Breves
São João da Madeira
Rita Mendes, 37 anos, é a candidata da CDU à presidência da Câmara de S. João da Madeira. Licenciada em Ensino Básico, é mestre em Educação em Línguas pela Universidade de Aveiro e doutorada em Educação. Foi presidente da Associação de Estudantes da Escola João da Silva Correia e dirigente do Sindicato de Professores do Norte. É membro da DORAV e integra a Comissão Concelhia do PCP. Foi candidata da CDU à Câmara Municipal em 2013. Foi e é eleita na Assembleia Municipal (AM).
Jorge Cortez e Joana Dias são, respectivamente, os primeiros candidatos da Coligação PCP-PEV à AM e Assembleia de Freguesia de S. João da Madeira.
Cadaval
Ricardo Miguel e Brizelinda Marques encabeçam, respectivamente, as lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal do Cadaval. A Coligação PCP-PEV defende, entre outras coisas, a conclusão da revisão do Plano Director Municipal, iniciada há 15 anos, a valorização da Serra de Montejunto, a criação de um museu do vinho e a reversão do processo de fusão das freguesias.
Ricardo Miguel, 36 anos, é professor e militante do PCP, partido pelo qual foi eleito em 2013 para a Assembleia Municipal. Nas eleições autárquicas de 2005 e 2009 liderou a lista candidata à Câmara.
Brizelinda Marques foi, em 2013, a candidata da CDU à presidência da autarquia.
Ajuda e Alcântara
O candidato da CDU à Assembleia de Freguesia da Ajuda é Hugo Rodrigues, 37 anos. Natural de Lisboa, o cabeça de lista, eleito da Coligação PCP-PEV na Assembleia de Freguesia de Ajuda, tem o curso de instrutor de condução automóvel. Foi aprendiz de mecânico e trabalha, desde 1999, na Associação Nacional de Escolas de Condução Automóvel, como escriturário.
Em Alcântara a lista da CDU é encabeçada por Rui Santos Silva, 46 anos, actual presidente da Assembleia de Freguesia. É Coordenador Distrital de Lisboa do Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações, membro do Secretariado de Célula dos CTT, onde trabalha desde 1995, e dos Organismos de Direcção do Sector das Águas, Comunicações e Energias do PCP. Está ligado ao movimento associativo, particularmente na Academia de Santo Amaro. É jogador federado de rugby no Clube de Futebol «Os Belenenses».
Oeiras
Heloísa Apolónia – 47 anos, jurista, deputada do Partido Ecologista «Os Verdes» na Assembleia da República desde 1995, eleita pelo círculo eleitoral de Setúbal – é a candidata da CDU à Câmara de Oeiras nas autárquicas de Outubro. Daniel dos Reis Branco, vereador em Oeiras e presidente da Câmara de Vila Franca de Xira entre 1980 e 1997, encabeça a lista para a Assembleia Municipal.
A Coligação PCP-PEV está empenhada na dinâmica e no desenvolvimento do concelho de Oeiras, com a necessidade objectiva de envolver as populações para construir o futuro.
Odivelas
Paulo Quaresma encabeça a lista da CDU à União das Freguesias da Pontinha e Famões. A apresentação pública ocorreu no sábado, na Pontinha, e no domingo, em Famões, com a presença de Fernando Paínho Ferreira, cabeça de lista da Coligação PCP-PEV à Câmara de Odivelas.
Paulo Quaresma é militante do PCP e presidiu ao executivo da Junta de Freguesia de Carnide entre 2002 e 2013 e foi vice-presidente da ANAFRE entre 2010 e 2014. Com larga experiência no movimento associativo, é actualmente presidente da Associação Cultural Boutique da Cultura. Professor do 1.º ciclo do Ensino Básico está a concluir o mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária. Coordena o Gabinete de Intervenção Local da Câmara de Loures.
Torres Novas
Integrado nas VII Jornadas Autárquicas da CDU – Torres Novas, realizou-se, dia 18, um debate com o tema «O concelho: estratégias de desenvolvimento». A iniciativa contou com as intervenções de António Ferreira, economista e do executivo da DORSA do PCP, Carlos Coutinho, presidente da Câmara de Benavente, Júlia Amorim, presidente da Câmara de Constância, e Filipa Rodrigues, vereadora da CDU na Câmara de Torres Novas.
Cada orador partilhou a sua visão e experiência no trabalho autárquico, sendo de salientar que todos foram unânimes em que o desenvolvimento deve ser sustentável e orientado para a resolução dos problemas da população, privilegiando o contacto directo e activo com as pessoas.
As conclusões destas jornadas vão ser apresentadas no dia 4 de Maio.
Vila Real de Santo António
Mais de 200 pessoas – amigos, apoiantes e activistas – participaram na apresentação pública, na sexta-feira, 21, dos primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Vila Real de Santo António, respectivamente, Álvaro Leal e José Cruz.
Para além dos candidatos, a iniciativa contou com a intervenção de Vasco Cardoso, da Comissão Política do Comité Central do PCP. Presentes estiveram também Rosa Palma, presidente da Câmara de Silves e de novo cabeça de lista a esta autarquia pela CDU, e Paulo Sá, deputado do PCP na Assembleia da República, eleito pelo Algarve.
Alvito
António Valério vai recandidatar-se à presidência da Câmara de Alvito, anunciou, dia 18, a CDU. Segundo a Coligação PCP-PEV «o caminho feito e os resultados do trabalho» de António Valério «precisam de ser continuados a bem das populações e do desenvolvimento» do concelho.
O candidato, com 60 anos, é natural de Alvito, onde reside, licenciado e mestre em História pela Universidade de Lisboa. Antes de assumir as funções de presidente do município era professor de História no Ensino Secundário.
Sines
O candidato da CDU à presidência da Câmara de Sines é Hélder Guerreiro. O cabeça de lista, actual vereador na autarquia, foi, entre 2002 e 2013, eleito na Assembleia Municipal de Sines, tendo coordenado a Comissão Especializada de Ambiente. Foi candidato nas listas da Coligação PCP-PEV à Assembleia da República pelo distrito de Setúbal em 2009 e 2011.
Na Petrogal coordena a Comissão Central de Trabalhadores, sendo igualmente dirigente sindical, membro da Comissão Executiva do SITE Sul e do Conselho Nacional da CGTP-IN. É da Comissão Concelhia de Sines e da Direcção Regional do Litoral Alentejano do PCP.
A apresentação pública do candidato decorreu, anteontem, 25 de Abril, num almoço-convívio no Salão do Povo, tendo contado com a participação de Manuel Rodrigues, da Comissão Política do Comité Central do PCP.
Azambuja
O arquitecto David Mendes, 62 anos, é o cabeça de lista da CDU à Câmara de Azambuja. Ocupa actualmente o cargo de vereador na autarquia, não tendo pelouros atribuídos.
Valongo
Armando Bessa, 48 anos, empresário dos sectores imobiliário e têxtil, é o candidato da Coligação PCP-PEV à presidência da União das Juntas de Freguesia de Campo e Sobrado, Valongo. O cabeça de lista, natural de Campo, trabalhou nos SMAS do Porto durante 20 anos, como fiscal de obras, tendo sido ali membro da comissão de trabalhadores em vários mandatos. Foi presidente do Sport Clube de Campo.
O segundo candidato da lista é Joaquim Veloso Delgado, marceneiro, natural de Sobrado e ali residente. No campo do associativismo, Joaquim Delgado faz parte da Liga de Utentes do Centro de Saúde de Sobrado.