Liga dos Bombeiros Portugueses

Reforçar direitos

A Assembleia da República aprovou, na generalidade, um projecto de lei do PCP que reforça os direitos da Liga dos Bombeiros Portugueses. Votaram favoravelmente, para além dos seus subscritores, PS, BE e PEV, optando PSD e CDS/PP pela abstenção. Uma proposta de lei do Governo sobre as associações de bombeiros foi igualmente aprovada.
No quadro dos direitos de participação e intervenção conferidos à Liga dos Bombeiros Portugueses, que goza do estatuto de parceiro social, está, nomeadamente, segundo o projecto comunista, o de consulta prévia, pelos órgãos de soberania, «sobre todas as iniciativas legislativas respeitantes a matéria do seu interesse».
A Liga tem direito a tempo de antena na rádio e na televisão nos mesmos termos das associações profissionais, de acordo com o articulado do projecto do PCP, que consagra simultaneamente o direito ao «apoio do Estado para prossecução dos seus fins».
O deputado comunista António Filipe, no decurso do debate, valorizou o importante papel assumido pelos bombeiros voluntários portugueses ao longo da sua história de mais de 600 anos.
Da Liga de Bombeiros Portugueses fazem hoje parte mais de 480 associações e corpos de bombeiros, num total de mais de quarenta mil homens e mulheres que, voluntariamente, prestam um serviço inestimável às populações.


Mais artigos de: Assembleia da República

PCP propõe novo regime

O PCP quer um maior controlo da Assembleia da República sobre os Serviços de Informações. Um projecto de lei nesse sentido foi entregue no Parlamento, conferindo esse poder fiscalizador a uma Instância de controlo que assegurará simultaneamente as condições de acesso dos deputados às matérias classificadas como segredo de Estado.

Um país cada vez mais desigual

O Governo, em matéria de igualdade de oportunidades, tem um comportamento farisaico. Diz querer a justiça mas agrava as injustiças e as desigualdades sociais, acusa o PCP.

PS recua e cede às concessionárias

«Uma verdadeira fraude política», assim classificou o PCP o diploma aprovado pela maioria socialista, em votação final global, sobre os direitos dos utentes das auto-estradas.

Tratamentos sob ameaça

Os doentes com esclerose múltipla que estão a ser acompanhados no Hospital de Santa Maria podem muito em breve ficar sem tratamento. Se nada for feito em contrário, perante e esgotamento do stock existente, será aquela a consequência da decisão de deixar de adquirir a terapêutica que tem sido prescrita a um grande número...

Taxa de desemprego <br>desmente propaganda

A taxa de desemprego atingiu os 8,4 por cento em sentido estrito, o que corresponde, em sentido lato, a mais de 600 mil desempregados (10,8 por cento). Esta é uma das taxas mais altas das últimas décadas.