Aumento do abono é limitado mas de «grande significado»
Jerónimo de Sousa liderou a comitiva do PCP que visitou, no passado dia 20, a Associação Casal Popular da Damaia, na Amadora, uma IPSS criada pela associação de moradores local e que conta com as valência de creche, jardim de infância, ATL, centro de dia e apoio domiciliário a idosos. Com esta iniciativa, o PCP pretendeu valorizar os aumentos verificados no abono de família, particularmente para as crianças até três anos, que nessa semana entraram em vigor.
Destacando o papel decisivo do PCP no aumento desta importante prestação social, Jerónimo de Sousa não deixou de lembrar que este ficou aquém daquela que era a proposta comunista. Muito embora tenha um «alcance limitado», os aumentos verificados são de «grande significado», sobretudo por surgirem após quatro anos de cortes no abono de família e mesmo de exclusão de muitas crianças desta prestação. Para o Secretário-geral do PCP, é também fundamental aumentar salários, pensões e reformas.
Questionado pelos jornalistas acerca da possibilidade de tornar obrigatória a vacinação – devido ao recente surto de sarampo –, Jerónimo de Sousa realçou que essa questão deveria ser considerada e que o debate da proposta de lei do Governo sobre saúde pública pode ser o momento para essa reflexão.
Da delegação do PCP faziam ainda parte, entre outros, Armindo Miranda, da Comissão Política, e Amável Alves, primeiro candidato da CDU à Câmara Municipal da Amadora.