A talhe de foice
Cantemos
PCP
Ilusões ou alternativa?
A crise em que o País está mergulhado, incluindo a corrupção, não é obra do acaso, é o resultado da política de direita. Os exemplos do BPN, do BPP e do BES/GES, a condenação do ex-presidente do grupo parlamentar do PSD, Duarte Lima, ou os casos de corrupção envolvendo figuras com elevadas responsabilidades na estrutura do Estado não estão desligados das políticas que entregaram o País e a economia nacional a um punhado de interesses económicos e financeiros.
Crónica Internacional
Nuvens e transtornos
Actual
A raiz do problema
Actual
PS, o Congresso da continuidade
Actual
Faz sentido
Cante alentejano<br>é património da humanidade
O cante alentejano já é Património Cultural Imaterial da Humanidade. A distinção foi aprovada no dia 27 de Novembro, em Paris, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Este é o desfecho feliz do trabalho colectivo para o reconhecimento do cante alentejano.
Alegria e emoção à chegada
Saudação do PCP
Uma certa maneira de cantar
Um Partido forte, unido e determinado
O PCP está mais forte, mais coeso e mais capaz de fazer frente às exigências colocadas por uma situação social e económica cujas consequências brutais se abatem sobre os trabalhadores e o povo do Algarve. Esta realidade foi amplamente demonstrada na 8.ª Assembleia da Organização Regional do PCP, realizada no sábado, 29, em Faro, que aprovou igualmente as orientações necessárias para prosseguir e consolidar os avanços alcançados.
Romper com a política de direita
Num comício na Baixa da Banheira e num almoço em Alenquer, Jerónimo de Sousa reafirmou a urgência de prosseguir e intensificar a luta pela demissão do Governo.
Alargar a frente social de luta
Prioridade ao reforço do Partido
As assembleias das organizações assumem, no quadro do reforço do Partido, um papel preponderante, pelo que representam de discussão e decisão colectivas e de responsabilização de militantes.
Consolidar e potenciar avanços
O Partido de todas as lutas
Perante uma violenta ofensiva do Governo e do grande capital contra direitos económicos e sociais dos trabalhadores e do povo, o PCP assume-se como força determinante para as duras lutas que urge travar.
Travar a privatização
Afirmar um projecto ímpar
Soberania e independência
Faleceu Maria do Pilar Vicente
Estourar a «requalificação»
A liquidação de sete centenas de postos de trabalho, através da «requalificação», representa um balão de ensaio para que esta forma de despedimento colectivo possa ser aplicada noutras áreas, mas os trabalhadores e as suas organizações respondem com unidade, determinação e luta, para derrotar mais este ataque.
Greve histórica no handling
No dia 1, segunda-feira, a greve do pessoal da assistência em terra nos aeroportos uniu os trabalhadores da Portway, da SPdH e das empresas de trabalho temporário.
Alerta de luta pela ferrovia
Os trabalhadores e os sindicatos do sector ferroviário exigem medidas de defesa da EMEF e combatem a fusão da Refer com a Estradas de Portugal e a entrega dos terminais da CP Carga à Refer, para serem privatizados.
Exploração via CEI deve acabar
«É urgente pôr fim à exploração dos desempregados», exigiu a CGTP-IN, protestando contra o facto de o Governo nada ter feito para cumprir a recomendação do Provedor de Justiça sobre abusos e ilegalidades nos contratos CEI e CEI+ no Estado.
Hoje é dia de lutar
Nova greve à nova PACC
O Arsenal do Alfeite podia fazer...
Trabalho e vida pessoal
O pesadelo da injustiça fiscal
O parlamento aprovou, dia 26, na generalidade, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP, a abstenção do PS e os votos contra de PCP, PEV e BE, os diplomas do Governo sobre o IRS e a «fiscalidade verde».
Amiga das famílias?
Carregar em quem trabalha
A alternativa fiscal
Trabalhadores fazem falta aos serviços
O PCP insurgiu-se contra o que considera ser o despedimento colectivo que PSD e CDS-PP têm em preparação na Segurança Social, classificando a medida de «inaceitável» e defendendo que os 687 trabalhadores abrangidos «são absolutamente necessários aos serviços» daquela entidade.
Voto pela Palestina
Resistir e vencer
A luta do povo palestiniano por uma pátria independente e soberana e a solidariedade dos povos para com a sua causa, estiveram em destaque no Seminário Internacional que decorreu sábado, 29, em Almada.
«Inferno» continua no Aleixo
«Confirma-se o fracasso total e completo da “operação Bairro do Aleixo”, uma bandeira política de Rui Rio e da coligação municipal PSD/CDS», afirmaram os eleitos da CDU nos órgão municipais da cidade do Porto, para quem o actual presidente da autarquia, Rui Moreira, «pode e deve empenhar-se na anulação desta operação imobiliária».
Municipalizar não é solução
Contra a sanha privatizadora do Governo e em defesa dos transportes públicos, ao serviço das populações e sob responsabilidade da Administração Central, manifestaram-se os eleitos comunistas na Câmara Municipal de Lisboa, que exigem da autarquia igual posição inequívoca.
JCP apela a que não parem
A Juventude Comunista Portuguesa valoriza a luta travada em todo o País pelos estudantes do Ensino Superior e apela a que esta prossiga e se intensifique.
Orçamento inimigo do povo
35 anos da JCP assinalados em Setúbal
Seis mil contra portagens
Eleições e participação
Não à pobreza e desemprego
Uma greve geral paralisou a Grécia, dia 27, em repúdio pelas desastrosas políticas de austeridade e contra a permanência da troika no país.
Revolta cresce
Uma semana após as greves em quatro regiões belgas, trabalhadores dos diferentes sectores paralisaram, na segunda-feira, 1, as regiões de Liège, Namur, Flandres Ocidental e Oriental.
Juncker sobrevive à censura
Milhares nas ruas
«Abrindo as janelas»
Tabaré Vázquez presidente
O candidato da Frente Ampla, Tabaré Vázquez, venceu a segunda volta das eleições presidenciais no Uruguai, realizadas este domingo, com 53,6 por cento dos votos.
Recomeçam negociações de paz
A Colômbia voltou esta segunda-feira, 1, à mesa das negociações de paz em Havana, a fim de avaliar o processo e definir como deverá continuar, informou o presidente Juan Manuel dos Santos.
Dólar e euro fora da UEE
Novos escravos são 21 milhões
Namíbia reforça apoio à Swapo
Política de navegação à vista não serve a Ciência
A propósito do mais que discutível «processo de avaliação» das unidades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (I&D) que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) promoveu durante o corrente ano, e das muitas, naturais e justas manifestações de protesto que imediatamente provocou na comunidade académica, a questão da investigação científica, seu papel e importância, foram abordados na comunicação social com uma frequência inusitada para estes temas.