Cartas na Mesa

Fernando Vieira de Sá, antigo colaborador de Bento Jesus Caraça na «Biblioteca Cosmos», editou, recentemente, a obra «Cartas na Mesa», um livro, publicado pela Moinho de Papel, baseado nas suas andanças pelo mundo - enquanto técnico da FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas) - e pela vida.
Com uma linguagem viva e plena de sábia ironia, este livro fala «dos tempos de estudo e de bombardeamentos em Inglaterra, de encontros com António Ferro no SNI, Bernardino Machado em Mantelães e António Aleixo e Tossan no sanatório de Covões, da Coimbra da Universidade, da Vértice e da Coimbra Editora, das vivências em Aveiro durante após a 2.ª Guerra Mundial, das recordações dos tempos românticos da Escola da Aviação Naval de S. Jacinto, do desastre do bota-abaixo da Nau Portugal, construída para a Exposição do Mundo Português, do desenrascanço lusitano e da má qualidade do queijo nacional, do iletrismo das classes dirigentes, dos encontros e oportunismos, à corrupção, ao servilismo acéfalo e à ganância de todos os tempos», ressalva Manuel Machado Sá Marques, no prefácio desta obra.
Trata-se assim de um precioso documento de alguém que atravessou o século XX e se mantém, quase a completar noventa anos de vida, a sonhar e a acreditar que o impossível pode, em cada dia, tornar-se possível.


Mais artigos de: Nacional

«Civilização ou Barbárie»

Com o objectivo de debater os grandes desafios e problemas do mundo contemporâneo, vai-se realizar, entre 23 e 25 de Setembro, em Serpa e Moura, um Encontro Internacional sob o tema «Civilização ou Barbárie».

Investir mais e melhor

O presidente da Câmara de Setúbal informou que as obras do programa Polis no Largo José Afonso vão arrancar no mês de Novembro e defendeu a reprogramação financeira e adiamento da requalificação da zona ribeirinha até 2008.

Marcha pelo Alviela

Cerca de 130 pessoas marcharam domingo pelas margens do Alviela, desde Vaqueiros (Santarém) até à nascente, nos Olhos d’Água (Alcanena), reclamando uma solução para a poluição do rio, onde este Verão voltaram a morrer milhares de peixes.Promovida pelo Partido Ecologista «Os Verdes», a «Marcha pelo Alviela», que contou...

Solução: reduzir o túnel

A Câmara de Lisboa acaba de sofrer mais uma derrota em Tribunal, esta relativa à questão do túnel a que chama «do Marquês» (de Pombal), mas que, de facto, cada vez de forma mais evidente parece que deveria ser reduzido para uma extensão do túnel mais consentânea com o interesse de todos, e não o prolongando...

Tristemente actual

O livro do escritor francês Henri Alleg, A Questão, foi lançado em Portugal, quase cinquenta anos após ter sido escrito numa prisão argelina, da qual saiu clandestinamente, quase folha a folha. O escritor, que esteve em Lisboa segunda-feira na apresentação, afirmou que preferia ver o tema do seu livro – a tortura na...