Festa Alentejana é este fim-de-semana

A cultura e a luta de um povo

Realiza-se no próximo sábado e domingo, no parque de exposições de Beja, mais uma edição da Festa Alentejana. Sobre a sua preparação e conteúdo, o Avante! falou com José Baguinho e João Farelo, da Comissão da Festa.

Estão a ser organizadas excursões para a homenagem a Catarina Eufémia

Festa do Partido, a Festa Alentejana é, acima de tudo, uma festa popular. A música, a gastronomia e a cultura alentejana marcam forte presença, assim como as aspirações do povo da região. Haverá coisa mais popular do que o sonho e a luta por uma vida melhor?
Em declarações ao Avante!, José Baguinho e João Farelo, da comissão organizadora da Festa Alentejana, destacam que a edição deste ano será melhorada, pois «procurámos cuidar da decoração», com um conjunto de exposições sobre a actividade do Partido na região e no País.
O secretário-geral do Partido, Jerónimo de Sousa, estará presente em Beja no domingo. De manhã para a tradicional homenagem a Catarina Eufémia, em Baleizão, e à tarde discursa no comício da Festa. De diversos pontos do País estão a ser organizadas excursões para participar na homenagem à comunista alentejana assassinada pela GNR, grávida e segurando um filho nos braços, quando liderava uma manifestação de operários agrícolas.
Também o programa cultural é de grande qualidade, asseguram. Sábado à tarde, o lugar de destaque é para a música popular portuguesa, com Lena Guerra e Filipe Narciso e ainda com o grupo «Os Alentejanos». O início da noite «será dedicado à juventude, com a actuação do grupo M.A.U.». O fado encerra a noite de sábado.
No domingo, prosseguem os dois membros da organização da iniciativa, o destaque do programa musical vai para a homenagem ao cantor comunista Adriano Correia de Oliveira, que se realiza às 15 horas. Adriano Correia de Oliveira foi um dos principais cantores de intervenção portugueses das décadas de 60 e 70 e faleceu há 25 anos. José Baguinho e João Farelo realçam que haverá também uma exposição dedicada ao cantor.

Livros, debates e exposições

Mas não só de música vive a Festa Alentejana. Este ano, no espaço do livro, serão apresentadas duas obras: o tomo I das Obras Escolhidas de Álvaro Cunhal e o terceiro romance de José Casanova O tempo das Giestas.
O debate político também terá lugar no próximo fim-de-semana no parque de exposições de Beja. Os temas escolhidos serão a gestão pública da água, a questão das acessibilidades, nomeadamente o IP8, numa região periférica como o Alentejo e a situação do Médio Oriente. «Pretendemos com estes colóquios discutir e difundir as propostas do Partido para estas áreas», destacam os organizadores.
Na Festa estará em destaque a necessidade de uma grande mobilização para a Greve Geral de dia 30 de Maio, considerada pelos entrevistados como «tarefa prioritária de todos os trabalhadores e naturalmente dos comunistas».


Mais artigos de: PCP

Demasiado importante para ser deixada ao mercado

Realizou-se anteontem, no âmbito da preparação da Conferência Nacional de Novembro, uma sessão pública sobre a política energética que o País precisa, com a participação de Jerónimo de Sousa.

Defender a produção, desenvolver o País

As propostas dos comunistas para o desenvolvimento regional estiveram em destaque em duas sessões públicas, em Setúbal e Coimbra, inseridas na preparação da Conferência Nacional do PCP sobre Questões Económicas e Sociais, que se realiza em Novembro.

Razões acrescidas para a Greve Geral

O desemprego não pára de aumentar e atingiu, no primeiro trimestre do ano, um novo máximo. Para o PCP, os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística são uma razão de força para que os trabalhadores participem na Greve Geral e exijam uma mudança de políticas.

Não à libertação de Posada Carriles

O Secretariado do Comité Central do PCP protestou veementemente, dia 17, contra a recente decisão das autoridades judiciais dos Estados Unidos da América de libertar Posada Carriles, «conhecido terrorista internacional e autor confesso de vários crimes contra os povos da América Latina e em particular contra o povo...

Comício em Moscavide

Centenas de pessoas participaram, domingo, no jardim de Moscavide, num comício do Partido com a presença de Jerónimo de Sousa. Num discurso muito crítico relativamente à política do Governo do PS, o secretário-geral do Partido repudiou os ataques aos direitos dos trabalhadores em áreas tão diferentes como a educação, a...

Falta investimento público

No sábado passado, a X Assembleia da Organização Concelhia de Viana do Castelo do PCP fez o balanço da actividade desenvolvida nos últimos 4 anos, definiu objectivos políticos e orgânicos para os próximos tempos e elegeu a nova Comissão Concelhia.A Resolução Política – aprovada por unanimidade – começa por caracterizar o...

Fortalecer o Partido

A III Assembleia da Organização da Freguesia da Fuzeta, reunida no domingo passado, aprovou um conjunto de objectivos com vista ao reforço orgânico do Partido e elegeu uma nova Comissão de Freguesia.Os participantes analisaram a situação geral desta freguesia de Olhão, virando a sua discussão fundamentalmente para a...

Saber tudo pela Net

O PCP vai acompanhar todos os desenvolvimentos da Greve Geral através do seu sítio na Internet. Aí poderá ser encontrada toda a informação sobre a adesão à Greve, com fotografias de diversos locais de trabalho onde se constituam piquetes. Será feita uma emissão de vídeo, com notícias, reportagens e entrevistas. Toda esta...