Direita perde em Berlim
A coligação governamental liderada por Angela Merkel voltou a sofrer um revés nas eleições regionais de Berlim, onde os seus parceiros liberais desapareceram do parlamento.
Os sociais-democratas chefiados pelo actual edil da cidade, Klaus Wowereit, mantiveram-se como a força mais votada (28,3%), segundo os resultados oficiais provisórios.
Os cristãos-democratas também mantiveram a segunda posição, subindo de 21,3 para 23,5 por cento, mas os seus aliados liberais do FDP viram-se irradiados do parlamento, caindo de 7,6 por cento, em 2006, para dois por cento.
Em contrapartida, os Verdes registaram uma forte subida, de 13,1 para 18 por cento, ultrapassando a Esquerda (Die Linke), que baixou de 13,4 para 11,5 por cento e deverá ser substituída pelos primeiros como parceiro na governação da capital alemã.
A maior surpresa veio do Partido Pirata, formação que propugna a democracia directa através da Internet, que duplicou a votação para 8,9 por cento dos votos e garantiu pela primeira vez representação parlamentar.