PCP na Grécia e na República Checa

Reforçar laços de cooperação

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e Manuela Bernardino, do Secretariado do CC, regressaram a Lisboa na passada segunda-feira após uma viagem a vários países da Europa.

Os laços entre o PCP e o PCG e o PCBM saíram ainda mais reforçados

Depois de uma deslocação ao Parlamento Europeu e antecedendo uma deslocação à Suíça para contactos com a emigração (ver caixa), a delegação do PCP visitou a República Checa e a Grécia. Na República Checa, a delegação do PCP foi recebida pelo Partido Comunista da Boémia e Morávia (PCBM) tendo realizado um encontro com o Presidente do PCBM, Miroslav Grebenicek, os vice presidentes Václav Exner e Karel Klimsa e com o responsável da Secção Internacional, Hassan Charfo.
Realizada num importante momento político na República Checa, marcado por uma crise política e social e por um aumento da influência política e eleitoral dos comunistas checos, esta visita possibilitou a troca de informações sobre a situação nos dois países, tendo o PCP tomado conhecimento e prestado solidariedade à intensa luta que os comunistas checos travam contra as discriminações e perseguições de que são alvo.
A deslocação à República Checa , em que se incluiu, a convite do PCBM, uma visita ao Parlamento checo, possibilitou ainda a realização de conversações de alto nível sobre questões de interesse mútuo, nomeadamente sobre diversos aspectos da situação europeia e mundial e sobre a cooperação das forças comunistas e progressistas da Europa.

PCP encontra-se com o PC Grego…

Na Grécia, a delegação do PCP foi calorosamente recebida em Atenas pelo Partido Comunista Grego, tendo realizado um vasto e rico programa de iniciativas e encontros, apesar do pouco tempo disponível. Entre outros, são de destacar os encontros com a secretária-geral do PC Grego, Alekha Papariga, com o responsável internacional dos comunistas gregos, Dimitris Koutsoumpas e com a secção Internacional desse partido.
Os Encontros possibilitaram, além da constatação da importante influência social e política do PC Grego, uma profícua troca de impressões sobre a situação política nos dois países e sobre assuntos internacionais, nomeadamente o papel central dos comunistas no reforço da luta anti-imperialista mundial e na construção da alternativa socialista; o actual momento e desafios do movimento comunista e revolucionário internacional e alguns aspectos da evolução da situação na Europa. A delegação do PCP realizou ainda encontros com o Secretariado do Comité Central e com a Secção do Movimento Sindical e Operário do PC Grego

… e participa num encontro de quadros

Um importante momento da visita foi o encontro de quadros, realizado no anfiteatro da Sede Nacional do PC grego. No encontro, que contou com a participação de mais de 500 quadros da organização de Atenas, muitos deles jovens, Jerónimo de Sousa foi convidado a intervir. Começando por agradecer a forma muito calorosa como a delegação do PCP foi recebida, o secretário-geral do PCP abordou as experiências de trabalho do PCP junto dos trabalhadores e com a juventude, focando depois a sua intervenção na luta comum dos comunistas gregos e portugueses contra o Tratado da «constituição europeia».
À chegada a Lisboa, os dois dirigentes do PCP sublinharam a importância desta visita no reforço dos já importantes laços de amizade e cooperação existentes entre o PCP e os partidos checo e grego.

Festa com emigrantes na Suíça

Jerónimo de Sousa participou, no passado dia 15, em mais uma edição da festa anual dos emigrantes portugueses na Suíça, promovida pela organização do PCP naquele país. O dirigente do PCP fez uma intervenção, calorosamente recebida pelos mais de 400 participantes, na qual focou a necessidade de implementação de medidas concretas relativamente ao ensino português no estrangeiro, bem como destacou a luta do PCP levada a bom termo, relativamente ao acesso gratuito aos serviços de saúde em Portugal pelos ex-emigrantes da Suíça e a necessidade de uma rede consular moderna e eficaz.
Na iniciativa, participaram ainda Manuel Alho, responsável pela organização do Partido na Suíça e Alain Bringolf, presidente do Partido Suíço do Trabalho. Na festa esteve ainda patente uma exposição relativa à derrota nazi-fascista na II Guerra Mundial e um stand do Avante!.
Jerónimo de Sousa esteve ainda em Zurique, onde visitou as colectividades portuguesas nesta cidade: a Casa do Benfica, o Sporting Clube e o Centro Lusitano. O dirigente comunista participou ainda num jantar na Associação Portuguesa de Zurique, no qual participaram mais de meia centena de pessoas.


Mais artigos de: PCP

Em defesa do sector têxtil

O PCP entregou, terça-feira, ao Presidente da Assembleia da República, as 20 mil assinaturas recolhidas em defesa do sector têxtil. O projecto de resolução do PCP foi discutido ontem.

Prossegue o abate de embarcações

A DORAV denuncia o abate de nove embarcações no porto de Aveiro, no que considera um ataque ao aparelho produtivo nacional, e exige que o Governo tome medidas.

Aprofunda-se especulação imobiliária

A Câmara Municipal da Amadora aprovou recentemente, com os votos contra dos vereadores da CDU, o estabelecimento de um protocolo com a COTTES-CONSEST para a elaboração de um projecto de urbanização para os terrenos da Quinta do Estado na Falagueira e terrenos anexos propriedade da Câmara. Em nota à comunicação social, a...

Destruição a Metro?

Defendendo o desenvolvimento do projecto do Metro Mondego, os comunistas de Coimbra assistem com preocupação «às manobras que, a coberto deste, visam a liquidação do actual serviço ferroviário». Para o PCP, é claro que «em caso algum o projecto do Metro-ligeiro na cidade de Coimbra pode pôr em causa o direito das...

Portugueses escravizados em Espanha

O PCP está preocupado com a exploração desenfreada a que estão sujeitos milhares de portugueses que procuraram Espanha para trabalhar, em busca de melhores salários e condições de vida. Segundo algumas organizações sociais, que trabalham no terreno, estes trabalhadores vivem sob o jugo do medo, porque as ameaças existem...

Comunistas contactam populações

O PCP contactou, no passado dia 6, as populações de Odeleite e Furnazinhas, duas localidades do concelho de Castro Marim. Num muito participado encontro em Odeleite, os comunistas ouviram da população local denúncias várias acerca da forma como as obras do IC27 têm avançado, sem que sequer tenha sido ouvida pelo...

Obra de Lorca evocada

Mais de 60 pessoas participaram na sessão sobre a Alocução ao Povo da Aldeia de Fuentevaqueros, de Federico Garcia Lorca, que a Comissão Concelhia de Palmela do PCP promoveu, na passada quinta-feira, na Biblioteca Municipal do Pinhal Novo.A iniciativa inseriu-se nas iniciativas comunistas da comemoração do 60º...

Encontro PCP-PAIGC

Carlos Gomes Júnior, presidente do PAIGC e primeiro-ministro da Guiné-Bissau, encabeçou a delegação que anteontem foi recebida, no centro de trabalho da Rua Soeiro Pereira Gomes, pelo secretário-geral do PCP.Integraram ainda a delegação guineense os camaradas Malam Bacai Sanhá, candidato do PAIGC às eleições...

Festa Alentejana em Beja

No próximo fim-de-semana, dias 21 e 22 de Maio, realiza-se, em Beja, no Parque de Feiras e Exposições, a Festa Alentejana - «Uma Festa a Valer». A Festa, de que constam espectáculos, desporto, debates e colóquios, tem início no sábado, às 10h00, e prolonga-se por todo o dia, no domingo. Ainda no domingo, às 11h00,...