Lisboa

Reabilitação urbana deve prosseguir

Du­rante anos, a CML pro­moveu pro­cessos su­ces­sivos de re­a­bi­li­tação ur­bana para pá­teos, vilas, pré­dios da Lisboa his­tó­rica. Mais do que ob­jec­tivos ur­ba­nís­ticos, o que então nor­teou a CML foi a re­cusa da «gen­tri­fi­cação» dos bairros, ou seja, a re­cusa de subs­ti­tuir em massa os seus ha­bi­tantes por ou­tros de classes mais ricas.

Há que pros­se­guir o tra­balho que foi re­ce­bido das mãos da câ­mara an­te­rior. A Ci­dade exige isso. As pes­soas con­cretas, re­si­dentes nos lo­cais a re­a­bi­litar, pre­cisam dessa con­ti­nui­dade. A pa­ragem do pro­cesso já leva mais de doze meses e já está a ter muito mau re­sul­tado e a re­duzir a ca­pa­ci­dade de res­posta: as edi­fi­ca­ções de­gra­dadas de­gradam-se cada vez mais e a ritmos cada vez mais ace­le­rados.


PCP avança com pro­postas con­cretas


Neste quadro, os ve­re­a­dores do PCP con­ti­nuam a apre­sentar uma série de pro­postas con­cretas para que a CML re­tome o curso dos pro­ce­di­mentos que visam con­ti­nuar a re­a­bi­litar partes sen­sí­veis da Ci­dade. Pri­meiro foi o con­junto vasto de prin­cí­pios que de­verão ori­entar a re­a­bi­li­tação da Baixa Pom­ba­lina.

Agora, é a en­costa ori­ental do Cas­telo de São Jorge, na zona de fron­teira entre Al­fama e a Mou­raria.

Assim, o con­junto de pro­pri­e­dades da Câ­mara de Lisboa de­fi­nido pelo Pátio D. Fra­dique (que dá para a Porta de São Jorge) e os Largos Me­nino de Deus e Ro­dri­gues de Freitas (edi­fício onde fun­ci­onou o Museu da Ma­ri­o­neta) são ob­jecto de uma es­pe­cial pro­posta de re­a­bi­li­tação. Nas pro­xi­mi­dades, os Becos do Fróis e da Lage, Rua dos Cegos e a Cal­ça­dinha do Me­nino de Deus mantêm si­nais de de­gra­dação, apesar da obra re­a­li­zada ainda pela an­te­rior câ­mara, e pre­cisam de mais re­a­bi­li­tação ur­bana também. Nestas mesmas áreas há pro­blemas sé­rios de or­de­na­mento do es­paço pú­blico e de es­ta­ci­o­na­mento, e existem aqui edi­fí­cios de pro­pri­e­dade par­ti­cular a ne­ces­sitar in­ter­venção ur­gente, ou mesmo de de­mo­lição.


In­tervir e re­a­bi­litar


Qual o sen­tido da pro­postas do PCP neste caso? Pri­meiro: que a Câ­mara de Lisboa es­ta­be­leça «um pro­jecto de in­ter­venção ar­ti­cu­lado para estes lo­cais». Se­gundo: que os pro­pri­e­tá­rios par­ti­cu­lares da área par­ti­cipem neste pro­cesso. Ter­ceiro: que as juntas de fre­guesia sejam parte in­te­grante e par­ceiros de corpo in­teiro da CML em todas as fases do pro­cesso. As fre­gue­sias abran­gidas são as se­guintes: Cas­telo, San­tiago, São Vi­cente, Graça e So­corro. Quarto: que as pro­pri­e­dades do mu­ni­cípio nestes lo­cais sejam desde já ob­jecto de re­a­bi­li­tação. Quinto: que os pro­pri­e­tá­rios de frac­ções nestas áreas sejam in­ti­mados a re­a­bi­litar os imó­veis de sua pro­pri­e­dade. Sexto: que, se esses pro­pri­e­tá­rios não cum­prirem, a CML os subs­titua e pro­ceda à re­a­bi­li­tação de forma co­er­civa. Sé­timo: que as zonas pú­blicas, am­pli­adas por de­mo­li­ções a efec­tuar no Largo do Me­nino Deus, sejam ob­jecto de re­qua­li­fi­cação e, com a cri­ação de es­paços de lazer, me­lhoria de aces­si­bi­li­dades, de­fi­nição de zonas pe­do­nais e cri­ação de lu­gares de es­ta­ci­o­na­mento au­to­móvel de forma equi­li­brada tendo em conta os novos usos. Oi­tavo: que se pro­ceda ao re­a­lo­ja­mento das pes­soas cujas ha­bi­ta­ções sejam de­mo­lidas, como obrigam as normas em uso nos casos de re­a­bi­li­tação em anos tran­sactos, e re­gressem todos, estes e os que já foram re­a­lo­jados, às casas re­a­bi­li­tadas.


