«A importância da Escola Superior de Tecnologia do Mar»
Integrado na iniciativa «Em Movimento por um Portugal com Futuro» realizou-se, sábado, na Fortaleza de Peniche, um debate público organizado pela Comissão Concelhia de Peniche do PCP sobre «A importância da Escola Superior de Tecnologia do Mar no contexto local e regional».
Numa intervenção ilustrada com a apresentação de diapositivos, Ana Sofia Viana, Subdirectora da ESTM forneceu à assistência uma perspectiva sobre o passado e o presente daquela instituição, os problemas actuais e o que se está a fazer visando a consolidação deste projecto. Pela Associação de Estudantes, Ricardo Santos fez referência a alguma inquietação instalada entre os alunos da ESTM quanto ao futuro desta Escola. Jorge Amador, membro do Comité Central do PCP e Presidente da Junta de Freguesia de Serra d’El-Rei, por seu turno, sublinhou as dificuldades criadas pelo actual Governo PSD à ESTM, contrariando compromissos anteriormente assumidos.
De um modo geral, as intervenções da assistência, com destaque para Hernâni Mergulhão, da CDU da Lourinhã e professor no ISEL, José Maria Costa, ex-vereador da Câmara de Peniche, eleito pelo PS, António José Correia, vereador da Câmara de Peniche, eleito pela CDU e Júlio Coelho, professor da ESTM, embora assumindo pontos de vista diferenciados, convergiram em salientar a importância indesmentível que a ESTM assume para Peniche.
A encerrar esta iniciativa, usou da palavra António Abreu, António Abreu, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e vereador da Câmara Municipal de Lisboa, aproveitou a ocasião para criticar e desmontar a visão puramente economicista que tem vindo a orientar a política educativa em Portugal e que constitui um dos maiores entraves ao desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país.