Hoje é dia de lutar

A partir das 10h30, junto ao Ministério das Finanças, em Lisboa, realiza-se hoje uma jornada nacional de luta dos trabalhadores da Administração Local, promovida pelos sindicatos da CGTP-IN no sector (STAL e STML), que dão seguimento à luta pelo horário máximo de trabalho semanal de 35 horas e pela publicação dos acordos (ACEP) celebrados com câmaras municipais, juntas de freguesia, empresas locais e outras entidades autárquicas, e que o Governo tenta de forma ilegítima anular.
No folheto que foi distribuído durante a mobilização para a concentração de hoje, seguida de desfile, os sindicatos destacam que «mais de dois terços das autarquias não aumentaram o horário de trabalho, respeitando um direito elementar dos trabalhadores». É salientado o facto de já ter decorrido mais de ano e meio de resistência e luta contra o alargamento para a semana de 40 horas, imposto pelo Governo.
Entre os objectivos mantém-se a exigência de demissão do Governo e convocação de eleições antecipadas, para alteração de política.

A Comissão de Trabalhadores da Portugal Telecom e sete organizações sindicais promovem hoje, às 14h30, junto à residência oficial do primeiro-ministro, uma concentração para exigir que o Governo intervenha, de modo a impedir que a PT Portugal seja alienada, o que levaria à destruição da PT. «Está em causa o interesse nacional, o interesse económico, o futuro dos trabalhadores e do País», salientam as estruturas representativas, num comunicado conjunto a apelar à participação na luta.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Estourar a «requalificação»

A liquidação de sete centenas de postos de trabalho, através da «requalificação», representa um balão de ensaio para que esta forma de despedimento colectivo possa ser aplicada noutras áreas, mas os trabalhadores e as suas organizações respondem com unidade, determinação e luta, para derrotar mais este ataque.

Greve histórica no handling

No dia 1, segunda-feira, a greve do pessoal da assistência em terra nos aeroportos uniu os trabalhadores da Portway, da SPdH e das empresas de trabalho temporário.

Alerta de luta pela ferrovia

Os trabalhadores e os sindicatos do sector ferroviário exigem medidas de defesa da EMEF e combatem a fusão da Refer com a Estradas de Portugal e a entrega dos terminais da CP Carga à Refer, para serem privatizados.

Exploração via CEI deve acabar

«É urgente pôr fim à exploração dos desempregados», exigiu a CGTP-IN, protestando contra o facto de o Governo nada ter feito para cumprir a recomendação do Provedor de Justiça sobre abusos e ilegalidades nos contratos CEI e CEI+ no Estado.

Nova greve à nova PACC

A Federação Nacional dos Professores e mais seis organizações sindicais apresentaram um pré-aviso de greve conjunto para dia 19, visando todo o serviço da PACC (prova de avaliação de conhecimentos e capacidades).Fenprof, ASPL, Sepleu, Sinape, SIPE, Sippeb e Spliu...

O Arsenal do Alfeite podia fazer...

«O escândalo dos submarinos continua», protestaram na semana passada a União dos Sindicatos de Setúbal e o Sindicato dos Trabalhadores Civis das Forças Armadas, Estabelecimentos Fabris e Indústrias de Defesa, que num comunicado conjunto denunciaram a entrega a uma empresa...

Trabalho e vida pessoal

No dia 10, quarta-feira, a CGTP-IN leva a cabo em Lisboa uma acção pública sobre a importância dos horários de trabalho e pela conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar. Na Rua do Carmo, junto ao Rossio, entre as 15 e as 17 horas, a central...