Nova greve à nova PACC
A Federação Nacional dos Professores e mais seis organizações sindicais apresentaram um pré-aviso de greve conjunto para dia 19, visando todo o serviço da PACC (prova de avaliação de conhecimentos e capacidades).
Fenprof, ASPL, Sepleu, Sinape, SIPE, Sippeb e Spliu «mantêm a luta contra a abjecta PACC que o MEC quer reeditar no próximo dia 19 de Dezembro», afirma-se no comunicado que as organizações sindicais divulgaram anteontem, ao anunciarem a apresentação do pré-aviso de greve, «em coerência com a apreciação feita sobre o mecanismo – uma praxe injustificável a que o MEC continua a querer submeter os docentes e a profissão».
O Provedor de Justiça invalidou a exclusão dos concursos, pelo MEC, de cerca de oito mil docentes que não se sujeitaram à PACC, congratulou-se a Fenprof, no dia 25, perguntando «que mais será necessário para que este ministro e a sua equipa se demitam ou sejam demitidos». Todos os excluídos das listas de concursos devem ser nelas reintegrados e colocados, se da reintegração resultar tal efeito, exigem os sindicatos.
Contra a municipalização da Educação, que o Governo desencadeou num processo marcado por secretismo e excluindo os professores do debate, a Fenprof entregou na AR esta terça-feira, dia 2, uma petição com quase 13 mil assinaturas, recolhidas em menos de duas semanas.