Túnel das Amo­reiras: pro­cesso atri­bu­lado


Em con­tra­ponto a estas pro­postas sé­rias, em­bora talvez menos me­diá­ticas, pros­segue o tra­balho de ‘show-off’ do ac­tual Pre­si­dente da CML, o qual, na ânsia de apre­sentar sempre mais ‘nú­me­ros’, co­meça a tro­peçar em si mesmo… O úl­timo exemplo é o que se passa com o con­curso aberto para a cons­trução do even­tual túnel de li­gação das Amo­reiras ao Marquês de Pombal. Criou-se com os re­cursos de al­gumas em­presas ex­cluídas uma si­tu­ação com­plexa, a qual, na opi­nião de Rita Ma­grinho, ve­re­a­dora do PCP na CML, «terá se­gu­ra­mente novos de­sen­vol­vi­mentos». Para esta eleita, «uma das ques­tões que mais po­derão vir a ser le­vadas em conta é a das va­ri­antes ao tra­çado ini­ci­al­mente pre­visto para o dito túnel, pois até já se falou em ter­miná-lo antes do Marquês…). E o mais que aí virá, pois ainda não che­garam as muitas sur­presas da ava­li­ação das pro­postas. Es­ta­remos atentos».

Para con­tactar o Ga­bi­nete do PCP na CML:
Te­le­fone: 21 322 72 62
E-mail:  gab.pcp@cm-lisboa.pt



Mais artigos de: Nacional

Contra a guerra

O protesto, que congrega 59 organizações políticas e da sociedade civil portuguesa, com o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) à cabeça, integra-se no Dia Europeu Contra a Guerra no Iraque, decretado para dia 15 pelo Fórum Social Europeu....

Insuficiência de verbas

A si­tu­ação fi­nan­ceira e os apoios co­mu­ni­tá­rios di­rectos serão os prin­ci­pais temas de de­bate no «II En­contro de Au­tarcas das Fre­gue­sias do Dis­trito de Se­túbal», que se re­a­li­zará dia 22, no Fórum Luísa Todi.

Utentes exigem melhores transportes

Os utentes dos Trans­portes Sul do Tejo e da Trans­tejo do Mon­tijo e Al­co­chete reu­niram-se, na pas­sada se­mana, e cri­aram uma nova co­missão de utentes.

Pela construção do hospital em Alcabideche

Privilegiando em absoluto a necessidade da implementação em Cascais de um novo hospital, a CDU local votou, na passada semana, favoravelmente a proposta da maioria PSD/PP, para a construção de um hospital em Alcabideche. «Mas fê-lo sob reserva, com declaração de...

Novos acessos em Pinhal Novo

A Rede Rodoviária Nacional (REFER) vai abrir, amanhã, ao trânsito uma nova ponte rodoviária sobre a linha de caminho-de-ferro junto à estação de Pinhal Novo, revelou a Câmara Municipal de Palmela. Por sua vez, a autarquia também já iniciou a...

«A importância da Escola Superior de Tecnologia do Mar»

Integrado na iniciativa «Em Movimento por um Portugal com Futuro» realizou-se, sábado, na Fortaleza de Peniche, um debate público organizado pela Comissão Concelhia de Peniche do PCP sobre «A importância da Escola Superior de Tecnologia do Mar no contexto local e...