Editorial

PARTIDO DE CONFIANÇA

Apesar de uma agenda mediática centrada nos casos jurídicos e de corrupção, a situação nacional...
Opinião
A talhe de foice

Cantemos

A notícia correu mundo e fez correr rios de tinta. Merecidamente, sem dúvida. Oportunamente, por certo. E se é...
PCP

Ilusões ou alternativa?

A crise em que o País está mergulhado, incluindo a corrupção, não é obra do acaso, é o resultado da política de direita. Os exemplos do BPN, do BPP e do BES/GES, a condenação do ex-presidente do grupo parlamentar do PSD, Duarte Lima, ou os casos de corrupção envolvendo figuras com elevadas responsabilidades na estrutura do Estado não estão desligados das políticas que entregaram o País e a economia nacional a um punhado de interesses económicos e financeiros.

Crónica Internacional

Nuvens e transtornos

Um relatório de Outubro do FMI, com o sugestivo título de «Perspectivas da economia mundial: sequelas, nuvens e...
Actual

A raiz do problema

Quase todos os dias vêm a público novos casos e escândalos, numa espécie de interminável sucessão...
Actual

Faz sentido

Quem achar que os problemas do PS e de António Costa se situam em certos processos judiciais está enganado. O principal problema...
Em Foco

Cante alentejano<br>é património da humanidade

O cante alentejano já é Património Cultural Imaterial da Humanidade. A distinção foi aprovada no dia 27 de Novembro, em Paris, pelo Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Este é o desfecho feliz do trabalho colectivo para o reconhecimento do cante alentejano.

Alegria e emoção à chegada

Centenas de pessoas acolheram em apoteose, sexta-feira passada, 28, em Lisboa, a delegação que se deslocou a Paris para assistir...

Saudação do PCP

Saudando o reconhecimento do Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, o PCP,...

Uma certa maneira de cantar

Aquela pomba tão brancaTodos a querem p'ra siO Alentejo queimadoNinguém se lembra de ti Aquela andorinha negraBate as asas p'ra...
PCP

Um Partido forte, unido e determinado

O PCP está mais forte, mais coeso e mais capaz de fazer frente às exigências colocadas por uma situação social e económica cujas consequências brutais se abatem sobre os trabalhadores e o povo do Algarve. Esta realidade foi amplamente demonstrada na 8.ª Assembleia da Organização Regional do PCP, realizada no sábado, 29, em Faro, que aprovou igualmente as orientações necessárias para prosseguir e consolidar os avanços alcançados.

Romper com a política de direita

Num comício na Baixa da Banheira e num almoço em Alenquer, Jerónimo de Sousa reafirmou a urgência de prosseguir e intensificar a luta pela demissão do Governo.

Alargar a frente social de luta

O Secretário-Geral do Partido esteve presente, no passado dia 8, na Casa Municipal da Cultura, em Coimbra, numa reunião que...

Prioridade ao reforço do Partido

As assembleias das organizações assumem, no quadro do reforço do Partido, um papel preponderante, pelo que representam de discussão e decisão colectivas e de responsabilização de militantes.

O Partido de todas as lutas

Perante uma violenta ofensiva do Governo e do grande capital contra direitos económicos e sociais dos trabalhadores e do povo, o PCP assume-se como força determinante para as duras lutas que urge travar.

Travar a privatização

O PCP reagiu à decisão do Conselho Metropolitano do Porto (CMP), assumida no dia 28, de reclamar do Governo a suspensão...

Afirmar um projecto ímpar

O PCP promoveu, no dia 22, em Évora, um encontro distrital sobre o poder local, no qual participaram militantes do Partido, eleitos e...

Soberania e independência

O PCP promove amanhã às 15 horas, no Hotel Sofitel em Lisboa (Avenida da Liberdade), um debate sobre «A...
Trabalhadores

Estourar a «requalificação»

A liquidação de sete centenas de postos de trabalho, através da «requalificação», representa um balão de ensaio para que esta forma de despedimento colectivo possa ser aplicada noutras áreas, mas os trabalhadores e as suas organizações respondem com unidade, determinação e luta, para derrotar mais este ataque.

Greve histórica no handling

No dia 1, segunda-feira, a greve do pessoal da assistência em terra nos aeroportos uniu os trabalhadores da Portway, da SPdH e das empresas de trabalho temporário.

Alerta de luta pela ferrovia

Os trabalhadores e os sindicatos do sector ferroviário exigem medidas de defesa da EMEF e combatem a fusão da Refer com a Estradas de Portugal e a entrega dos terminais da CP Carga à Refer, para serem privatizados.

Exploração via CEI deve acabar

«É urgente pôr fim à exploração dos desempregados», exigiu a CGTP-IN, protestando contra o facto de o Governo nada ter feito para cumprir a recomendação do Provedor de Justiça sobre abusos e ilegalidades nos contratos CEI e CEI+ no Estado.

Hoje é dia de lutar

A partir das 10h30, junto ao Ministério das Finanças, em Lisboa, realiza-se hoje uma jornada nacional de luta dos trabalhadores...

Nova greve à nova PACC

A Federação Nacional dos Professores e mais seis organizações sindicais apresentaram um pré-aviso de greve...

Trabalho e vida pessoal

No dia 10, quarta-feira, a CGTP-IN leva a cabo em Lisboa uma acção pública sobre a importância dos horários...
Assembleia da República

O pesadelo da injustiça fiscal

O parlamento aprovou, dia 26, na generalidade, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP, a abstenção do PS e os votos contra de PCP, PEV e BE, os diplomas do Governo sobre o IRS e a «fiscalidade verde».

