Afirmar um projecto ímpar
O PCP promoveu, no dia 22, em Évora, um encontro distrital sobre o poder local, no qual participaram militantes do Partido, eleitos e activistas da CDU. O encontro, que contou com a presença de Jorge Cordeiro, do Secretariado e da Comissão Política, teve como objectivo central debater e afirmar os traços distintivos do projecto autárquico do PCP.
Cumprido que está o primeiro ano de mandato após as eleições autárquicas de Setembro de 2013 (em que a CDU obteve importantes vitórias), os participantes no encontro fizeram um balanço positivo do trabalho realizado, em particular nas novas maiorias, pese embora a greve situação em que o PS deixou as Câmaras Municipais de Évora e Alandroal e a violência da actual ofensiva contra o Poder Local. Quer nas autarquias que já eram geridas pela CDU quer naquelas que o são desde há um ano, há obra feita, assente numa gestão participada, em constante ligação com os trabalhadores e as populações, valorizou-se no encontro. Foi precisamente esta ligação que permitiu identificar problemas, definir prioridades e disponibilizar recursos para os resolver, afirmou-se.
A situação financeira das autarquias, asfixiadas pelo FAM (que rouba ao distrito mais de sete milhões de euros e impõe várias retenções), exige uma gestão criteriosa e planeada, concluiu-se no encontro, onde se reafirmou igualmente a defesa dos serviços públicos, contra as tentativas de «municipalização» ou privatização actualmente em curso. A necessidade de definir uma estratégia global de comunicação e informação às populações e a necessidade de afirmar um projecto cultural único, apesar das diferenças entre municípios, foram também questões em destaque.
No final, foi aprovada uma resolução que traça as linhas de acção futuras. A constante ligação às populações e aos trabalhadores, visando a defesa intransigente dos seus direitos e aspirações, a afirmação de uma gestão democrática e participada são algumas das questões principais.