Trabalho e vida pessoal
No dia 10, quarta-feira, a CGTP-IN leva a cabo em Lisboa uma acção pública sobre a importância dos horários de trabalho e pela conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.
Na Rua do Carmo, junto ao Rossio, entre as 15 e as 17 horas, a central procurará trazer para a praça pública experiências de casos reais de ataques patronais ao direito de conciliar trabalho e família. Vai também divulgar desfechos positivos e valorizar vitórias alcançadas com a intervenção sindical.
Dos vários obstáculos à conciliação entre trabalho e vida pessoal, a Inter destaca - na nota em que anuncia a acção de dia 10 - a ofensiva patronal e governamental para desregulamentação e alargamento dos horários de trabalho, o incumprimento de direitos contratuais, a imposição de «bancos de horas», a recusa de horários flexíveis a mães e pais trabalhadores com filhos de idade até 12 anos.
Esta iniciativa insere-se no «Ano Europeu da conciliação entre a vida profissional e a vida familiar» e é organizada conjuntamente pelas três organizações específicas da CGTP-IN: a Comissão para a Igualdade entre Mulheres e Homens, a Interjovem e a Inter-Reformados.