«A importância da Escola Superior de Tecnologia do Mar»

Integrado na iniciativa «Em Movimento por um Portugal com Futuro» realizou-se, sábado, na Fortaleza de Peniche, um debate público organizado pela Comissão Concelhia de Peniche do PCP sobre «A importância da Escola Superior de Tecnologia do Mar no contexto local e regional».

Numa intervenção ilustrada com a apresentação de diapositivos, Ana Sofia Viana, Subdirectora da ESTM forneceu à assistência uma perspectiva sobre o passado e o presente daquela instituição, os problemas actuais e o que se está a fazer visando a consolidação deste projecto. Pela Associação de Estudantes, Ricardo Santos fez referência a alguma inquietação instalada entre os alunos da ESTM quanto ao futuro desta Escola. Jorge Amador, membro do Comité Central do PCP e Presidente da Junta de Freguesia de Serra d’El-Rei, por seu turno, sublinhou as dificuldades criadas pelo actual Governo PSD à ESTM, contrariando compromissos anteriormente assumidos.

De um modo geral, as intervenções da assistência, com destaque para Hernâni Mergulhão, da CDU da Lourinhã e professor no ISEL, José Maria Costa, ex-vereador da Câmara de Peniche, eleito pelo PS, António José Correia, vereador da Câmara de Peniche, eleito pela CDU e Júlio Coelho, professor da ESTM, embora assumindo pontos de vista diferenciados, convergiram em salientar a importância indesmentível que a ESTM assume para Peniche.

A encerrar esta iniciativa, usou da palavra António Abreu, António Abreu, membro da Comissão Política do Comité Central do PCP e vereador da Câmara Municipal de Lisboa, aproveitou a ocasião para criticar e desmontar a visão puramente economicista que tem vindo a orientar a política educativa em Portugal e que constitui um dos maiores entraves ao desenvolvimento científico e tecnológico do nosso país.



Mais artigos de: Nacional

Contra a guerra

O protesto, que congrega 59 organizações políticas e da sociedade civil portuguesa, com o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) à cabeça, integra-se no Dia Europeu Contra a Guerra no Iraque, decretado para dia 15 pelo Fórum Social Europeu....

Insuficiência de verbas

A situação financeira e os apoios comunitários directos serão os principais temas de debate no «II Encontro de Autarcas das Freguesias do Distrito de Setúbal», que se realizará dia 22, no Fórum Luísa Todi.

Reabilitação urbana deve prosseguir

Durante anos, a CML promoveu processos sucessivos de reabilitação urbana para páteos, vilas, prédios da Lisboa histórica. Mais do que objectivos urbanísticos, o que então norteou a CML foi a recusa da «gentrificação» dos bairros, ou seja, a recusa de substituir em massa os seus habitantes por outros de classes mais ricas.

Utentes exigem melhores transportes

Os utentes dos Transportes Sul do Tejo e da Transtejo do Montijo e Alcochete reuniram-se, na passada semana, e criaram uma nova comissão de utentes.

Pela construção do hospital em Alcabideche

Privilegiando em absoluto a necessidade da implementação em Cascais de um novo hospital, a CDU local votou, na passada semana, favoravelmente a proposta da maioria PSD/PP, para a construção de um hospital em Alcabideche. «Mas fê-lo sob reserva, com declaração de...

Novos acessos em Pinhal Novo

A Rede Rodoviária Nacional (REFER) vai abrir, amanhã, ao trânsito uma nova ponte rodoviária sobre a linha de caminho-de-ferro junto à estação de Pinhal Novo, revelou a Câmara Municipal de Palmela. Por sua vez, a autarquia também já iniciou a...