Adesão total no estaleiro da Mitrena

No dia 12, quinta-feira, teve lugar uma greve, entre as 8 e as 10 horas e das 16.30 às 18.30, que teve adesão total, na Lisnave, Gestnave e empresas associadas, informaram os órgãos representativos dos trabalhadores.
«A greve foi coroada de êxito», mantendo-se ao serviço no estaleiro da Mitrena, em Setúbal, apenas cerca de meia centena de trabalhadores da área da segurança, «como estabelece a lei». Caso as administrações daquelas empresas não respondam positivamente ao Caderno Reivindicativo, que contém as propostas dos trabalhadores para o corrente ano, estes «serão forçados a voltar à luta», afirmam os ORTs, na nota divulgada à imprensa.
Como se refere no documento, em Dezembro os trabalhadores da Lisnave, Gestnave e associadas (em laboração no estaleiro da Mitrena) aprovaram em assembleia as reivindicações para 2005. O Caderno Reivindicativo «abrange todos quantos trabalham no estaleiro, ainda que com entidades patronais diferentes, e matérias não correspondentes a todos os trabalhadores». Nesse documento único, reclama-se, designadamente:
- a actualização salarial, nas suas diferentes componentes;
- o rejuvenescimento do quadro de pessoal da Lisnave;
- a integração no quadro de pessoal da Lisnave de todos os trabalhadores da Gestnave e associadas, não abrangidos pelo plano da pré-reforma;
- 25 dias de féérias e a redução do horário de trabalho;
- equiparação das condições salariais e sociais, no estaleiro da Mitrena.
Os ORTs salientam que «é no equilíbrio de todos estes componentes que encontraremos soluções para que o estaleiro da Mitrena tenha futuro», de forma a «manter os postos de trabalho de todos nós e viabilizar a criação de novos postos de trabalho com direitos».


Mais artigos de: Trabalhadores

Garantam a produção

Após anunciada a decisão de expropriar parte das instalações da Bombardier na Venda Nova, a Concelhia do Partido veio reafirmar que «é preciso avançar com a produção».

Pescadores vão à luta

Primeiro foi o defeso, agora é o ciclo natural que não satisfaz as previsões da lei, fazendo da pesca da sardinha um desastre para o mar e para quem dele vive. Em Matosinhos, a greve prolongou-se por quase uma semana.

Efectivar a formação profissional

A Intersindical apresentou a sua proposta sobre formação profissional, a apresentar na Concertação Social. Pretende que passe a ser encarada como uma prioridade.

Congresso da Fequimetal

Cerca de 250 delegados, reunidos sob o lema «Desenvolver o sector produtivo, Valorizar o trabalho e os trabalhadores(as), Garantir o emprego», vão debater a situação no País e em sectores com importante peso na indústria e na economia nacional.

Resultados da unidade na <em>Secil</em>

A administração da cimenteira Secil recuou nos propósitos que já tinha divulgado e, em vez de processar, por acto de gestão unilateral, um aumento salarial de 2,9 por cento, apresentou sexta-feira uma proposta que foi aceite pelos trabalhadores. A federação sindical do sector informou que, reunidos em plenário, os...

Câmara de Cascais aumenta carga horária

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra não deu procedência à providência cautelar apresentada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local, sobre uma resolução do Presidente da Câmara de Cascais, de 1 de Março, que pretende aumentar a carga horária laboral, de 30 para 35 horas semanais. Segundo...

Contra horários até à meia-noite

A Câmara Municipal do Porto aprovou o alargamento do horário de abertura de lojas até à meia-noite, atitude que levou o Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, CESP, no dia 3, a apelar à Assembleia Municipal para não ratificar a decisão.Em comunicado citado pela Lusa, o CESP/CGTP-IN classifica a...

Falta pessoal nos museus

A Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública congratulou-se com a recente posição dos directores de museus ao reconheceram que a falta de pessoal não pode continuar pois põe em causa o seu funcionamento. Embora considerada tardia, a posição foi bem recebida, uma vez que federação sindical e os trabalhadores vêm...