Luta dos estudantes do Superior

JCP apela a que não parem

A Juventude Comunista Portuguesa valoriza a luta travada em todo o País pelos estudantes do Ensino Superior e apela a que esta prossiga e se intensifique.

Os estudantes contestam novos cortes no Ensino Superior

Image 17198

«A JCP valoriza muito a luta que os estudantes do Ensino Superior têm realizado e renova o seu apelo para a continuidade e aprofundamento, reiterando a necessidade de aumentar o patamar da convergência de todos os estudantes e das suas associações na defesa do direito a estudar, contra os cortes, contra mais ataques ao Ensino Superior.» Esta é a conclusão do Secretariado da Direcção Central de Ensino Superior da Juventude Comunista Portuguesa (JCP), que em comunicado, divulgado anteontem, identifica e faz o balanço das jornadas levadas a cabo durante o mês de Novembro, em instituições académicas em várias cidades do País, «contra o Orçamento do Estado para 2015, contra este Governo e estas políticas de ataque ao Ensino Superior.»

Depois de uma «combativa e determinada» manifestação em Lisboa, promovida por 11 Associações de Estudantes de Lisboa e do Porto, que deu ânimo para que, «em cada escola, em cada universidade ou instituto politécnico», os alunos chumbassem este OE, também os estudantes do Superior do Porto decidiram expressar na rua o seu descontentamento e repúdio, concretizando uma manifestação e uma concentração na cidade no passado dia 20 de Novembro.

Cinco dias depois, a 25, em Coimbra, uma acção de protesto convocada pela Associação Académica colocou a nu as carências no financiamento do Ensino Superior. Simultaneamente, em Évora, os estudantes realizaram uma conferência de imprensa no Pólo dos Leões para denunciarem, como consequência da ofensiva contra a escola pública, a degradação da Universidade. Antes, os alunos eborenses já haviam colocado faixas contra as placas de amianto que ainda existem no Pólo dos Leões, e para o próximo dia 17 convocaram já uma concentração na Praça do Giraldo, lembra a JCP.

No documento, a organização revolucionária da juventude portuguesa recorda, ainda, os protesto ocorrido na Faculdade de Ciências e Tecnologias da UNL, no Monte de Caparica, contra a falta de qualidade da cantina, com a entrega, dia 25, de um abaixo-assinado, isto antes de revelar que ainda neste semestre e no período de interrupção lectiva, outras lutas ocorrerão.




Mais artigos de: Nacional

Resistir e vencer

A luta do povo palestiniano por uma pátria independente e soberana e a solidariedade dos povos para com a sua causa, estiveram em destaque no Seminário Internacional que decorreu sábado, 29, em Almada.

«Inferno» continua no Aleixo

«Confirma-se o fracasso total e completo da “operação Bairro do Aleixo”, uma bandeira política de Rui Rio e da coligação municipal PSD/CDS», afirmaram os eleitos da CDU nos órgão municipais da cidade do Porto, para quem o actual presidente da autarquia, Rui Moreira, «pode e deve empenhar-se na anulação desta operação imobiliária».

Municipalizar não é solução

Contra a sanha privatizadora do Governo e em defesa dos transportes públicos, ao serviço das populações e sob responsabilidade da Administração Central, manifestaram-se os eleitos comunistas na Câmara Municipal de Lisboa, que exigem da autarquia igual posição inequívoca.

Orçamento inimigo do povo

«Ao contrário do discurso oficial do Governo», já em «estratégia pré-eleitoral», o Orçamento do Estado para 2015 prossegue e agrava o empobrecimento generalizado e as desigualdades sociais, sendo, por isso, «inimigo dos trabalhadores e das suas...

35 anos da JCP assinalados em Setúbal

Com concertos de «Set e convidados», «Persona 77» e «C4», a Comissão Regional de Setúbal da Juventude Comunista Portuguesa (JCP) assinalou, no sábado, 29, no Ginásio Clube de Corroios, concelho do Seixal, o 35.º aniversário da...

Seis mil contra portagens

A Comissão de Utentes da Autoestrada Transmontana entregou, anteontem, na Assembleia da República, uma petição com mais de seis mil assinaturas contra a introdução de portagens na A4. Em conferência de imprensa junto ao parlamento a pós encontros com os grupos...

Eleições e participação

A Casa do Alentejo, em Lisboa, acolhe no próximo dia 9, pelas 18h30, uma sessão pública sobre «Próximas Eleições e Participação Democrática», promovida pela Comissão para a Defesa da Liberdade e da Democracia. Serão oradores o...