Uma política integrada de transportes
A Comissão Concelhia de Beja do PCP promoveu, segunda-feira, uma sessão pública com o tema transportes públicos ao serviço da região e das populações. Trata-se de um tema particularmente caro para as populações daquele distrito, num momento em que estão concluídas as obras do novo Aeroporto Civil sem que exista, por parte do Governo, a clara intenção de colocar em funcionamento esta infra-estrutura. Em curso estão também as obras de construção do IP8, que ligará Sines a Beja em traçado de auto-estrada, sem a devida garantia de ligação a Espanha. O desinvestimento na rede ferroviária, patente do corte do serviço Intercidades da CP que diariamente ligava Beja a Lisboa, é outra das preocupações dos bejenses.
São motivos mais do que suficientes para que o deputado do PCP Bruno Dias tenha exigido em Beja uma política de desenvolvimento que assente na rentabilização destes investimentos. «Esta pode ser uma aposta no nosso aparelho produtivo mas tem de ser vista de forma integrada e articulada», defendeu.
Perante mais de centena e meia de pessoas que assistiram à sessão pública, no Jardim do Bacalhau, ao final da tarde, Bruno Dias deixou ainda uma mensagem de esperança: «Vale sempre a pena continuarmos a lutar, a intervir e a propor acções concretas por uma causa que é justa, a causa do desenvolvimento local e regional.» Participou também na sessão João Ramos, deputado eleito pelo distrito.