Editorial

Inevitavelmente

Foi assim: já a cabeça da manifestação havia chegado ao Rossio há mais de hora e meia, quando os...
Opinião
Crónica Internacional

Paremos as guerras!

Aquilo que durante muitos anos era afirmado apenas pelas forças de esquerda mais consequentes, está hoje mais claro para...
Actual

Não contem com eles

A nuvem que por breve período ensombrou a excelente coabitação entre Jorge Sampaio e Durão Barroso dissipou-se....
Actual

Plágios bons, plágios maus

A Lusa descobriu e divulgou que uma crónica assinada por Clara Pinto Correia (CPC) e publicada na revista Visão, era um...
A talhe de foice

Desenvolvimentos

Vários e inesperados desenvolvimentos vieram colocar a administração norte-americana de George W. Bush numa...
Em Foco

Serviço público é melhor!

O direito à saúde constitui uma das mais importantes questões no combate por uma sociedade mais justa. A garantia do...

A privatização faz mal à Saúde

O Governo fez aprovar na Assembleia da República uma alteração à Lei de Bases da Saúde, que estipula um novo modelo de estatuto jurídico para os hospitais. Posteriormente publicou os decretos-lei da «empresarialização» de 31 unidades hospitalares. Agora prepara-se para, na prática, privatizar os centros de saúde e os restantes hospitais. Este é um processo que não é novo.

A saúde não pode esperar

Os atrasos no atendimento dos utentes do SNS para a realização de cirurgias, consultas de especialidade ou de outro tipo de prestação de cuidados de saúde são uma realidade absolutamente inadmissível que os sucessivos governos não quiseram resolver.

As injustas taxas «moderadoras»

As taxas ditas moderadoras, na forma que hoje têm, foram criadas na sequência da revisão constitucional, resultante do célebre acordo Cavaco Silva (PSD)/Vítor Constâncio (PS), que veio passar a dizer que a Saúde é «tendencialmente gratuita».

A demagogia do Governo

O Governo defende a sua política com uma intensa e demagógica propaganda, que visa instrumentalizar o descontentamento da população e esconder os seus reais intentos. Eis algumas das suas «verdades».

Uma função insubstituível

Os cuidados primários integrados estão na base da concepção moderna da saúde da população. O médico de família, o enfermeiro e outros profissionais têm um papel insubstituível no acompanhamento dos cidadãos ao longo da vida, sendo determinantes na prevenção da doença.

O País precisa de mais médicos...

A evolução tecnológica, o desenvolvimento das políticas de prevenção da doença e da promoção do bem-estar, a construção de novas unidades hospitalares e de centros de saúde são circunstâncias que exigem mais e melhores recursos humanos na área da saúde.

Factos e números da OMS

Nos últimos 30 anos e em especial depois do 25 de Abril e da criação do SNS, a taxa de mortalidade teve uma evolução impressionante, baixando de 58,6 por cada mil nados vivos, em 1970, para 5,4, em 2000 (ver quadro).

Um erro a corrigir

Vítor Andrade é membro da Comissão de Utentes do Hospital Amadora-Sintra que foi constituída em 1995, quando o então já derrotado Governo do PSD, nas vésperas da constituição do novo executivo socialista, entregou à pressa a gestão deste importante e valioso investimento público à gestão do Grupo Mello.

O Hospital Amadora/Sintra nasceu mal

Na construção do Hospital, foi adoptado pela primeira vez o processo de concepção/construção que, segundo o governo do então primeiro-ministro Cavaco Silva, permitiria construir este tipo de equipamentos de forma rápida, barata, e com qualidade. O resultado foi o oposto.

PCP

Comunicado do Comité Central

Na sua reunião de 9 de Fevereiro de 2003, o Comité Central do PCP examinou e debateu os principais aspectos da situação política nacional e internacional e as tarefas do Partido, sendo de destacar como principais apreciações e conclusões:

Sempre os mesmos a pagar

As organizações do PCP prosseguem a sua análise às repercussões negativas da política do Governo nas diferentes regiões, todas expressando o seu apoio às lutas e acções de protesto dos trabalhadores.

Situação social degrada-se

O encerramento, a falência e a deslocalização de empresas, arrastando consigo milhares de despedimentos, estão a gerar verdadeiros dramas em numerosas famílias portuguesas.

Uma Festa de todos

Termina, hoje, a fase preparatória do 2.º Seminário Nacional sobre a Festa do Avante, que se realizará no próximo dia 22 de Fevereiro, devendo proceder à actualização, discussão e aprofundamento das linhas de orientação definidas quando do 1º Seminário.

Combater desertificação

A Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP, solidária com várias comissões de utentes, nomeadamente a de utentes da auto-estrada da Beira Interior (IP2-IP6), juntou-se ao protesto levado a cabo, há dias, em todo o País, por estas organizações, promovendo uma reunião no nó do Entroncamento-Meia Via.

Trabalhadores

É preciso mudar de rumo

Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o desemprego aumentou em 2002, bem como a insegurança no emprego. A CGTP responsabiliza o Governo e as suas políticas.

«Não cedemos!»

Já a cabeça da manifestação havia chegado ao Rossio há uma hora e meia quando os últimos trabalhadores arrancavam do Marquês de Pombal. Os trabalhadores estão unidos e determinados a combater a ofensiva.

