Editorial

POR UM GRANDE 1.º DE MAIO!

Mais uma vez, as ruas encheram-se de gente com as cores da festa e da luta nas comemorações populares do 25 de Abril. Nos...
Opinião
Actual

Vale a pena lutar!

No dia em que estas linhas chegarem às mãos do leitor estarão a ser anunciadas pelo Governo a suas decisões...
Actual

Antes que seja tarde

A tensão na península da Coreia continua a aumentar: no início da semana, Donald Trump instou a ONU a impor novas...
Crónica Internacional

Eleições em França

O povo francês foi a votos na primeira volta das eleições presidenciais. Emmanuel Macron, o candidato apresentado como...
A talhe de foice

Revoluções

Comentando os resultados da 1.ª volta das presidenciais em França, que tirou da corrida os representantes do PSF e dos...
PCP

Abril na vida das mulheres

A Revolução de Abril constitui um dos mais importantes acontecimentos da história de Portugal para a luta emancipadora das mulheres, tendo posto fim à situação de opressão e exploração, de ausência de liberdades e direitos, de atraso social e pobreza a que o fascismo as sujeitou, bem como ao povo e ao País.

Em Foco

Todos ao 1.º de Maio <br>para exigir valorização

COMEMORAÇÃO Para este 1.º de Maio, dia de festa e de luta, a CGTP-IN apontou como tema principal a exigência de valorização do trabalho e dos trabalhadores, devendo reflectir-se nos salários, no emprego, na contratação colectiva, nos horários de trabalho e nos serviços públicos.

Valores de Abril vivem e projectam-se no futuro

COMEMORAÇÕES Por todo o País, em múltiplas e diversificadas iniciativas em que participaram muitos milhares de pessoas, comemorou-se mais um aniversário da Revolução de Abril, realçando a perenidade e actualidade dos seus valores e conquistas.

 

Autárquicas

Almadenses chamados a participar na caminhada de progresso

ALMADA Joaquim Judas e José Manuel Maia encabeçam as listas da CDU à Câmara e Assembleia Municipal. Na presença de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP, foram apresentados, dia 21, os primeiros candidatos aos órgãos autárquicos do concelho.

Breves

São João da MadeiraRita Mendes, 37 anos, é a candidata da CDU à presidência da...
PCP

O Militante

Sai para a semana a edição de Maio/Junho da revista O Militante, que traz na capa as...

Faleceu Salomé Branco

Faleceu no dia 22 de Abril, com 59 anos, Maria Salomé Branco, funcionária do Partido que nos...

Três pérolas

1. O passado fim-de-semana começou com um diário nacional a colocar Jerónimo de Sousa num daqueles exercícios...
Trabalhadores

Não docentes manifestaram-se <br>por condições melhores

ESCOLAS A manifestação de dia 21, em Lisboa, deixou claro que os compromissos do Governo têm de dar lugar a medidas urgentes, como a integração de quem tem vínculos precários e a contratação de mais pessoal não docente.

Luta na INCM

Com um plenário, frente à sede da empresa, seguido de deslocação à...

Greves parciais no Tejo

Para a Fectrans/CGTP-IN, a série de greves de três ou duas horas por turno, que começou ontem, dia 26, com forte...
Assembleia da República
Nacional

Museu da Resistência em Peniche é um projecto com futuro

ENTREVISTA José Pedro Soares, o primeiro subscritor da petição «Forte de Peniche – em defesa da memória, resistência e luta», afirmou em declarações ao Avante! que a acção dos democratas e antifascistas obrigou o Governo a recuar na intenção de privatizar aquele símbolo da repressão e da luta contra o fascismo.

Abril – paz e lutas mil!

Image 22624

O Comité Nacional Preparatório (CNP) de Portugal do 19.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE) pintou um mural, no dia 18 de Abril, numa estrutura amovível, na Praça dos Restauradores, em Lisboa. Com esta iniciativa, o CNP associou-se às comemorações do 25 de Abril, afirmando que os valores da paz e da solidariedade, valores presentes na história do FMJE, são também valores de Abril, valores presentes nas lutas quotidianas da juventude portuguesa.

O mural, que se integra na campanha lançada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação «Sim à paz, não à NATO – contra a cimeira da NATO em Bruxelas de 2017», visa ainda promover em Portugal do 19.º FMJE, que se realiza de 14 a 22 de Outubro de 2017 em Sochi, Rússia, e do Acampamento pela Paz, que decorrerá entre 28 e 30 de Julho em Évora.

Europa

Franceses penalizam partidos dominantes

PRESIDENCIAIS A primeira volta das eleições presidenciais francesas, realizada dia 23, foi ganha pelo neoliberal Emmanuel Macron, seguido pela candidata da extrema-direita Marine Le Pen.

Ataque à maternidade

Um dos compromissos do PCP para a sua intervenção institucional no quadro do Parlamento Europeu...
Internacional

Bolivarianos na rua defendem revolução

O povo da Venezuela tem-se manifestado pela soberania e o progresso protagonizados pelo processo bolivariano, pela democracia e a paz que o governo defende face à violência opositora.

Temas

Do heroísmo à firmeza

Instalar na antiga sede da PIDE/DGS no Porto um espaço que preservasse e projectasse a história da resistência antifascista é uma aspiração que remonta ao dia em que a polícia política foi escorraçada do edifício da Rua do Heroísmo e os presos dali libertados. O sonho foi agora concretizado fruto da determinação da União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), que nunca desistiu.

Lénine – Entre duas revoluções

Lénine desenvolveu e enriqueceu a herança teórica de Marx e Engels em novas condições históricas, no fogo das batalhas revolucionárias do proletariado russo que assinalaram o alvorecer do século XX.

Argumentos
TVisto

Do livro e da vida

Foi, no passado dia 23, o Dia Mundial do Livro, e em rigor não pode ser dito que ao telespectador português, designadamente ao da...
Memória
Aconteceu

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de SousaSecretário-geral do PCP   Eleições...

A semana em resumo

Frases

“O dr. Luís Montenegro é incontestavelmente um dos rostos do futuro do...