A CGTP-IN vive, actualmente, «o momento de maior empenho de todo este grande colectivo sindical, de há muitos anos a esta parte, no que respeita a visitas e idas aos locais de trabalho», afirmou Amável Alves ao Avante!.
A greve geral foi declarada pela CGTP-IN para todos os trabalhadores por conta de outrem. Na moção que está a ser aprovada, por todo o País, em plenários nos locais de trabalho, são enunciados os objectivos centrais da luta.
Apesar da relação de forças ser extremamente desfavorável aos trabalhadores, «havia que aliar a possibilidade do êxito à necessidade da luta», considera Jerónimo de Sousa, nesta entrevista ao Avante!.
Realizou-se anteontem, no âmbito da preparação da Conferência Nacional de Novembro, uma sessão pública sobre a política energética que o País precisa, com a participação de Jerónimo de Sousa.
As propostas dos comunistas para o desenvolvimento regional estiveram em destaque em duas sessões públicas, em Setúbal e Coimbra, inseridas na preparação da Conferência Nacional do PCP sobre Questões Económicas e Sociais, que se realiza em Novembro.
O desemprego não pára de aumentar e atingiu, no primeiro trimestre do ano, um novo máximo. Para o PCP, os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística são uma razão de força para que os trabalhadores participem na Greve Geral e exijam uma mudança de políticas.
Realiza-se no próximo sábado e domingo, no parque de exposições de Beja, mais uma edição da Festa Alentejana. Sobre a sua preparação e conteúdo, o Avante! falou com José Baguinho e João Farelo, da Comissão da Festa.
Os congressos da Fequimetal e da FSTIEP, reunidos em Tentúgal, no dia 18, sob o lema comum «Juntos somos mais fortes», decidiram fundir as duas federações da CGTP-IN, constituindo a Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgica, Química, Farmacêutica, Eléctrica, Energia e Minas.
Emprego e educação estiveram no centro da discussão do 1.º Encontro Regional de Viana do Castelo da JCP, no domingo. Os militantes apontaram prioridades de trabalho.
O PCP quer um maior controlo da Assembleia da República sobre os Serviços de Informações. Um projecto de lei nesse sentido foi entregue no Parlamento, conferindo esse poder fiscalizador a uma Instância de controlo que assegurará simultaneamente as condições de acesso dos deputados às matérias classificadas como segredo de Estado.
O Governo, em matéria de igualdade de oportunidades, tem um comportamento farisaico. Diz querer a justiça mas agrava as injustiças e as desigualdades sociais, acusa o PCP.
«Uma verdadeira fraude política», assim classificou o PCP o diploma aprovado pela maioria socialista, em votação final global, sobre os direitos dos utentes das auto-estradas.
A taxa de desemprego atingiu os 8,4 por cento em sentido estrito, o que corresponde, em sentido lato, a mais de 600 mil desempregados (10,8 por cento). Esta é uma das taxas mais altas das últimas décadas.
A CNA exortou o Governo a «assumir inequivocamente» que os agricultores e organizações agrícolas não serão penalizados por causa dos atrasos verificados na campanha de candidatura às ajudas das Política Agrícola Comum (PAC).
Mais de uma centena de pessoas participou, anteontem, na apresentação pública dos candidatos da CDU à Câmara Municipal de Lisboa e das principais linhas programáticas de campanha.
A CDU apresentou, dia 16 de Maio, a sua candidatura às eleições intercalares para a Câmara de Lisboa. Para resolver os problemas da cidade, foi salientada a necessidade do trabalho, da honestidade e da competência da CDU.
Os operários do sector naval de Vigo, na Galiza, obtiveram uma importante vitória após dez dias de greve com intensos protestos nas ruas, obrigando o patronato a assinar um acordo que reduz sensivelmente o número de contratos precários.
O Ministério do Interior britânico pretende que os funcionários municipais, os médicos e outras profissões com actividade no sector público passem a colaborar com as autoridades de segurança e informem sobre eventuais suspeitos criminosos.
O novo partido de centro-direita (GERB) venceu as primeiras eleições europeias realizadas, domingo, 20, na Búlgária, obtendo uma escassa vantagem sobre o Partido Socialista (antigo partido comunista), no poder.
O ex-comandante Salvatore Mancuso confirmou o envolvimento de diversas multinacionais no financiamento das forças paramilitares colombianas e a existência de uma política oficial de apoio àqueles grupos armados.
Milhares de pessoas participaram, no final da semana passada, em mais de uma dezena de concentrações de solidariedade com o preso político norte-americano Mumia Abu-Jamal. Nas iniciativas, os activistas denunciaram a justiça de classe que impera nos EUA.