Passaram apenas dois meses de Governo PS com maioria absoluta mas, apesar da gestão faseada de medidas mais negativas, são já evidentes os sinais de uma política que prossegue os traços fundamentais da política de direita dos governos PSD/CDS-PP e daqueles que os antecederam nos últimos vinte e oito anos.
Porque a CDU é a única força que valoriza e se identifica com a inovadora e singular matriz do poder autárquico nascido da Revolução de Abril, que enaltece e procura a participação de todos, foram apresentados, anteontem, os candidatos da CDU às freguesias, Câmara e Assembleia Municipal de Benavente. Na iniciativa, Jerónimo de Sousa acusou o PS e o PSD de perversão do Poder Local, com a aprovação, na generalidade, da lei eleitoral para as autarquias.
A 5.ª Conferência Nacional da Interjovem realiza-se a 3 de Junho, no Entroncamento. O trabalho precário, o desemprego, o bloqueio patronal na negociação colectiva e os direitos laborais serão os temas centrais da iniciativa e algumas das questões abordadas em entrivista com os dirigentes da Interjovem Célia Lopes e Paulo Valente e com o dirigente do STAL Valter Lóios.
O PCP entregou, terça-feira, ao Presidente da Assembleia da República, as 20 mil assinaturas recolhidas em defesa do sector têxtil. O projecto de resolução do PCP foi discutido ontem.
O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e Manuela Bernardino, do Secretariado do CC, regressaram a Lisboa na passada segunda-feira após uma viagem a vários países da Europa.
A DORAV denuncia o abate de nove embarcações no porto de Aveiro, no que considera um ataque ao aparelho produtivo nacional, e exige que o Governo tome medidas.
Após anunciada a decisão de expropriar parte das instalações da Bombardier na Venda Nova, a Concelhia do Partido veio reafirmar que «é preciso avançar com a produção».
Primeiro foi o defeso, agora é o ciclo natural que não satisfaz as previsões da lei, fazendo da pesca da sardinha um desastre para o mar e para quem dele vive. Em Matosinhos, a greve prolongou-se por quase uma semana.
A Intersindical apresentou a sua proposta sobre formação profissional, a apresentar na Concertação Social. Pretende que passe a ser encarada como uma prioridade.
Cerca de 250 delegados, reunidos sob o lema «Desenvolver o sector produtivo, Valorizar o trabalho e os trabalhadores(as), Garantir o emprego», vão debater a situação no País e em sectores com importante peso na indústria e na economia nacional.
O PCP formalizou em projecto de lei um conjunto de medidas para regular os processos de deslocalização de empresas. «Estancar a hemorragia económica» e suster o desemprego contam-se entre os objectivos do diploma agora entregue no Parlamento.
A proposta de lei governamental que altera a Lei de Bases do Ensino Superior foi aprovada, na generalidade, pelo Parlamento. Elaborado para responder aos princípios e exigências de Bolonha, o diploma não escapou às críticas do PCP.
Protagonizar e cumprir um novo ciclo no rumo de desenvolvimento do concelho da Moita. Com este objectivo se apresenta às próximas eleições a CDU, sob o lema «concelho em movimento», apostada em prosseguir um trabalho que se tem distinguido pela elevação da qualidade de vida das populações.
A CDU acusou a maioria PS na Câmara de Loures de querer realizar, através de cedência de terrenos municipais, um negócio de especulação imobiliária para financiar as novas instalações da escola profissional.
O PS e o PSD chumbaram, na Assembleia da República, o Projecto de Lei de «Os Verdes» que propunha a suspensão de Organismos Geneticamente Modificados (OGM) com fins comerciais em território nacional.
Os eurodeputados socialistas, verdes e parte dos populares deram luz verde, na quarta-feira, dia 11, à proposta de directiva que flexibiliza a duração da semana de trabalho.
O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem convidou a justiça turca a julgar novamente Abdullah Ocalan, antigo líder do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
Cerca de 15 mil trabalhadores chegaram segunda-feira a Brasília, após 15 dias de marcha, para exigir que o tema da Reforma Agrária volte à ordem do dia.
Meio século depois dos governos e movimentos independentistas do «Terceiro Mundo» terem declarado, em Bandung, a «neutralidade» no complexo xadrez da guerra-fria, países e regiões inteiras voltam a sentir a ameaça da máquina de combate dos EUA.
As guerras «preventivas» e a globalização neoliberal desbravam o retrocesso da paz e da cooperação entre os povos, colocando na ordem do dia o regresso ao «espírito» de Bandung.
Como resultado das recentes eleições gerais britânicas, é lícito afirmar que o primeiro-ministro, Tony Blair, ficou na chefia do governo mas não ficou no poder. Na verdade, logo que se conheceu o resultado das eleições, Blair, tentou tomar medidas de reforço da sua posição no Gabinete e no governo em geral, mas certas figuras de peso na hierarquia do Partido Trabalhista (John Prescot, Charles Clarke, principalmente) opuseram-se-lhe de maneira frontal e sem dar lugar a equívocos. Assim, a remodelação governamental deixou os partidários do 'New Labour' longe, muito longe, da situação dominante de que dispunham antes do acto eleitoral. E os 'brownistas ', apoiantes do chanceler do Tesouro, Gordon Brown, sentem-se mais fortes do que nunca.
Após a 4.ª Conferência de 15 de Abril, em Lisboa, que elegeu os membros para a nova «Comissão Para a Igualdade entre Mulheres e Homens» da CGTP-IN, decorreu, dia 4, a tomada de posse. Foi apresentado um conjunto de reivindicações que integram o combate da central contra as discriminações de que são alvo as mulheres trabalhadoras.
A 29 de Abril, os portugueses progressistas de Luanda manifestam-se publicamente, em solidariedade com os acontecimentos de 25 de Abril, que levou á queda do regime fascista em Portugal. A partir do meio da manhã do dia 25, altura em que se começou a ouvir de que tinha havido qualquer coisa em Lisboa, o clima de expectativa na capital da colónia foi aumentando á medida em que o tempo passava, e as informações iam sendo mais precisas.