11 de Setembro, em Díli, o seu III...
Temas

Da liberalização apregoada à concentração monopolista em curso

Nos Transportes está em curso, no plano nacional e no europeu, um processo apresentado como de liberalização, mas que nos seus efeitos e objectivos reais promove a concentração monopolista. Um processo que, em nome da concorrência destrói o monopólio público para construir o monopólio privado, e simultaneamente, destrói a propriedade pública para eliminar a propriedade nacional.

A tempestade perfeita

Como é do conhecimento geral o Governo aumentou, em média, o custo dos transportes públicos em cerca de 15% a que se seguiu a alteração do IVA aplicado à electricidade e ao gás, passando-o da taxa de 6% para a de 23%.

A pretexto de aumentar a competitividade da nossa economia o mesmo Governo pretende diminuir o valor pago pelo patronato à Segurança Social, o que significa uma coisa e o seu contrário, ou seja:

- diminui o poder de compra da generalidade da população.

- aumenta o lucro do factor capital, designadamente dos grandes grupos ligados às grandes superfícies, às comunicações, à energia e a sectores onde pontificam a Mota Engil, a Autoeuropa, bem como outras importantes e influentes empresas estrangeiras, sem esquecer aquelas que, no sector empresarial do Estado, estão em vias de privatização como sejam os casos da TAP, CTT, etc.

Argumentos
Pontos Cardeais

Recuos

A história é original e exemplar: o Ministério da Educação decidiu que, afinal, os professores que...
TVisto

O pão nosso de cada dia

Foi na verdade do nosso pão quotidiano que tratou o programa Prós e Contras na passada segunda-feira regressado aos nossos...
Gastronomias

Páginas roubadas a um diário

Para a minha amiga desconhecida da Guarda Extratos do diário de Ana P. L.   10.Setembro.2002 Hoje reservei na Adega Vilalisa,...
Religiões

Fome de justiça social

«O Estado moderno e a democracia moderna obrigam a uma concepção nova relativamente ao serviço público. As...
Aconteceu

Reuniões e outras iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sábado, 24...

A semana em resumo

Frases

«Na Educação já ninguém está a cortar gorduras....