A recente «Conferência Internacional» organizada em Praga sob o lema «Pela democracia em Cuba», sob as directrizes do governo dos Estados Unidos da América e com a participação de uma dezena de antigos governantes de vários países, constitui o ponto de partida para mais uma provocação contra Cuba e o povo cubano.
A nova lista de colocação de professores do ensino básico e secundário ainda não foi publicada e os estudantes mostram-se preocupados com as repercussões no ano lectivo, especialmente para quem tem de fazer provas globais e exames nacionais.
A acção sindical vai prosseguir e intensificar-se, em torno das reivindicações aprovadas pela central, convergindo desde as empresas e sectores até uma iniciativa nacional.
«O ministro das Finanças anunciou ontem, em entrevista à RTP, uma violenta redução do nível de vida dos portugueses, e fê-lo num contexto em que a riqueza vai aumentar 2,5 por cento. Propôs redução de salários reais, mais injustiça fiscal, menos e piores serviços públicos. Meteu os pés pelas mão em relação ao escândalo da pensão de Mira Amaral.»
A CGTP-IN alertou, num hotel em Lisboa, para os graves perigos que ameaçam sériamente o Serviço Nacional de Saúde e apela a todos os utentes para que desenvolvam acções em sua defesa.
Com o objectivo de debater os grandes desafios e problemas do mundo contemporâneo, vai-se realizar, entre 23 e 25 de Setembro, em Serpa e Moura, um Encontro Internacional sob o tema «Civilização ou Barbárie».
O presidente da Câmara de Setúbal informou que as obras do programa Polis no Largo José Afonso vão arrancar no mês de Novembro e defendeu a reprogramação financeira e adiamento da requalificação da zona ribeirinha até 2008.
Os resultados das eleições de domingo, dia 19, em Brandemburgo e a Saxónia, confirmaram o crescente descrédito popular da social-democracia e da democracia-cristã, severamente penalizadas pelo eleitorado.
O projecto de orçamento comunitário para 2005 é o mais baixo desde 1987, representando apenas 0,99 por cento do Rendimento Nacional Bruto do conjunto dos 25 Estados-membros.
Num momento em que várias multinacionais impõem o aumento do horário de trabalho sem compensação salarial, a Comissão Europeia apresentou uma proposta de directiva que visa uma maior flexibilização da semana laboral.
O grupo de energia nuclear British Energy, primeiro produtor de electricidade do Reino Unido, anunciou na quinta-feira, 23, a intenção de se retirar da Bolsa.
O Conselho de Segurança da ONU aprovou no sábado uma resolução em que ameaça o Sudão com sanções petrolíferas caso o país não resolva a situação no Darfur.
As consequências sociais da globalização e a solução dos principais problemas associados a este fenómeno dominaram os discursos de abertura da 59.º Sessão da Assembleia Geral das ONU.
Quando Baptista Pereira Nasceu, a 7 de Março de 1921, já o Canal da Mancha havia sido atravessado por dois nadadores. No entanto, quando se inscreveu na prova, estava determinado não só a cumpri-la, mas a vencê-la. Foi a vitória de um homem simples, do povo, filho dele, dos seus sentimentos e da sua alma e de um atleta extraordinário.
Uma das ideias que mais se procura espalhar entre a população e nomeadamente entre os trabalhadores é que a sustentabilidade financeira do sistema público de Segurança Social está em perigo, e que não tem possibilidades de pagar no futuro as pensões de reforma de acordo com o sistema actualmente em vigor.
O Governo desencadeou uma campanha difamatória contra o Rendimento Mínimo Garantido (RMG), criado pelo Governo PS com base numa proposta pioneira do PCP nesse sentido, e depois, criou um Rendimento Social de Inserção (RSI) que exclui milhares de necessitados, acusa Maria do Carmo Tavares, da Comissão Executiva da CGTP e membro da Comissão Nacional para o RSI, em entrevista ao Avante!
O Estado Democrático em Portugal é objecto, no Projecto de Resolução Política, agora em discussão em todas as organizações do Partido, de uma grande preocupação e de uma profunda reflexão e análise.
Ele é caracterizado como estando sujeito a um acentuado e grave processo de perversão e desfiguramento simbolizado na expressão de um "ajuste de contas com o 25 de Abril", por parte das forças de direita e fascizantes incrustadas no Governo e no aparelho de Estado.