Estamos a três meses da Festa do Avante!, o colectivo partidário, a par de outras tarefas, tem que concentrar atenções na discussão, na mobilização, na divulgação, na venda antecipada da EP, nas jornadas de trabalho para a construção, na organização de todos os aspectos do funcionamento da Festa.
Ao iniciar a campanha «1000 localidades: participação e desenvolvimento» na zona do Pinhal, o PCP tinha consciência de que o fazia numa das mais deprimidas regiões do País, com alguns dos piores indicadores a nível nacional. Mas também com a perfeita noção das suas enormes potencialidades, que urge aproveitar e pôr ao serviço das populações.
A 6.ª Assembleia da Organização Regional de Leiria do PCP, que se realizou, no sábado passado, em Leiria, constituiu um momento de reflexão privilegiado sobre a actividade do Partido na região.
Manuela Ferreira Leite «deixa perfeitamente claro que, para avançar com as privatizações, vale tudo», acusa a Direcção da Organização Regional de Lisboa do PCP, denunciando o ataque contra o passe social intermodal.
Na semana passada, a associação patronal dos grandes hipermercados e supermercados anunciou que criaria mais 4 mil empregos na condição do Governo cessar as limitações horárias aos domingos e feriados. Em entrevista ao Avante!, o camarada Manuel Guerreiro do CESP, Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, desmentiu a promessa da APED e falou-nos do sector.
A fiscalização preventiva da constitucionalidade de algumas normas do «Código do Trabalho» não significa que todas as outras estejam de acordo com a Lei fundamental, previne a Inter.
Os números apresentados na semana passada pelo Ministério do Trabalho «pecam por defeito». Segundo o dirigente da CGTP, Amável Alves, aqueles dados, não revelam a verdadeira proporção da crise.
A política económica e social foi ontem sujeita a exame em interpelação ao Governo por iniciativa do PCP. Tão importante como reflectir sobre a crise e suas causas, para os comunistas, esta era também a oportunidade de evidenciar que há outros rumos para o País.
Em matéria de qualificação o País está a perder a última oportunidade de se aproximar do resto da Europa, adverte o PCP, que acusa o Governo de no plano educativo estar a conduzir uma «política desastrosa».
A CDU do Porto critica a actuação do anterior e actual executivo autárquico e sugere a adopção de legislação para recuperar e preservar o centro histórico da cidade.
Após a gigantesca manifestação de domingo passado, a luta contra o projecto de reforma das pensões irá prosseguir, em França, com novas greves no sector público.
«Os credores terão que entender que só poderão cobrar aquilo que a Argentina puder pagar», disse o presidente Néstor Kirchner, ao tomar posse no domingo.
O autocarro que percorreu 15 cidades portuguesas, no passado mês de Abril, partiu de Atenas a 26 de Janeiro com destino à Itália, procurando sensibilizar pessoas e instituições para os problemas sentidos pelos deficientes.
Ao longo do ano de 2003 irá passar por todos os 15 países da União Europeia no âmbito do Ano Europeu das Pessoas com Deficiência.
O derrubamento de um avião dos EUA nas selvas da Colômbia, a 13 de Fevereiro, agravou a crise endémica naquele país andino e pode determinar mudanças importantes na estratégia de Washington para a Região.
O aparelho pertencia ao Comando Sul dos EUA e a bordo seguiam quatro agentes da CIA com estatuto militar. A missão era de espionagem, no âmbito do combate à guerrilha das FARC-EP, que controlam grande parte daquele Departamento do Sudeste, o Caquetá.