Em Arganil

Comunistas debatem problemas

Cerca de meia centena de militantes e simpatizantes do PCP reuniram-se, no final de Agosto, em Sobral Gordo, concelho de Arganil, num almoço de confraternização, mas também, como é habitual nas iniciativas do PCP, de debate político.
Dos temas abordados nas intervenções políticas, destaca-se o problema ambiental que constitui a poluição do rio Alva. Os comunistas consideram que este rio é uma enorme fonte de riqueza (financeira e ambiental) poderá ter os dias contados, pois a poluição está a destruir o maior curso de água que atravessa o concelho. Esta poluição é originada fundamentalmente pelos esgotos domésticos que as diversas ETAR’s existentes nas diversas povoações situadas nas margens do rio Alva descarregam directamente no rio sem qualquer tratamento, acusam os comunistas de Arganil.
Constituindo um atentado à saúde pública na época de Verão, na qual acorrem ao concelho muitos banhistas, esta situação pode tornar-se «um perigo», alertam os comunistas, recordando que grande parte da água de rede pública do concelho é extraída do rio. A poluição das águas é ainda agravada, acusam, pelo facto da «mini-hídrica de Avô não respeitar a obrigação de repor o caudal ecológico nos meses de Maio a Setembro».
Para além da poluição da água, é também o aparecimento de «lixeiras particulares» um pouco por todo o concelho a preocupar os comunistas. Para ambos os problemas, a autarquia parece não ter qualquer solução, denuncia o PCP.
Outro tema debatido no encontro foi o das acessibilidades. Para os comunistas, o pavimento da EN 342, de «larga importância para o concelho», encontram-se numa «situação miserável». O PCP defende que a solução «não pode ficar-se por simples obras de fachada em períodos eleitorais», mas passa por uma «acção de fundo concertada».


Mais artigos de: PCP

Tribuna do Congresso <font color=0094E0>*</font>

As orientações indispensáveis• José SalgadinhoMatosinhos Após uma leitura das Teses (projecto de Resolução Política) a do projecto de alteração aos Estatutos a apresentar ao 17.º Congresso do Partido, entendo escrever por duas razões fundamentais:1.ª - Expressar a minha satisfação pelo denso trabalho apresentado com...

Agente do sector privado

Os comunistas do sector ferroviário acusam a administração da Refer de favorecer interesses do sector privado em prejuízo da empresa.

Vencer este Governo

O PCP estará brevemente na rua com uma campanha denominada «Consigo, para vencermos este Governo». Esta campanha consta de cinco cartazes que abordam outros tantos aspectos particulares da política de direita prosseguida pela segunda versão do Governo PSD-PP, agora com Santana Lopes como primeiro-ministro. As portagens,...

Burocracia castiga imigrantes

Carlos Carvalhas deslocou-se anteontem até junto das instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, na Avenida António Augusto Aguiar, em Lisboa, para exigir que o Governo adopte medidas para acabar com a excessiva burocracia no SEF, que obriga a que todos os dias largas dezenas de imigrantes esperem horas pela...

Um exemplo de hipocrisia

O encerramento da Refinaria de Leça de Palmeira, a verificar-se, constituiria um golpe profundo na economia da região e do País e tornaria Portugal um país energeticamente dependente do estrangeiro, provavelmente de Espanha, denunciou, na segunda-feira, a Comissão Concelhia de Matosinhos do PCP.Os argumentos apresentados...