Amiga das famílias?

Os partidos da maioria repetiram no debate à exaustão a tese de que esta é uma «reforma do IRS amiga das...

Carregar em quem trabalha

Criação de uma nova taxa de carbono (com inevitáveis repercussões nos preços dos combustíveis e da...

A alternativa fiscal

  Rejeitado pela maioria PSD/CDS-PP, com a abstenção do PS, foi o projecto de lei do PCP que estabelecia um conjunto de...

Trabalhadores fazem falta aos serviços

O PCP insurgiu-se contra o que considera ser o despedimento colectivo que PSD e CDS-PP têm em preparação na Segurança Social, classificando a medida de «inaceitável» e defendendo que os 687 trabalhadores abrangidos «são absolutamente necessários aos serviços» daquela entidade.

Voto pela Palestina

Um voto de congratulação pelo ano internacional de solidariedade com o povo palestino, subscrito pelo PSD, PS, PCP, BE e PEV,...
Nacional

Resistir e vencer

A luta do povo palestiniano por uma pátria independente e soberana e a solidariedade dos povos para com a sua causa, estiveram em destaque no Seminário Internacional que decorreu sábado, 29, em Almada.

«Inferno» continua no Aleixo

«Confirma-se o fracasso total e completo da “operação Bairro do Aleixo”, uma bandeira política de Rui Rio e da coligação municipal PSD/CDS», afirmaram os eleitos da CDU nos órgão municipais da cidade do Porto, para quem o actual presidente da autarquia, Rui Moreira, «pode e deve empenhar-se na anulação desta operação imobiliária».

Municipalizar não é solução

Contra a sanha privatizadora do Governo e em defesa dos transportes públicos, ao serviço das populações e sob responsabilidade da Administração Central, manifestaram-se os eleitos comunistas na Câmara Municipal de Lisboa, que exigem da autarquia igual posição inequívoca.

JCP apela a que não parem

A Juventude Comunista Portuguesa valoriza a luta travada em todo o País pelos estudantes do Ensino Superior e apela a que esta prossiga e se intensifique.

Seis mil contra portagens

A Comissão de Utentes da Autoestrada Transmontana entregou, anteontem, na Assembleia da República, uma petição...

Eleições e participação

A Casa do Alentejo, em Lisboa, acolhe no próximo dia 9, pelas 18h30, uma sessão pública sobre «Próximas...
Europa

Não à pobreza e desemprego

Uma greve geral paralisou a Grécia, dia 27, em repúdio pelas desastrosas políticas de austeridade e contra a permanência da troika no país.

Revolta cresce

Uma semana após as greves em quatro regiões belgas, trabalhadores dos diferentes sectores paralisaram, na segunda-feira, 1, as regiões de Liège, Namur, Flandres Ocidental e Oriental.

Juncker sobrevive à censura

O presidente da Comissão Europeia escapou à censura do Parlamento Europeu, vendo chumbada, dia 27, a moção...

Milhares nas ruas

Milhares de pessoas manifestaram-se, no sábado, 29, em várias cidades espanholas contra a austeridade e a miséria,...

«Abrindo as janelas»

Com um sugestivo antetítulo, o mesmo que encima esta crónica, a Comissão Europeia...
Internacional

Tabaré Vázquez presidente

O candidato da Frente Ampla, Tabaré Vázquez, venceu a segunda volta das eleições presidenciais no Uruguai, realizadas este domingo, com 53,6 por cento dos votos.

Recomeçam negociações de paz

A Colômbia voltou esta segunda-feira, 1, à mesa das negociações de paz em Havana, a fim de avaliar o processo e definir como deverá continuar, informou o presidente Juan Manuel dos Santos.

Dólar e euro fora da UEE

A possibilidade de incrementar um sistema comum de pagamentos que exclua o dólar e o euro está a ser avaliada pela projectada...

Novos escravos são 21 milhões

Pelo menos 21 milhões de seres humanos no planeta sofrem novas formas de escravatura, denunciaram esta segunda-feira, 1,...
Temas

Política de navegação à vista não serve a Ciência

A propósito do mais que discutível «processo de avaliação» das unidades de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (I&D) que a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) promoveu durante o corrente ano, e das muitas, naturais e justas manifestações de protesto que imediatamente provocou na comunidade académica, a questão da investigação científica, seu papel e importância, foram abordados na comunicação social com uma frequência inusitada para estes temas.

Argumentos
TVisto

Tudo boa gente

Este título não tem nada de irónico, muito menos de sarcástico: todos os participantes no «Prós e...
Músicas

Música e Paz

Amilcar Cabral, herói combatente da luta pela independência das ex-colónias africanas, fazia gosto em lembrar a...
Sociedade

MPME fazem falta ao País

Eu e minha mulher mantemos uma micro empresa em Alenquer na área do electrodoméstico, ar condicionado, prestação...
Aconteceu

Saque fiscal supera objectivos

O Estado arrecadou mais de 30 mil milhões de euros em impostos até Outubro, ou seja, mais quase dois mil milhões de...

Portagens reduzem fluxo de turistas

A Plataforma Hispano-Portuguesa de Afectados pelas Portagens da Via do Infante (A22) revelou, dia 27, que o Algarve teve uma quebra de 50...

«Escrito na Cal»

«Escrito na cal & outros lugares poéticos» é o título de uma colectânea de depoimentos em prosa e...

Reuniões e iniciativas

Jerónimo de Sousa Secretário-geral do PCP   Sexta-feira, 5...

A semana em resumo

Frases

“[Estou] muito apreensivo com o que se passa em Portugal.” (Jorge Sampaio,Lusa,...