Faleceu Maria do Pilar Vicente
Aos 61 anos, faleceu Maria do Pilar Vicente, após doença grave. Médica cirurgiã, vice-presidente do Sindicato dos Médicos da Zona Sul e da Comissão Executiva da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), era membro do Comité Central do PCP.
Numa nota emitida no dia 28, o Secretariado do Comité Central salienta a sua participação, nos anos da ditadura, no movimento associativo estudantil e na luta antifascista. Este seu envolvimento na resistência valeu-lhe a prisão pela PIDE em 1973.
Maria do Pilar Vicente foi membro da Comissão de Moradores de Campolide, candidata pela CDU à Câmara Municipal de Mafra e fez parte do Grupo de Teatro do Hospital de São José.
Ao nível partidário, integrava o Secretariado da célula no Centro Hospitalar de Lisboa Central, a célula do Associativismo Médico, o organismo de Direcção do Sector da Saúde da Organização Regional de Lisboa e a Comissão Nacional do PCP para as questões da saúde. Membro do PCP desde 1988, integrava o Comité Central desde 2004, tendo sido eleita pela primeira vez no XVII Congresso.
O Secretariado do CC salienta ainda que Maria do Pilar Vicente era ainda uma «profissional de méritos reconhecidos, mulher de grande coragem e determinação, firme, corajosa e de uma generosidade imensa». Reconhecida pelos trabalhadores na luta pela
defesa dos seus direitos e pela construção de uma sociedade justa, «lutou e defendeu o Serviço Nacional de Saúde com toda a convicção, exercendo a sua profissão com elevado sentido do dever e disponibilidade inteira».
Lembrando que o PCP «contou sempre com a sua intervenção militante em defesa do seu ideal e projecto», o Secretariado endereçou à família as suas sentidas condolências.