Greve no Metro do Porto

Os trabalhadores do Metro do Porto estão em greve durante esta semana. O Sindicato dos Trabalhadores do Sector Ferroviário, que...

Luta na Santa Casa

Os trabalhadores auxiliares de educação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa estão em luta ao longo da...
Juventude

20 mil estudantes protestam em todo o País

20 mil estudantes saíram à rua na semana passada, numa jornada marcada pela repressão dos conselhos executivos, da PSP e da GNR. O Avante! explica as reivindicações e fala das intervenções policiais.

Estudantes contra a guerra

Cerca de 90 associações de estudantes do ensino básico e secundário lançaram um abaixo-assinado no...
Assembleia da República

Agir em todos os planos

Ultrapassam a centena e meia as propostas de alteração na especialidade apresentadas pelo PCP ao Código de Trabalho. Em vez da sua discussão séria, têm esbarrado na intransigência da maioria, que optou por fazer «vingar a força do voto», como denunciou o deputado comunista Jerónimo de Sousa.

A mercantilização dos saberes

Assiste-se ao mais violento ataque ao ensino público pós 25 de Abril. Várias são as medidas convergentes nesse sentido, alerta o PCP, que acusa o Governo de querer «mercantilizar os saberes», através da privatização do que é economicamente rentável.

Jornadas Parlamentares do PCP

Têm início amanhã, prolongando-se até sábado, na cidade do Porto, as Jornadas Parlamentares do PCP. A dominar os trabalhos - que contarão com a participação do Secretário Geral do PCP, Carlos Carvalhas, que intervirá na sessão de abertura, tal como Bernardino Soares, presidente do Grupo comunista -, vai estar a problemática da Saúde.

Dupla afixação de preços

O PCP reclama que a obrigatoriedade da dupla indicação de preços (em euros e em escudos) seja mantida durante o ano em curso. A defesa deste medida é feita em nome da protecção dos consumidores, face à ocorrência de casos que indiciam a prática especulativa por parte de muitos agentes económicos.

Nacional

Contra a guerra

O protesto, que congrega 59 organizações políticas e da sociedade civil portuguesa, com o Conselho Português para a...

Insuficiência de verbas

A situação financeira e os apoios comunitários directos serão os principais temas de debate no «II Encontro de Autarcas das Freguesias do Distrito de Setúbal», que se realizará dia 22, no Fórum Luísa Todi.

Reabilitação urbana deve prosseguir

Durante anos, a CML promoveu processos sucessivos de reabilitação urbana para páteos, vilas, prédios da Lisboa histórica. Mais do que objectivos urbanísticos, o que então norteou a CML foi a recusa da «gentrificação» dos bairros, ou seja, a recusa de substituir em massa os seus habitantes por outros de classes mais ricas.

Utentes exigem melhores transportes

Os utentes dos Transportes Sul do Tejo e da Transtejo do Montijo e Alcochete reuniram-se, na passada semana, e criaram uma nova comissão de utentes.

Novos acessos em Pinhal Novo

A Rede Rodoviária Nacional (REFER) vai abrir, amanhã, ao trânsito uma nova ponte rodoviária sobre a linha de...
Europa

Pôr fim ao sofrimento

O presidente do Grupo Esquerda Unitária Europeia, Francis Wurtz, apelou ao Conselho de Segurança da ONU e aos estados membros da UE para que levantem o embargo ao Iraque.

Condicionar as deslocalizações

O PCP apresentou uma proposta de resolução no Parlamento Europeu com vista à criação de legislação comunitária que condicione a concessão de ajudas comunitárias ao cumprimento de condições contratuais por parte das empresas.

Europa em declínio

Um estudo encomendado pela Comissão Europeia prevê o declínio económico da Europa e a ascensão dos...

UE abre-se à concorrência

O comissário Pascal Lamy anunciou, na passada semana, que a União Europeia irá abrir à concorrência mundial...

Trabalhar... só a brincar!

Não sei se por influência de todo este mediatismo do caso «Casa Pia» ou se por pensar na ameaça que paira...
Internacional

«Nós somos contra a guerra»

Os governos da França, Rússia e Alemanha adoptaram segunda-feira uma declaração conjunta defendendo o desarmamento do Iraque por meios pacíficos.

A questão norte-coreana

Em finais do ano passado, com o contexto mundial já em ebulição, eis que a Coreia do Norte anuncia que irá...
Temas

«Milhões sacrificados no altar da hipocrisia»

Ilda Figueiredo esteve entre os 33 deputados, de 11 países, do Parlamento Europeu que, na passada semana se deslocaram ao Iraque, levando consigo um mensagem de paz. Ao «Avante!», a deputada do PCP relata alguns aspectos do quotidiano daquele país que, desde 1990, sofre os efeitos terríveis da guerra do Golfo e, sobretudo, do cínico embargo internacional a que urge pôr fim.

Argumentos
Músicas

A música da eternidade

Na semana passada, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, ouviram-se umas excepcionais Variações...
Datas da História

Imprensa do PCP 1921 – 1931

Em 6 de Março de 1921, emergiu na cena política nacional o Partido Comunista Português, cedo se colocando a necessidade...

A semana em resumo