«Façam uma campanha construtiva e confiante»
Jerónimo de Sousa visitou, no dia 16, o arquipélago da Madeira onde contactou com militantes do Partido e independentes que apoiam a lista da CDU para as eleições regionais do próximo dia 9. Numa primeira iniciativa, com cerca de 60 pessoas, foi apresentada a lista de apoiantes da coligação. Na ocasião, Edgar Silva, do Comité Central e dirigente do Partido na região, valorizou essa lista, composta por pessoas com percursos políticos, sociais e profissionais variados, a maioria dos quais apoia pela primeira vez publicamente a CDU.
Dirigindo-se a estes democratas independentes, Jerónimo de Sousa realçou que o seu apoio à CDU dá mais força à coligação para uma batalha que, não sendo isenta de dificuldades, pode ser travada com «êxito e resultados que correspondam aos nossos objectivos». Este apoio, acrescentou o dirigente do PCP, tem tanto mais valor quando a região e o País estão confrontados com uma «ofensiva sem precedentes contra os direitos dos trabalhadores», patente no pacto de agressão e submissão imposto pela troika FMI/UE/BCE e aceite por PS, PSD e CDS. A rejeição desse pacto é, para Jerónimo de Sousa, a principal batalha que se coloca ao povo português.
Relativamente às notícias que têm vindo a público sobre as contas da Madeira, que a colocam à beira da falência técnica, Jerónimo de Sousa lembrou que há muito que o PCP vem chamando a atenção para as erradas opções de desenvolvimento regional adoptadas pela maioria PSD que governa o arquipélago. Opções tornadas possível também pelos sucessivos governos, nomeadamente o anterior, do PS, que impôs em 2007 uma nova lei das finanças regionais penalizadora de quem vive e trabalha na Madeira.
Considerando ser fundamental «manter o princípio da coesão e unidade nacional», Jerónimo de Sousa manifestou-se preocupado com as tendências de pôr a pagar precisamente quem «não teve culpa nenhuma da situação», nomeadamente os trabalhadores, os pequenos empresários arruinados ou os agricultores, que enfrentam tremendas dificuldades para escoar a sua produção. Aos apoiantes da CDU, Jerónimo de Sousa apelou a que façam uma campanha «construtiva e confiante», não se centrando apenas no défice da região e realçando a «vida que pulsa» e os reais problemas com que se debate a população da região.
Depois deste encontro, o Secretário-geral do PCP participou noutra iniciativa no Centro de Trabalho, com militantes do Partido.