Médica e membro do Comité Central

Faleceu Maria do Pilar Vicente

Aos 61 anos, faleceu Maria do Pilar Vicente, após doença grave. Médica cirurgiã, vice-presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e da Comissão Executiva da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), era membro do Comité Central do PCP.

Numa nota emitida no dia 28, o Secretariado do Comité Central salienta a sua participação, nos anos da ditadura, no movimento associativo estudantil e na luta antifascista. Este seu envolvimento na resistência valeu-lhe a prisão pela PIDE em 1973.

Maria do Pilar Vicente foi membro da Comissão de Moradores de Campolide, candidata pela CDU à Câmara Municipal de Mafra e fez parte do Grupo de Teatro do Hospital de São José.

Ao nível partidário, integrava o Secretariado da célula no Centro Hospitalar de Lisboa Central, a célula do Associativismo Médico, o organismo de Direcção do Sector da Saúde da Organização Regional de Lisboa e a Comissão Nacional do PCP para as questões da saúde. Membro do PCP desde 1988, integrava o Comité Central desde 2004, tendo sido eleita pela primeira vez no XVII Congresso.

O Secretariado do CC salienta ainda que Maria do Pilar Vicente era ainda uma «profissional de méritos reconhecidos, mulher de grande coragem e determinação, firme, corajosa e de uma generosidade imensa». Reconhecida pelos trabalhadores na luta pela

defesa dos seus direitos e pela construção de uma sociedade justa, «lutou e defendeu o Serviço Nacional de Saúde com toda a convicção, exercendo a sua profissão com elevado sentido do dever e disponibilidade inteira».

Lembrando que o PCP «contou sempre com a sua intervenção militante em defesa do seu ideal e projecto», o Secretariado endereçou à família as suas sentidas condolências.

 



Mais artigos de: PCP

Um Partido forte, unido e determinado

O PCP está mais forte, mais coeso e mais capaz de fazer frente às exigências colocadas por uma situação social e económica cujas consequências brutais se abatem sobre os trabalhadores e o povo do Algarve. Esta realidade foi amplamente demonstrada na 8.ª Assembleia da Organização Regional do PCP, realizada no sábado, 29, em Faro, que aprovou igualmente as orientações necessárias para prosseguir e consolidar os avanços alcançados.

Romper com a política de direita

Num comício na Baixa da Banheira e num almoço em Alenquer, Jerónimo de Sousa reafirmou a urgência de prosseguir e intensificar a luta pela demissão do Governo.

Alargar a frente social de luta

O Secretário-Geral do Partido esteve presente, no passado dia 8, na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, numa reunião que juntou mais de 80 pessoas, entre elas cerca de meia centena de independentes, homens e mulheres sem partido, com intervenção em áreas como o movimento sindical,...

Prioridade ao reforço do Partido

As assembleias das organizações assumem, no quadro do reforço do Partido, um papel preponderante, pelo que representam de discussão e decisão colectivas e de responsabilização de militantes.

Consolidar e potenciar avanços

Nos últimos anos, a organização do Partido no Algarve registou avanços notáveis, sendo o recrutamento de novos militantes e a intervenção regular junto dos trabalhadores e do povo alguns dos mais significativos. Como sempre sucede, os...

O Partido de todas as lutas

Perante uma violenta ofensiva do Governo e do grande capital contra direitos económicos e sociais dos trabalhadores e do povo, o PCP assume-se como força determinante para as duras lutas que urge travar.

Travar a privatização

O PCP reagiu à decisão do Conselho Metropolitano do Porto (CMP), assumida no dia 28, de reclamar do Governo a suspensão do processo de «concessão» da STCP. Para o Partido, a privatização desta empresa e o novo modelo, ainda mais gravoso, de...

Afirmar um projecto ímpar

O PCP promoveu, no dia 22, em Évora, um encontro distrital sobre o poder local, no qual participaram militantes do Partido, eleitos e activistas da CDU. O encontro, que contou com a presença de Jorge Cordeiro, do Secretariado e da Comissão Política, teve como objectivo central debater e...

Soberania e independência

O PCP promove amanhã às 15 horas, no Hotel Sofitel em Lisboa (Avenida da Liberdade), um debate sobre «A assumpção de uma política soberana e a afirmação do primado dos interesses nacionais», inserido na acção nacional «A força do...